BRASÍLIA - A comitiva que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) levou para Nova York (EUA), para acompanhá-lo na 79ª reunião da Assembleia-Geral da ONU, tem mais de 100 pessoas. Como revelou o Estadão, o governo federal bancou a viagem de ministros, assessores e um contingente de pelo menos 31 agentes do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) para atuar na proteção de Lula e das demais autoridades.
As informações foram reunidas usando dados do Diário Oficial da União (DOU) e do Painel de Viagens do Ministério da Gestão e Inovação. A Secretaria de Comunicação da Presidência confirmou as informações e disse que os gastos só serão informados ao fim da viagem. O GSI disse que viagens desse tipo demandam “um constante trabalho de análise e gestão de riscos” e não comentará os custos envolvidos”.
Leia Também:
Na comitiva de Lula estão a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva; o assessor especial para assuntos internacionais, Celso Amorim; a primeira-dama Janja; e ainda os ministros Anielle Franco (Igualdade Racial), Fernando Haddad (Fazenda), Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos), Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), Sônia Guajajara (Povos Indígenas), Wellington Dias (Desenvolvimento Social) e Vinícius Marques de Carvalho (CGU).
Veja a seguir a relação de quem é quem na delegação que foi com Lula para Nova York.