A MP da reestruturação dos ministérios promovida pelo governo Lula é alvo de uma ofensiva da bancada ruralista que, como prometido, deseja recuperar o comando de áreas transferidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento Agrário. O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, Pedro Lupion (PP-PR), e outros parlamentares apresentaram emendas para retirar atribuições da pasta – mesmo após o ministro Paulo Teixeira (MDA) ter cedido cargos a indicados de Carlos Fávaro (Agricultura). Além de mirar a Conab, as emendas visam devolver para a zona de influência do agronegócio o Cadastro Ambiental Rural (CAR), hoje no Meio Ambiente, e o Incra, que se tornou ainda mais relevante na disputa com o MST.
VERBO. Lupion reclama que o Cadastro Ambiental Rural virou “patrulhamento dos agricultores” na pasta do Meio Ambiente. O órgão é um registro eletrônico de imóveis rurais utilizado no combate a crimes ambientais.
CHEFE. O MST organiza uma comitiva para ir reclamar diretamente a Arthur Lira (PP-AL) na terça (18). “Quem mais precisa da Conab é o pequeno produtor. O grande já tem toda a tecnologia. No caso do Incra, mais ainda. É uma insanidade deles levar para dentro da Agricultura. Só querem atrasar a reforma agrária”, diz João Paulo Rodrigues, coordenador nacional do MST.