O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) se mantém na liderança na corrida para o Palácio dos Bandeirantes no primeiro turno com 34% das intenções de voto, de acordo com nova pesquisa Ipec (ex-Ibope) divulgada nesta terça-feira, 20. Em seguida aparecem o ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 22%, e o governador do Estado e candidato à reeleição, Rodrigo Garcia (PSDB), que tem 18% – tecnicamente empatados no limite da margem de erro. O levantamento foi contratado pela TV Globo.
Os demais candidatos ao governo paulista tiveram 1% das intenções de voto ou menos. Um a cada dez entrevistados afirmou não ter interesse em votar em nenhum nome apresentado pelo instituto, e outros 10% não responderam.
Eleições 2022 no Estadão
Na comparação com o levantamento divulgado pelo Ipec na semana passada, Garcia cresceu quatro pontos – movimento semelhante foi apontado pela pesquisa Datafolha divulgada na quinta-feira passada. No mesmo período, Haddad oscilou dois pontos para baixo e Tarcísio oscilou um ponto para cima – ambos dentro da margem de erro.
Na pesquisa espontânea, quando o eleitor é questionado em quem pretende votar sem que os nomes dos candidatos lhe sejam apresentados, Haddad foi citado por 18% dos entrevistados, Tarcísio por 12% e 8% citaram Garcia. Os demais candidatos não pontuaram. Neste quesito, quase a metade (49%) não respondeu e 10% dos entrevistados disseram que pretendem votar em branco ou nulo.
Haddad mantém a liderança no confronto direto com os dois principais adversários num eventual segundo turno. O petista registrou 44% ante 34% de Tarcísio, e 41% ante 33% de Garcia. Há empate técnico numa hipotética disputa entre o atual governador e o ex-ministro da Infraestrutura no segundo turno. Em números absolutos, Garcia lidera com 33% enquanto Tarcísio tem 32%.
A pesquisa Ipec também mediu o nível de rejeição dos principais candidatos ao governo paulista. Entre os entrevistados, 34% dizem que não irão votar em Haddad de jeito nenhum. A rejeição ao petista aparece quatro pontos acima na comparação com o levantamento anterior, divulgado na semana passada. Tarcísio é o segundo mais rejeitado, por 19% dos entrevistados – uma oscilação positiva de um ponto porcentual em relação a semana passada.
Garcia surge na terceira posição entre os candidatos com maior rejeição, com 9% – uma oscilação de um ponto para cima. Entre os entrevistados, 27% disseram aprovar a gestão do tucano no governo de São Paulo, 19% a reprovam e 40% a avaliam como regular.
A pesquisa Ipec foi realizada entre os dias 17 e 19 de setembro e entrevistou 2 mil eleitores presencialmente, em 84 municípios paulistas. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-05582/2022. A margem de erro do levantamento é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.