Fortes chuvas atingiram a cidade de São Paulo na manhã deste domingo, 28, deixando a capital em estado de atenção para alagamentos. Na zona leste da capital paulista, o alerta foi emitido por volta das 10h30, enquanto em outras regiões o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Palo já fazia o alerta desde as 10h12. Por volta das 10 horas, o tempo fechou em diversos bairros. A chuva deu trégua por volta das 11h30. Perto de meio-dia, a cidade voltou para estado de observação. De acordo com o Corpo de Bombeiros, não foram registradas ocorrências até o momento.
“Este domingo será um dia em que áreas de instabilidade devem provocar chuva moderada a forte, com trovoadas, descargas elétricas, vento de rajada, que podem superar os 50km/h e eventual queda de granizo. Essa condição meteorológica eleva o potencial para a formação de alagamentos intransitáveis, transbordamento de rios e córregos, quedas de árvores, bem como deslizamentos de encostas em áreas de risco”, alertou o CGE.
Por meio das redes sociais, a Defesa Civil do Estado de São Paulo também emitiu alerta por volta das 10h30 sobre a chuva que atingia a cidade de São Paulo, especialmente o centro e a zona leste da capital paulista.
Neste domingo, além das fortes chuvas, as temperaturas também estão mais baixas. De acordo com a Meteoblue, a mínima prevista é de 18ºC, enquanto a máxima não deverá passar de 25ºC.
No sábado, a chuva forte que caiu na cidade de São Paulo deixou três pontos de alagamento na capital, de acordo com o CGE. O órgão decretou estado de atenção em todas as regiões, com exceção da zona sul.
Medidas devem ser adotadas para amenizar os efeitos dos alagamentos:
- Evite transitar em ruas alagadas;
- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas;
- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;
- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores;
- Abrigue-se em casas e prédios;
- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;
- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) por meio do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.