BRASÍLIA - A pesquisa Quaest sobre a disputa pela prefeitura de Curitiba, encomandada pela RPC e divulgada neste sábado, 19, mostra o atual vice-prefeito Eduardo Pimentel (PSD) com 42% das intenções de voto, empatado tecnicamente com Cristina Graeml (PMB), que tem 39%.
Outros 15% correspondem a brancos, nulos ou dizem que não irão votar, e os indecisos são 4%. A margem de erro é de três pontos porcentuais, para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%.
O levantamento da Quaest ouviu 900 eleitores de Curitiba entre os dias 16 e 18 de outubro. O índice de confiabilidade é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o protocolo PR-08766/2024.
A Quaest também perguntou aos entrevistados se a escolha apontada no cenário estimulado é definitiva ou se ainda pode mudar: 72% dizem que a decisão é definitiva, e 28% podem mudar de voto.
O conhecimento e a imagem dos candidatos também foram mensurados. Pimentel é visto positivamente por 66%, e negativamente por 24%, outros 8% dizem não conhecê-lo, e 2% não quiseram ou não souberam responder.
Já Graeml tem imagem positiva para 53% e negativa para 26%, sendo desconhecida para 18%. Outros 3% não quiseram ou não souberam responder.
O ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Novo) publicou na última quarta-feira, 16, em sua rede social um vídeo defendendo Pimentel contra Graeml. A ação do ex-procurador da República vem num momento em que apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) começam a abraçar a campanha da candidata do PMB, que se apresenta como “antissistema”. O ex-presidente apoiou explicitamente a jornalista, apesar de seu partido ter indicado o vice na chapa de Pimentel.