O X (antigo Twitter) fez a primeira postagem sobre a situação da empresa no Brasil desde o desbloqueio da rede social. A conta para assuntos governamentais globais da plataforma comemorou a mudança. “O X tem orgulho de estar de volta ao Brasil”, escreveu na terça-feira, 8.
A mensagem diz ainda que a volta das operações no país foi prioridade e reafirma que a plataforma defenderá a liberdade de expressão nos limites da lei.
X, Assuntos Governamentais Globais
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou a volta da plataforma na terça, após a empresa pagar R$ 28,6 milhões em multas por descumprir decisões judiciais e indicar a advogada Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição como responsável legal pela rede social no País.
Leia mais
Moraes disse ter ordenado a derrubada da rede por descumprimento de ordens judiciais, não pagamento de multas e recusa do X a indicar um representante legal no País. Quando a plataforma pagou as multas, o dinheiro foi depositado na conta judicial errada, embora a plataforma tivesse “pleno conhecimento” da conta correta, afirmou o ministro do STF.
O X argumentou que o pagamento foi feito por meio de uma guia de depósito judicial emitida pela Caixa Econômica. Moraes esperou a transferência do dinheiro para a conta correta para liberar a rede social.