O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chamou o presidente Jair Bolsonaro (PL) de “bobo da corte” pela, segundo ele, incapacidade de coordenar o orçamento federal, em entrevista ao Jornal Nacional, da TV Globo, nesta quinta-feira, 25. Para o petista, o orçamento secreto, esquema revelado pelo Estadão, produziu um “semipresidencialismo” no País, no qual os recursos estão sob controle do Congresso Nacional.
Leia também
“Bolsonaro parece um bobo da corte. Ele não coordena o orçamento”, disse Lula. “(O orçamento secreto) não é moeda de troca, isso é usurpação de poder. Acabou o presidencialismo. Bolsonaro é refém do Congresso, ele sequer cuida do orçamento. Isso nunca aconteceu desde a proclamação da República”, disse.
Ainda na mesma sabatina no Jornal Nacional, o petista usou o orçamento secreto para minimizar o escândalo do mensalão. “Você acha que o mensalão, que tanto se falou, foi mais grave que o orçamento secreto?”, questionou. O petista, porém, não deu soluções claras sobre como combater o recurso. Apenas disse que irá conversar com o Congresso.
Lula também reforçou as críticas ao novo Auxílio Emergencial. “Ele acabou de aumentar o Auxílio Emergencial. Até quando? Até o dia 31 de dezembro, porque na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) não tem continuidade. Ele agora manda a LDO (ao Congresso) e mente dizendo que vai continuar”, afirmou.
Meio Ambiente
O ex-presidente foi questionado como pretende lidar com o setor do agronegócio, base do presidente Jair Bolsonaro. A jornalista Renata Vasconcellos perguntou se todo o setor está ligado à destruição do Meio Ambiente. Lula afirmou que há setores “que não querem desmatar”.
“Os empresários sérios que trabalham no agronegócio, que têm negócio com o exterior, que exportam para a Europa e para a China, esses não querem desmatar. Querem preservar os nossos rios, águas e nossa fauna. Mas tem um monte que quer. O atual presidente tinha um ministro do Meio Ambiente que dizia que era para invadir com a boiada para desmatar a Amazônia”, afirmou em referência a Ricardo Salles.