O prefeito Ricardo Nunes (MDB) anunciou nesta segunda-feira, 30, que o atual secretário de Habitação, Milton Vieira (Republicanos), assumirá a Secretaria de Inovação e Tecnologia de São Paulo a partir do dia 1º de janeiro de 2025. O chefe do Executivo já havia anunciado que o vereador Sidney Cruz (MDB) comandaria a pasta de Habitação em seu segundo mandato.
O Republicanos viu a bancada na Câmara Municipal cair pela metade, de quatro para dois vereadores na última eleição. Por isso, já era esperado nos bastidores que a sigla perderia a Secretaria de Habitação, uma das mais cobiçadas da máquina paulistana. O MDB, por outro lado, cresceu de 3 para 7 vereadores na comparação com 2020.
“Secretaria de Inovação e Tecnologia: convidei Milton, que é deputado federal, super experiente e fez um trabalho muito importante na Habitação. Uma pessoa muito dedicada e aceitou esse convite”, disse Ricardo Nunes em um vídeo publicado nas redes sociais.
“Eu que agradeço pela confiança. Não tenho dúvidas que nós vamos fazer o nosso melhor para a cidade de São Paulo”, diz o novo secretário de Inovação. A pasta é comandada desde agosto por Maiara Silva. Antes disso, no entanto, era chefiada pelo deputado federal Bruno Lima (PP).
Nunes também disse que o deputado estadual licenciado Rui Alves (Republicanos) continuará como secretário de Turismo. O parlamentar assumiu o posto em junho, após uma articulação de Tarcísio de Freitas (Republicanos) para que o policial federal Danilo Campetti, que foi assessor especial do governador e participou da condução coercitiva de Lula em 2018, assumisse como deputado estadual na Assembleia Legislativa de São Paulo. Com a manutenção de Alves, Campetti seguirá o mandato normalmente.
Nunes anunciou uma série de mudanças em seu secretariado às vésperas de tomar posse para o segundo mandato à frente da Prefeitura na quarta-feira, 1º. O núcleo político será formado por emedebistas: o secretário de Governo, Edson Aparecido (MDB), segue no cargo, enquanto o atual secretário-executivo de Relações Institucionais, Enrico Misasi (MDB), assumirá a Casa Civil. O atual ocupante da pasta, Fabrício Cobra, será secretário de Subprefeituras.
O MDB também comandará a Secretaria de Cultura com Totó Parente, que trabalhou ao lado de Simone Tebet (MDB) no Ministério do Planejamento no ano passado. Regina Santana, atual secretária de Cultura, irá para Direitos Humanos. Já o secretário-adjunto de Governo, Clodoaldo Pelissioni, comandará a nova Secretaria de Planejamento e Eficiência.
Leia Também:
Nunes escolheu o futuro vice-prefeito, o coronel da reserva Mello Araújo (PL), para a Secretaria-executiva de Projetos Estratégicos. O PL manteve a Secretaria do Verde e Meio Ambiente, que será comandada pelo atual prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi — o mandato dele se encerra em 31 de dezembro. A sigla queria a Secretaria de Educação, mas Nunes rejeitou o pedido e optou por manter o atual secretário Fernando Padula.
Também foram anunciados como secretários os prefeitos de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, que deixou o PSDB recentemente e ocupará a Secretaria de Segurança Urbana, e de Osasco, Rogério Lins (Podemos), que assumirá a Secretaria de Esportes. Outro vereador que assumirá cargo no Executivo é Rodrigo Goulart (PSD), novo secretário de Desenvolvimento Econômico. Antiga ocupante do posto, Eunice Prudente será secretária de Justiça.
A advogada Angela Gandra, filha do jurista Ives Gandra Martins, será a nova secretária de Relações Internacionais, cargo que era ocupado por Aldo Rebelo desde que Marta Suplicy deixou o posto para se filiar ao PT e ser vice de Guilherme Boulos (PSOL) na última eleição.
Assessora especial do gabinete de Nunes, Eliana Gomes se tornará a nova secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, enquanto Celso Caldeira é o novo secretário de Transportes, pasta responsável pelo sistema de ônibus de São Paulo. O jornalista Fábio Portela, que estava à frente das relações institucionais da CNN Brasil, foi escolhido como secretário de Comunicação.
O prefeito vai manter os secretários Luiz Carlos Zamarco (Saúde), Silvia Grecco (Pessoa com Deficiência), Luis Felipe Vidal Arellano (Fazenda), Elisabete França (Urbanismo e Licenciamento), Marcela Arruda (Gestão), Marcos Monteiro (Infraestrutura e Obras), Gilmar Miranda (Mobilidade e Trânsito) e Daniel Falcão (Controladoria-Geral do Município). A advogada Luciana Nardi já havia sido anunciada como a nova procuradora-geral do Município, após o falecimento da procuradora Marina Magro, em 5 de novembro.