Morreu na madrugada desta segunda-feira, 27, o deputado estadual do Rio de Janeiro Otoni Moura de Paulo (MDB), conhecido como Otoni de Paula Pai. Ele é pai do deputado federal Otoni de Paula (MDB-RJ). Aos 71 anos, o parlamentar faleceu por complicações de um câncer no fígado.
Otoni de Paula Pai estava entubado em uma unidade de terapia intensiva desde a manhã de domingo, 26. A notícia da morte do deputado estadual foi divulgada por meio das redes sociais do filho e confirmada nos perfis oficiais dele.
Natural de Magé (RJ), Otoni de Paula Pai era pastor evangélico e ingressou na carreira política em 1988, ao se eleger vereador de Nova Iguaçu (RJ). O parlamentar estava em seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), cargo para o qual foi eleito com 41.932 votos em 2022.
Na Alerj, Otoni Pai presidia a Comissão de Defesa Civil. Além disso, é o autor da lei que declara a corrida de rua como patrimônio imaterial do Estado do Rio de Janeiro e coautor de outras 19 propostas transformadas em norma jurídica.
O velório do parlamentar ocorre a partir das 10h no Palácio Tiradentes, no centro do Rio de Janeiro. O sepultamento está marcado para às 15h no cemitério Jardim da Saudade, em Mesquita (RJ).
Políticos lamentam morte de Otoni Pai
O governador Cláudio Castro (PL), em comunicado divulgado nas redes sociais, afirmou receber a notícia com “grande tristeza”. “A política fluminense perdeu hoje um político atuante e um homem de Deus”, escreveu Castro em publicação no X (antigo Twitter). O governo do Rio decretou um luto oficial de três dias pela morte do parlamentar.
“Deputado atuante, que conquistava todos ao seu redor”, disse o presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar (União Brasil-RJ), em publicação no Instagram.