O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), se manifestou, nesta terça-feira, 12, sobre o ataque hacker sofrido pela primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, nas redes sociais na noite de segunda-feira, 11. O perfil de Janja no X (antigo Twitter) foi invadido e passou a ser usado para mensagens ofensivas de diversos tipos. Na postagem, o petista prestou solidariedade à esposa: “Todo meu amor e companheirismo para enfrentar a misoginia e o preconceito”. Lula ainda condenou os criminosos e pediu punição aos responsáveis pelo ataque, que estão sendo investigados pela Polícia Federal: “Aos envolvidos, o rigor da lei”.
“Agradeço todas as manifestações de solidariedade à minha companheira Janja, que ontem sofreu ataques machistas nessa rede social. As mulheres são as principais vítimas de crimes virtuais, e não podemos tolerar mais episódios como esses contra as mulheres. Aos envolvidos, o rigor da lei. Para Janja, todo meu amor e companheirismo para enfrentar a misoginia e o preconceito”, escreveu Lula.
Antes desta publicação, Janja já havia se manifestado sobre a invasão hacker. Em seu perfil no Instagram, ela afirmou que as mulheres são as “que mais sofrem com os ataques.” A primeira-dama ainda continuou dizendo que “o desrespeito que sofremos diariamente chegou a outro patamar”.
Durante a invasão, cerca de 30 publicações foram feitas. Entre as mensagens estão conteúdos de cunho sexual, e mensagens ofensivas contra Lula e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
Com finalidade investigativa, a Advocacia-Geral da União (AGU) solicitou que o X (antigo Twitter) congele a conta da Janja até a instalação do inquérito sobre a invasão hacker. Além de preservar a conta da primeira-dama, a rede social deve manter os registros digitais até o fim da investigação preliminar, que já está em curso na Diretoria de Crimes Cibernéticos da Polícia Federal (PF).
Leia também
Janja diz que posts são ‘machistas e criminosos’ após ter conta hackeada em rede social
Governistas pressionam por aprovação do PL das Fake News após conta de Janja ser hackeada
AGU pede que plataforma preserve dados de Janja após conta ser hackeada
Janja é hackeada em rede social e invasor posta xingamentos; Polícia Federal vai investigar