O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) usou a verba parlamentar para visitar a família no Paraná. Somente em junho e julho, ele gastou quase R$ 20 mil em sete passagens para as cidades de Cascavel e Foz do Iguaçu. A questão é que Gurgacz foi eleito e é candidato à reeleição por Rondônia.
Pelas regras do Senado, a verba de transporte aéreo deve ser usada mensalmente em até cinco trechos, ida e volta, da capital do Estado de origem do parlamentar a Brasília. O espírito da norma é mantê-lo perto de seus eleitores.
A assessoria de Gurgacz confirmou que o senador viaja ao Paraná para visitar os pais, que moram no Estado, mas não disse ver irregularidade.
Depois da publicação do texto, a assessoria do parlamentar alegou que ele foi ao Estado "para tratamento de saúde e realização de uma cirurgia". Em uma das sete idas, ele também teria participado de uma audiência pública da Comissão de Agricultura na Expovel, em Cascavel.
O senador também usa a cota para abastecer um jatinho particular em Rondônia e já gastou R$ 100 mil neste ano em combustível de aviação.
Coluna do Estadão: Proposta para substituir teto de gastos ganha corpo dentro do PT