Autoridades brasileiras dos Três Poderes estão em Roma para participar da segunda edição do Fórum Esfera Internacional, organizado pelo think tank Esfera Brasil. Integrantes do governo italiano e representantes de empresas como Google, Banco Master e Cimed também estarão presentes.
Como mostrou o Estadão, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), viajou à capital italiana em voo da FAB, levando junto o senador David Alcolumbre (União Brasil-AP). O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, e o ministro Dias Toffoli também participam do mesmo evento. Os dois magistrados são relatores de várias ações de interesse de um dos patrocinadores da conferência e que também marca presença na capital italiana: o empresário Wesley Batista.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, estão presentes representando o governo Lula. O evento acontece nesta sexta-feira, 11 e no sábado, 12. Pela programação oficial, o fórum discute as relações bilaterais entre Brasil e Itália e celebrar 150 anos da imigração italiana ao País.
Os convidados palestram sobre sustentabilidade, transição energética, cooperação na segurança pública, segurança alimentar, impactos da inovação na sociedade e segurança jurídica.
Do lado italiano, estão presentes. Matteo Piantedosi, ministro do Interior; Francesco Lollobrigida, ministro da Agricultura; Fabio Porta, deputado do Partido Democrático; e Giovanni Melillo, procurador nacional Antimáfia e Antiterrorismo, vão palestrar no fórum.
Em nota, a Esfera afirmou que “a escolha dos palestrantes e debatedores é realizada pela relevância da autoridade e notoriedade sobre os temas em pauta, sempre em linha com os objetivos da Esfera de promover debates que contribuam para a construção de um País melhor” (leia a nota completa abaixo). A reportagem questionou o grupo se houve pagamento de cachê e se custearam o deslocamento e a hospedagem dos palestrantes, mas não houve resposta. Em outros eventos similares, a Esfera já afirmou ter pago as passagens e o hotel dos convidados. O STF diz que não gastou passagens e diárias de ministros e defendeu a regularidade da participação em eventos (leia a nota completa abaixo). A JBS não se manifestou.
Confira a lista completa de convidados
Autoridades do Brasil:
- Ricardo Lewandowski (ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil)
- Alexandre Silveira (ministro de Minas e Energia do Brasil)
- Rodrigo Pacheco (presidente do Congresso Nacional do Brasil)
- Luís Roberto Barroso (presidente do Supremo Tribunal Federal do Brasil)
- Dias Toffoli (ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil)
- Paulo Gonet (procurador-geral da República do Brasil)
- Bruno Dantas (presidente do Tribunal de Contas da União do Brasil)
- Carla Barroso (embaixadora representante do Brasil na FAO)
- Ciro Nogueira (senador do PP do Brasil)
- Andrei Rodrigues (diretor-geral da Polícia Federal do Brasil)
- Renato Mosca (embaixador brasileiro em Roma)
Autoridades da Itália:
- Matteo Piantedosi (ministro do Interior da Itália)
- Francesco Lollobrigida (ministro da Agricultura da Itália)
- Fabio Porta (deputado do Partido Democrático da Itália)
- Giovanni Melillo (procurador nacional Antimáfia e Antiterrorismo da Itália)
Chefes de empresas:
- Daniel Vorcaro (presidente do Banco Master)
- Fábio Coelho (CEO do Google Brasil)
- Carlos Sanchez (presidente do Grupo NC)
- João Adibe (CEO da Cimed)