Doria apresenta nesta quinta 'plano enxuto' com 50 metas


Número definido pelo tucano é 60% menor que o apresentado por seu antecessor; objetivo é superar índice de sucesso

Por Adriana Ferraz

SÃO PAULO -O prefeito João Doria (PSDB) apresenta aos vereadores nesta quinta-feira, 30, um plano enxuto com 50 metas a serem cumpridas por seu governo até 2020. O objetivo é aumentar o índice de eficiência alcançado por seus dois antecessores – tanto Fernando Haddad (PT), que propôs 123 metas, quanto Gilberto Kassab (PSD), com 223, cumpriram pouco mais da metade. 

Doria apresentará um 'plano enxuto' com 50 metas a serem cumpridas por seu governo até 2020 Foto: DANIEL TEIXEIRA|ESTADÃO

O plano de metas está dividido em cinco eixos de desenvolvimento: Social, Econômico e Gestão, Humano, Urbano e Meio Ambiente e Institucional. Entre os compromissos mais importantes que serão assumidos está colocar em pé o plano de desestatização, uma de suas prioridades. Com ele, Doria estabelece a meta de arrecadar ao menos R$ 5 bilhões – valor menor que os R$ 7 bilhões ou R$ 10 bilhões já declarados por ele. Entre os 55 itens do projeto de desestatização estão o Autódromo de Interlagos, na zona sul, e o Anhembi, na zona norte, que serão privatizados. 

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Estará no planejamento também outras decisões de governo complexas, como reduzir para 30 dias o tempo médio de espera para exames médicos prioritários; zerar a fila de cirurgias, com a lançamento do Corujão Cirurgia; dar acesso à internet de alta velocidade a todas as escolas municipais; contratar 800 médicos; plantar 200 mil árvores e ainda garantir acolhimento para, no mínimo, 90% da população de rua.

Veja a lista de espaços e serviços que Doria quer 'vender' em SP

1 | 56

1. Gestão de resíduos sólidos, coleta e centrais de reciclagem

Foto: Ernesto Rodrigues/Estadão
2 | 56

6. Sistema de compartilhamento de carros elétricos

Foto: Shutterstock
3 | 56

7. Acesso à internet por meio de um sistema de Wi-Fi em espaços públicos

Foto: Fábio Arantes/Secom/Prefeitura de São Paulo
4 | 56

8. Serviço de transporte escolar

Foto: Clayton de Souza/Estadão
5 | 56

9. Serviço de transporte para pessoas com deficiência

Foto: Fábio Arantes/Secom/Prefeitura de São Paulo
6 | 56

12. Sistema municipal de compartilhamento de bicicletas

Foto: Filipe Araújo/Estadão
7 | 56

13. Serviço de iluminação pública

Foto: Sebastião Moreira/Estadão
8 | 56

14. Pátio e serviço municipal de guincho

Foto: Robson Fernandjes/Estadão
9 | 56

15. Equipamentos e serviços de educação infantil

Foto: Wilton Júnior/Estadão
10 | 56

16. Serviços hospitalares e de atendimento da rede de saúde

Foto: Edson Hatakeyama/Secretaria Municipal de Saúde
11 | 56

20. Arquivo público municipal de São Paulo

Foto: Fábio Cintra/Arquivo Público Municipal de São Paulo
12 | 56

21. Sedes administrativas das prefeituras regionais

Foto: Prefeitura de São Paulo
13 | 56

22. Bilhetagem do sistema de transporte municipal

Foto: Tiago Queiroz/Estadão
14 | 56

23. Exploração de edifício público para serviço de conectividade

Foto: Nilton Fukuda/Estadão
15 | 56

24. Projeto Nova Luz

Foto: José Patrício/Estadão
16 | 56

25. Habitação de interesse social

Foto: Secom/Prefeitura de São Paulo
17 | 56

26. Requalificação do Vale do Anhangabaú

Foto: Werther Santana/Estadão
18 | 56

27. Terrenos com cessão de uso

Foto: Nilton Fukuda/Estadão
19 | 56

31. Imóveis de herança vacante

Foto: Rubens Kato
20 | 56

33. Hospitais municipais

Foto: Rafael Arbex/Estadão
21 | 56

34. Imóveis passíveis de IPTU progressivo e desapropriação

Foto: Nilton Fukuda/Estadão
22 | 56

35. Prédios públicos

Foto: Zenaide Bernardes/Prefeitura de São Paulo
23 | 56

37. Terrenos na Rua Sumidouro (Pinheiros)

Foto: Google Street View/Reprodução
24 | 56

39. Complexo Constâncio Vaz Guimarães (Ginásio do Ibirapuera)

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
25 | 56

40. Enterramento da fiação

Foto: Jonne Roriz/Estadão
26 | 56

42. Manutenção e requalificação de vias

Foto: Marcel Naves/Estadão
27 | 56

49. Gestão e revitalização darede semafórica

Foto: Werther Santana/Estadão
28 | 56

50. Exploração de baixos de viadutos

Foto: Tiago Queiroz/Estadão
29 | 56

52. Relógios em espaços públicos

Foto: Clayton de Souza/Estadão
30 | 56

53. Totens em espaços públicos

Foto: Hélvio Romero/Estadão
31 | 56

55. Sinalização viária

Foto: Werther Santana/Estadão
32 | 56

Pacote de Doria

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
33 | 56

2. Serviço de varrição e limpeza urbana

Foto: Hélvio Romero/Estadão
34 | 56

3. Cemitérios

Foto: Nilton Fukuda/Estadão
35 | 56

4. Crematórios

Foto: Paulo Pinto/Estadão
36 | 56

5. Serviços funerários

Foto: Ayrton Vignola/Estadão
37 | 56

10. Equipamentos e serviços culturais

Foto: Gabriela Biló/Estadão
38 | 56

11. Sistema municipal de transporte hidroviário

Foto: Thiago Bernardes/Frame/São Paulo Boat Show
39 | 56

17. Mercados municipais

Foto: Nilton Fukuda/Estadão
40 | 56

18. Parques, praças e planetários municipais

Foto: Hélvio Romero/Estadão
41 | 56

19. Sistema de Estacionamento Pago Rotativo

Foto: Márcio Fernandes/Estadão
42 | 56

28. Autódromo José Carlos Pace (Autódromo de Interlagos)

Foto: JF Diorio/Estadão
43 | 56

29. Complexo Desportivo do Pacaembu

Foto: JF Diorio/Estadão
44 | 56

30. Áreas e equipamentos do Complexo Desportivo Canindé

Foto: Prefeitura de São Paulo
45 | 56

32. Complexo do Anhembi

Foto: JF Diorio/Estadão
46 | 56

36. Imóveis na região central

Foto: Vivi Zanatta/Estadão
47 | 56

38. Gleba Santa Etelvina III-B

Foto: Google Street View
48 | 56

41. Sistema de drenagem urbana

Foto: José Patrício/Estadão
49 | 56

43. Manutenção e requalificação de passarelas, pontes e viadutos

Foto: Werther Santana/Estadão
50 | 56

44. Terminais de ônibus

Foto: Sérgio Castro/Estadão
51 | 56

45. Infraestrutura cicloviária

Foto: Felipe Rau/Estadão
52 | 56

46. Requalificação e manutenção de passeios públicos e calçadas

Foto: Marcel Naves/Estadão
53 | 56

47. Corredores de ônibus

Foto: Werther Santana/Estadão
54 | 56

48. Garagens públicas municipais

Foto: Fernando Brisolla/Estadão
55 | 56

51. Abrigos de ônibus

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
56 | 56

54. Bancos, lixeiras e outros mobiliários urbanos

Foto: Sérgio Castro/Estadão

Lei. Apresentar um plano de metas até 90 dias após a posse é obrigação de todo prefeito de São Paulo, assegurada na Lei Orgânica do Município. A versão que Doria levará à Câmara, porém, não é definitiva. A lei também prevê participação popular no processo – a partir de abril serão feitas audiências públicas para ouvir a população. 

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A formulação do plano de Doria foca nas metafins, classificação usada pelo secretário municipal de Gestão, Paulo Uebel, para definir ações de resultado. Como Uebel já explicou publicamente, construir uma creche, por exemplo, é uma metameio. Já aumentar o número de vagas na educação infantil, na faixa de 0 a 3 anos, é metafim.

A gestão Doria ressaltou que, apesar de “enxuto”, o planejamento proposto é complexo e inclui muitas metasmeio para que se obtenha os resultados esperados. Ainda de acordo com o governo, o número menor metas não significa facilidade na sua execução.  Parte dos pontos listados no plano já está em andamento. O Corujão da Saúde, programa criado para zerar a fila por exames médicos, é um exemplo. Outro é o projeto Espaços Vida, unidades que substituirão os modelos atuais de albergue para moradores de rua.

Segundo a lei, o prefeito tem até o fim do mandato para cumprir as metas apresentadas. Mas não corre risco de ser punido caso não o faça.

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Antecessores. Das 123 metas previstas por Haddad, 54% foram cumpridas. O índice é praticamente o mesmo registrado na gestão Kassab, quando foram cumpridas 55% das 223 metas – e foi o primeiro plano do tipo na capital. 

Confira algumas das metas de Doria:

Desenvolvimento Econômico: 1) reduzir o tempo de abertura de empresas de baixo risco para 5 dias 2) viabilizar R$ 5 bilhões para a Prefeitura com o Plano de Desestatização

continua após a publicidade

Desenvolvimento Institucional:  1) assegurar que 100% dos dados publicados pela Prefeitura sejam disponibilizadas em formato aberto 2) aumentar a arrecadação com a dívida ativa em 10% por ano

Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente: 1) plantar 200 mil árvores no município

2) beneficiar 210 mil famílias pela regularização fundiária

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Desenvolvimento Humano: 1) transformar 100% dos CEUs em polos de inovação em tecnologias educacionais e práticas pedagógicas 2) disponibilizar a todas as escolas municipais de ensino fundamental acesso à internet de alta velocidade

Desenvolvimento Social 1) reduzir para 30 dias o tempo médio de espera para exames médicos prioritários 2) garantir acolhimento para, no mínimo, 90% da população em situação de rua

SÃO PAULO -O prefeito João Doria (PSDB) apresenta aos vereadores nesta quinta-feira, 30, um plano enxuto com 50 metas a serem cumpridas por seu governo até 2020. O objetivo é aumentar o índice de eficiência alcançado por seus dois antecessores – tanto Fernando Haddad (PT), que propôs 123 metas, quanto Gilberto Kassab (PSD), com 223, cumpriram pouco mais da metade. 

Doria apresentará um 'plano enxuto' com 50 metas a serem cumpridas por seu governo até 2020 Foto: DANIEL TEIXEIRA|ESTADÃO

O plano de metas está dividido em cinco eixos de desenvolvimento: Social, Econômico e Gestão, Humano, Urbano e Meio Ambiente e Institucional. Entre os compromissos mais importantes que serão assumidos está colocar em pé o plano de desestatização, uma de suas prioridades. Com ele, Doria estabelece a meta de arrecadar ao menos R$ 5 bilhões – valor menor que os R$ 7 bilhões ou R$ 10 bilhões já declarados por ele. Entre os 55 itens do projeto de desestatização estão o Autódromo de Interlagos, na zona sul, e o Anhembi, na zona norte, que serão privatizados. 

Estará no planejamento também outras decisões de governo complexas, como reduzir para 30 dias o tempo médio de espera para exames médicos prioritários; zerar a fila de cirurgias, com a lançamento do Corujão Cirurgia; dar acesso à internet de alta velocidade a todas as escolas municipais; contratar 800 médicos; plantar 200 mil árvores e ainda garantir acolhimento para, no mínimo, 90% da população de rua.

Veja a lista de espaços e serviços que Doria quer 'vender' em SP

1 | 56

1. Gestão de resíduos sólidos, coleta e centrais de reciclagem

Foto: Ernesto Rodrigues/Estadão
2 | 56

6. Sistema de compartilhamento de carros elétricos

Foto: Shutterstock
3 | 56

7. Acesso à internet por meio de um sistema de Wi-Fi em espaços públicos

Foto: Fábio Arantes/Secom/Prefeitura de São Paulo
4 | 56

8. Serviço de transporte escolar

Foto: Clayton de Souza/Estadão
5 | 56

9. Serviço de transporte para pessoas com deficiência

Foto: Fábio Arantes/Secom/Prefeitura de São Paulo
6 | 56

12. Sistema municipal de compartilhamento de bicicletas

Foto: Filipe Araújo/Estadão
7 | 56

13. Serviço de iluminação pública

Foto: Sebastião Moreira/Estadão
8 | 56

14. Pátio e serviço municipal de guincho

Foto: Robson Fernandjes/Estadão
9 | 56

15. Equipamentos e serviços de educação infantil

Foto: Wilton Júnior/Estadão
10 | 56

16. Serviços hospitalares e de atendimento da rede de saúde

Foto: Edson Hatakeyama/Secretaria Municipal de Saúde
11 | 56

20. Arquivo público municipal de São Paulo

Foto: Fábio Cintra/Arquivo Público Municipal de São Paulo
12 | 56

21. Sedes administrativas das prefeituras regionais

Foto: Prefeitura de São Paulo
13 | 56

22. Bilhetagem do sistema de transporte municipal

Foto: Tiago Queiroz/Estadão
14 | 56

23. Exploração de edifício público para serviço de conectividade

Foto: Nilton Fukuda/Estadão
15 | 56

24. Projeto Nova Luz

Foto: José Patrício/Estadão
16 | 56

25. Habitação de interesse social

Foto: Secom/Prefeitura de São Paulo
17 | 56

26. Requalificação do Vale do Anhangabaú

Foto: Werther Santana/Estadão
18 | 56

27. Terrenos com cessão de uso

Foto: Nilton Fukuda/Estadão
19 | 56

31. Imóveis de herança vacante

Foto: Rubens Kato
20 | 56

33. Hospitais municipais

Foto: Rafael Arbex/Estadão
21 | 56

34. Imóveis passíveis de IPTU progressivo e desapropriação

Foto: Nilton Fukuda/Estadão
22 | 56

35. Prédios públicos

Foto: Zenaide Bernardes/Prefeitura de São Paulo
23 | 56

37. Terrenos na Rua Sumidouro (Pinheiros)

Foto: Google Street View/Reprodução
24 | 56

39. Complexo Constâncio Vaz Guimarães (Ginásio do Ibirapuera)

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
25 | 56

40. Enterramento da fiação

Foto: Jonne Roriz/Estadão
26 | 56

42. Manutenção e requalificação de vias

Foto: Marcel Naves/Estadão
27 | 56

49. Gestão e revitalização darede semafórica

Foto: Werther Santana/Estadão
28 | 56

50. Exploração de baixos de viadutos

Foto: Tiago Queiroz/Estadão
29 | 56

52. Relógios em espaços públicos

Foto: Clayton de Souza/Estadão
30 | 56

53. Totens em espaços públicos

Foto: Hélvio Romero/Estadão
31 | 56

55. Sinalização viária

Foto: Werther Santana/Estadão
32 | 56

Pacote de Doria

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
33 | 56

2. Serviço de varrição e limpeza urbana

Foto: Hélvio Romero/Estadão
34 | 56

3. Cemitérios

Foto: Nilton Fukuda/Estadão
35 | 56

4. Crematórios

Foto: Paulo Pinto/Estadão
36 | 56

5. Serviços funerários

Foto: Ayrton Vignola/Estadão
37 | 56

10. Equipamentos e serviços culturais

Foto: Gabriela Biló/Estadão
38 | 56

11. Sistema municipal de transporte hidroviário

Foto: Thiago Bernardes/Frame/São Paulo Boat Show
39 | 56

17. Mercados municipais

Foto: Nilton Fukuda/Estadão
40 | 56

18. Parques, praças e planetários municipais

Foto: Hélvio Romero/Estadão
41 | 56

19. Sistema de Estacionamento Pago Rotativo

Foto: Márcio Fernandes/Estadão
42 | 56

28. Autódromo José Carlos Pace (Autódromo de Interlagos)

Foto: JF Diorio/Estadão
43 | 56

29. Complexo Desportivo do Pacaembu

Foto: JF Diorio/Estadão
44 | 56

30. Áreas e equipamentos do Complexo Desportivo Canindé

Foto: Prefeitura de São Paulo
45 | 56

32. Complexo do Anhembi

Foto: JF Diorio/Estadão
46 | 56

36. Imóveis na região central

Foto: Vivi Zanatta/Estadão
47 | 56

38. Gleba Santa Etelvina III-B

Foto: Google Street View
48 | 56

41. Sistema de drenagem urbana

Foto: José Patrício/Estadão
49 | 56

43. Manutenção e requalificação de passarelas, pontes e viadutos

Foto: Werther Santana/Estadão
50 | 56

44. Terminais de ônibus

Foto: Sérgio Castro/Estadão
51 | 56

45. Infraestrutura cicloviária

Foto: Felipe Rau/Estadão
52 | 56

46. Requalificação e manutenção de passeios públicos e calçadas

Foto: Marcel Naves/Estadão
53 | 56

47. Corredores de ônibus

Foto: Werther Santana/Estadão
54 | 56

48. Garagens públicas municipais

Foto: Fernando Brisolla/Estadão
55 | 56

51. Abrigos de ônibus

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
56 | 56

54. Bancos, lixeiras e outros mobiliários urbanos

Foto: Sérgio Castro/Estadão

Lei. Apresentar um plano de metas até 90 dias após a posse é obrigação de todo prefeito de São Paulo, assegurada na Lei Orgânica do Município. A versão que Doria levará à Câmara, porém, não é definitiva. A lei também prevê participação popular no processo – a partir de abril serão feitas audiências públicas para ouvir a população. 

A formulação do plano de Doria foca nas metafins, classificação usada pelo secretário municipal de Gestão, Paulo Uebel, para definir ações de resultado. Como Uebel já explicou publicamente, construir uma creche, por exemplo, é uma metameio. Já aumentar o número de vagas na educação infantil, na faixa de 0 a 3 anos, é metafim.

A gestão Doria ressaltou que, apesar de “enxuto”, o planejamento proposto é complexo e inclui muitas metasmeio para que se obtenha os resultados esperados. Ainda de acordo com o governo, o número menor metas não significa facilidade na sua execução.  Parte dos pontos listados no plano já está em andamento. O Corujão da Saúde, programa criado para zerar a fila por exames médicos, é um exemplo. Outro é o projeto Espaços Vida, unidades que substituirão os modelos atuais de albergue para moradores de rua.

Segundo a lei, o prefeito tem até o fim do mandato para cumprir as metas apresentadas. Mas não corre risco de ser punido caso não o faça.

Antecessores. Das 123 metas previstas por Haddad, 54% foram cumpridas. O índice é praticamente o mesmo registrado na gestão Kassab, quando foram cumpridas 55% das 223 metas – e foi o primeiro plano do tipo na capital. 

Confira algumas das metas de Doria:

Desenvolvimento Econômico: 1) reduzir o tempo de abertura de empresas de baixo risco para 5 dias 2) viabilizar R$ 5 bilhões para a Prefeitura com o Plano de Desestatização

Desenvolvimento Institucional:  1) assegurar que 100% dos dados publicados pela Prefeitura sejam disponibilizadas em formato aberto 2) aumentar a arrecadação com a dívida ativa em 10% por ano

Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente: 1) plantar 200 mil árvores no município

2) beneficiar 210 mil famílias pela regularização fundiária

Desenvolvimento Humano: 1) transformar 100% dos CEUs em polos de inovação em tecnologias educacionais e práticas pedagógicas 2) disponibilizar a todas as escolas municipais de ensino fundamental acesso à internet de alta velocidade

Desenvolvimento Social 1) reduzir para 30 dias o tempo médio de espera para exames médicos prioritários 2) garantir acolhimento para, no mínimo, 90% da população em situação de rua

SÃO PAULO -O prefeito João Doria (PSDB) apresenta aos vereadores nesta quinta-feira, 30, um plano enxuto com 50 metas a serem cumpridas por seu governo até 2020. O objetivo é aumentar o índice de eficiência alcançado por seus dois antecessores – tanto Fernando Haddad (PT), que propôs 123 metas, quanto Gilberto Kassab (PSD), com 223, cumpriram pouco mais da metade. 

Doria apresentará um 'plano enxuto' com 50 metas a serem cumpridas por seu governo até 2020 Foto: DANIEL TEIXEIRA|ESTADÃO

O plano de metas está dividido em cinco eixos de desenvolvimento: Social, Econômico e Gestão, Humano, Urbano e Meio Ambiente e Institucional. Entre os compromissos mais importantes que serão assumidos está colocar em pé o plano de desestatização, uma de suas prioridades. Com ele, Doria estabelece a meta de arrecadar ao menos R$ 5 bilhões – valor menor que os R$ 7 bilhões ou R$ 10 bilhões já declarados por ele. Entre os 55 itens do projeto de desestatização estão o Autódromo de Interlagos, na zona sul, e o Anhembi, na zona norte, que serão privatizados. 

Estará no planejamento também outras decisões de governo complexas, como reduzir para 30 dias o tempo médio de espera para exames médicos prioritários; zerar a fila de cirurgias, com a lançamento do Corujão Cirurgia; dar acesso à internet de alta velocidade a todas as escolas municipais; contratar 800 médicos; plantar 200 mil árvores e ainda garantir acolhimento para, no mínimo, 90% da população de rua.

Veja a lista de espaços e serviços que Doria quer 'vender' em SP

1 | 56

1. Gestão de resíduos sólidos, coleta e centrais de reciclagem

Foto: Ernesto Rodrigues/Estadão
2 | 56

6. Sistema de compartilhamento de carros elétricos

Foto: Shutterstock
3 | 56

7. Acesso à internet por meio de um sistema de Wi-Fi em espaços públicos

Foto: Fábio Arantes/Secom/Prefeitura de São Paulo
4 | 56

8. Serviço de transporte escolar

Foto: Clayton de Souza/Estadão
5 | 56

9. Serviço de transporte para pessoas com deficiência

Foto: Fábio Arantes/Secom/Prefeitura de São Paulo
6 | 56

12. Sistema municipal de compartilhamento de bicicletas

Foto: Filipe Araújo/Estadão
7 | 56

13. Serviço de iluminação pública

Foto: Sebastião Moreira/Estadão
8 | 56

14. Pátio e serviço municipal de guincho

Foto: Robson Fernandjes/Estadão
9 | 56

15. Equipamentos e serviços de educação infantil

Foto: Wilton Júnior/Estadão
10 | 56

16. Serviços hospitalares e de atendimento da rede de saúde

Foto: Edson Hatakeyama/Secretaria Municipal de Saúde
11 | 56

20. Arquivo público municipal de São Paulo

Foto: Fábio Cintra/Arquivo Público Municipal de São Paulo
12 | 56

21. Sedes administrativas das prefeituras regionais

Foto: Prefeitura de São Paulo
13 | 56

22. Bilhetagem do sistema de transporte municipal

Foto: Tiago Queiroz/Estadão
14 | 56

23. Exploração de edifício público para serviço de conectividade

Foto: Nilton Fukuda/Estadão
15 | 56

24. Projeto Nova Luz

Foto: José Patrício/Estadão
16 | 56

25. Habitação de interesse social

Foto: Secom/Prefeitura de São Paulo
17 | 56

26. Requalificação do Vale do Anhangabaú

Foto: Werther Santana/Estadão
18 | 56

27. Terrenos com cessão de uso

Foto: Nilton Fukuda/Estadão
19 | 56

31. Imóveis de herança vacante

Foto: Rubens Kato
20 | 56

33. Hospitais municipais

Foto: Rafael Arbex/Estadão
21 | 56

34. Imóveis passíveis de IPTU progressivo e desapropriação

Foto: Nilton Fukuda/Estadão
22 | 56

35. Prédios públicos

Foto: Zenaide Bernardes/Prefeitura de São Paulo
23 | 56

37. Terrenos na Rua Sumidouro (Pinheiros)

Foto: Google Street View/Reprodução
24 | 56

39. Complexo Constâncio Vaz Guimarães (Ginásio do Ibirapuera)

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
25 | 56

40. Enterramento da fiação

Foto: Jonne Roriz/Estadão
26 | 56

42. Manutenção e requalificação de vias

Foto: Marcel Naves/Estadão
27 | 56

49. Gestão e revitalização darede semafórica

Foto: Werther Santana/Estadão
28 | 56

50. Exploração de baixos de viadutos

Foto: Tiago Queiroz/Estadão
29 | 56

52. Relógios em espaços públicos

Foto: Clayton de Souza/Estadão
30 | 56

53. Totens em espaços públicos

Foto: Hélvio Romero/Estadão
31 | 56

55. Sinalização viária

Foto: Werther Santana/Estadão
32 | 56

Pacote de Doria

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
33 | 56

2. Serviço de varrição e limpeza urbana

Foto: Hélvio Romero/Estadão
34 | 56

3. Cemitérios

Foto: Nilton Fukuda/Estadão
35 | 56

4. Crematórios

Foto: Paulo Pinto/Estadão
36 | 56

5. Serviços funerários

Foto: Ayrton Vignola/Estadão
37 | 56

10. Equipamentos e serviços culturais

Foto: Gabriela Biló/Estadão
38 | 56

11. Sistema municipal de transporte hidroviário

Foto: Thiago Bernardes/Frame/São Paulo Boat Show
39 | 56

17. Mercados municipais

Foto: Nilton Fukuda/Estadão
40 | 56

18. Parques, praças e planetários municipais

Foto: Hélvio Romero/Estadão
41 | 56

19. Sistema de Estacionamento Pago Rotativo

Foto: Márcio Fernandes/Estadão
42 | 56

28. Autódromo José Carlos Pace (Autódromo de Interlagos)

Foto: JF Diorio/Estadão
43 | 56

29. Complexo Desportivo do Pacaembu

Foto: JF Diorio/Estadão
44 | 56

30. Áreas e equipamentos do Complexo Desportivo Canindé

Foto: Prefeitura de São Paulo
45 | 56

32. Complexo do Anhembi

Foto: JF Diorio/Estadão
46 | 56

36. Imóveis na região central

Foto: Vivi Zanatta/Estadão
47 | 56

38. Gleba Santa Etelvina III-B

Foto: Google Street View
48 | 56

41. Sistema de drenagem urbana

Foto: José Patrício/Estadão
49 | 56

43. Manutenção e requalificação de passarelas, pontes e viadutos

Foto: Werther Santana/Estadão
50 | 56

44. Terminais de ônibus

Foto: Sérgio Castro/Estadão
51 | 56

45. Infraestrutura cicloviária

Foto: Felipe Rau/Estadão
52 | 56

46. Requalificação e manutenção de passeios públicos e calçadas

Foto: Marcel Naves/Estadão
53 | 56

47. Corredores de ônibus

Foto: Werther Santana/Estadão
54 | 56

48. Garagens públicas municipais

Foto: Fernando Brisolla/Estadão
55 | 56

51. Abrigos de ônibus

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
56 | 56

54. Bancos, lixeiras e outros mobiliários urbanos

Foto: Sérgio Castro/Estadão

Lei. Apresentar um plano de metas até 90 dias após a posse é obrigação de todo prefeito de São Paulo, assegurada na Lei Orgânica do Município. A versão que Doria levará à Câmara, porém, não é definitiva. A lei também prevê participação popular no processo – a partir de abril serão feitas audiências públicas para ouvir a população. 

A formulação do plano de Doria foca nas metafins, classificação usada pelo secretário municipal de Gestão, Paulo Uebel, para definir ações de resultado. Como Uebel já explicou publicamente, construir uma creche, por exemplo, é uma metameio. Já aumentar o número de vagas na educação infantil, na faixa de 0 a 3 anos, é metafim.

A gestão Doria ressaltou que, apesar de “enxuto”, o planejamento proposto é complexo e inclui muitas metasmeio para que se obtenha os resultados esperados. Ainda de acordo com o governo, o número menor metas não significa facilidade na sua execução.  Parte dos pontos listados no plano já está em andamento. O Corujão da Saúde, programa criado para zerar a fila por exames médicos, é um exemplo. Outro é o projeto Espaços Vida, unidades que substituirão os modelos atuais de albergue para moradores de rua.

Segundo a lei, o prefeito tem até o fim do mandato para cumprir as metas apresentadas. Mas não corre risco de ser punido caso não o faça.

Antecessores. Das 123 metas previstas por Haddad, 54% foram cumpridas. O índice é praticamente o mesmo registrado na gestão Kassab, quando foram cumpridas 55% das 223 metas – e foi o primeiro plano do tipo na capital. 

Confira algumas das metas de Doria:

Desenvolvimento Econômico: 1) reduzir o tempo de abertura de empresas de baixo risco para 5 dias 2) viabilizar R$ 5 bilhões para a Prefeitura com o Plano de Desestatização

Desenvolvimento Institucional:  1) assegurar que 100% dos dados publicados pela Prefeitura sejam disponibilizadas em formato aberto 2) aumentar a arrecadação com a dívida ativa em 10% por ano

Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente: 1) plantar 200 mil árvores no município

2) beneficiar 210 mil famílias pela regularização fundiária

Desenvolvimento Humano: 1) transformar 100% dos CEUs em polos de inovação em tecnologias educacionais e práticas pedagógicas 2) disponibilizar a todas as escolas municipais de ensino fundamental acesso à internet de alta velocidade

Desenvolvimento Social 1) reduzir para 30 dias o tempo médio de espera para exames médicos prioritários 2) garantir acolhimento para, no mínimo, 90% da população em situação de rua

SÃO PAULO -O prefeito João Doria (PSDB) apresenta aos vereadores nesta quinta-feira, 30, um plano enxuto com 50 metas a serem cumpridas por seu governo até 2020. O objetivo é aumentar o índice de eficiência alcançado por seus dois antecessores – tanto Fernando Haddad (PT), que propôs 123 metas, quanto Gilberto Kassab (PSD), com 223, cumpriram pouco mais da metade. 

Doria apresentará um 'plano enxuto' com 50 metas a serem cumpridas por seu governo até 2020 Foto: DANIEL TEIXEIRA|ESTADÃO

O plano de metas está dividido em cinco eixos de desenvolvimento: Social, Econômico e Gestão, Humano, Urbano e Meio Ambiente e Institucional. Entre os compromissos mais importantes que serão assumidos está colocar em pé o plano de desestatização, uma de suas prioridades. Com ele, Doria estabelece a meta de arrecadar ao menos R$ 5 bilhões – valor menor que os R$ 7 bilhões ou R$ 10 bilhões já declarados por ele. Entre os 55 itens do projeto de desestatização estão o Autódromo de Interlagos, na zona sul, e o Anhembi, na zona norte, que serão privatizados. 

Estará no planejamento também outras decisões de governo complexas, como reduzir para 30 dias o tempo médio de espera para exames médicos prioritários; zerar a fila de cirurgias, com a lançamento do Corujão Cirurgia; dar acesso à internet de alta velocidade a todas as escolas municipais; contratar 800 médicos; plantar 200 mil árvores e ainda garantir acolhimento para, no mínimo, 90% da população de rua.

Veja a lista de espaços e serviços que Doria quer 'vender' em SP

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1. Gestão de resíduos sólidos, coleta e centrais de reciclagem

Foto: Ernesto Rodrigues/Estadão
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6. Sistema de compartilhamento de carros elétricos

Foto: Shutterstock
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7. Acesso à internet por meio de um sistema de Wi-Fi em espaços públicos

Foto: Fábio Arantes/Secom/Prefeitura de São Paulo
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8. Serviço de transporte escolar

Foto: Clayton de Souza/Estadão
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9. Serviço de transporte para pessoas com deficiência

Foto: Fábio Arantes/Secom/Prefeitura de São Paulo
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12. Sistema municipal de compartilhamento de bicicletas

Foto: Filipe Araújo/Estadão
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13. Serviço de iluminação pública

Foto: Sebastião Moreira/Estadão
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14. Pátio e serviço municipal de guincho

Foto: Robson Fernandjes/Estadão
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15. Equipamentos e serviços de educação infantil

Foto: Wilton Júnior/Estadão
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16. Serviços hospitalares e de atendimento da rede de saúde

Foto: Edson Hatakeyama/Secretaria Municipal de Saúde
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20. Arquivo público municipal de São Paulo

Foto: Fábio Cintra/Arquivo Público Municipal de São Paulo
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21. Sedes administrativas das prefeituras regionais

Foto: Prefeitura de São Paulo
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22. Bilhetagem do sistema de transporte municipal

Foto: Tiago Queiroz/Estadão
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23. Exploração de edifício público para serviço de conectividade

Foto: Nilton Fukuda/Estadão
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24. Projeto Nova Luz

Foto: José Patrício/Estadão
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25. Habitação de interesse social

Foto: Secom/Prefeitura de São Paulo
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26. Requalificação do Vale do Anhangabaú

Foto: Werther Santana/Estadão
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27. Terrenos com cessão de uso

Foto: Nilton Fukuda/Estadão
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31. Imóveis de herança vacante

Foto: Rubens Kato
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33. Hospitais municipais

Foto: Rafael Arbex/Estadão
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34. Imóveis passíveis de IPTU progressivo e desapropriação

Foto: Nilton Fukuda/Estadão
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35. Prédios públicos

Foto: Zenaide Bernardes/Prefeitura de São Paulo
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37. Terrenos na Rua Sumidouro (Pinheiros)

Foto: Google Street View/Reprodução
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39. Complexo Constâncio Vaz Guimarães (Ginásio do Ibirapuera)

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
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40. Enterramento da fiação

Foto: Jonne Roriz/Estadão
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42. Manutenção e requalificação de vias

Foto: Marcel Naves/Estadão
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49. Gestão e revitalização darede semafórica

Foto: Werther Santana/Estadão
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50. Exploração de baixos de viadutos

Foto: Tiago Queiroz/Estadão
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52. Relógios em espaços públicos

Foto: Clayton de Souza/Estadão
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53. Totens em espaços públicos

Foto: Hélvio Romero/Estadão
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55. Sinalização viária

Foto: Werther Santana/Estadão
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Pacote de Doria

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
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2. Serviço de varrição e limpeza urbana

Foto: Hélvio Romero/Estadão
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3. Cemitérios

Foto: Nilton Fukuda/Estadão
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4. Crematórios

Foto: Paulo Pinto/Estadão
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5. Serviços funerários

Foto: Ayrton Vignola/Estadão
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10. Equipamentos e serviços culturais

Foto: Gabriela Biló/Estadão
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11. Sistema municipal de transporte hidroviário

Foto: Thiago Bernardes/Frame/São Paulo Boat Show
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17. Mercados municipais

Foto: Nilton Fukuda/Estadão
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18. Parques, praças e planetários municipais

Foto: Hélvio Romero/Estadão
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19. Sistema de Estacionamento Pago Rotativo

Foto: Márcio Fernandes/Estadão
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28. Autódromo José Carlos Pace (Autódromo de Interlagos)

Foto: JF Diorio/Estadão
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29. Complexo Desportivo do Pacaembu

Foto: JF Diorio/Estadão
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30. Áreas e equipamentos do Complexo Desportivo Canindé

Foto: Prefeitura de São Paulo
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32. Complexo do Anhembi

Foto: JF Diorio/Estadão
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36. Imóveis na região central

Foto: Vivi Zanatta/Estadão
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38. Gleba Santa Etelvina III-B

Foto: Google Street View
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41. Sistema de drenagem urbana

Foto: José Patrício/Estadão
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43. Manutenção e requalificação de passarelas, pontes e viadutos

Foto: Werther Santana/Estadão
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44. Terminais de ônibus

Foto: Sérgio Castro/Estadão
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45. Infraestrutura cicloviária

Foto: Felipe Rau/Estadão
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46. Requalificação e manutenção de passeios públicos e calçadas

Foto: Marcel Naves/Estadão
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47. Corredores de ônibus

Foto: Werther Santana/Estadão
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48. Garagens públicas municipais

Foto: Fernando Brisolla/Estadão
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51. Abrigos de ônibus

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
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54. Bancos, lixeiras e outros mobiliários urbanos

Foto: Sérgio Castro/Estadão

Lei. Apresentar um plano de metas até 90 dias após a posse é obrigação de todo prefeito de São Paulo, assegurada na Lei Orgânica do Município. A versão que Doria levará à Câmara, porém, não é definitiva. A lei também prevê participação popular no processo – a partir de abril serão feitas audiências públicas para ouvir a população. 

A formulação do plano de Doria foca nas metafins, classificação usada pelo secretário municipal de Gestão, Paulo Uebel, para definir ações de resultado. Como Uebel já explicou publicamente, construir uma creche, por exemplo, é uma metameio. Já aumentar o número de vagas na educação infantil, na faixa de 0 a 3 anos, é metafim.

A gestão Doria ressaltou que, apesar de “enxuto”, o planejamento proposto é complexo e inclui muitas metasmeio para que se obtenha os resultados esperados. Ainda de acordo com o governo, o número menor metas não significa facilidade na sua execução.  Parte dos pontos listados no plano já está em andamento. O Corujão da Saúde, programa criado para zerar a fila por exames médicos, é um exemplo. Outro é o projeto Espaços Vida, unidades que substituirão os modelos atuais de albergue para moradores de rua.

Segundo a lei, o prefeito tem até o fim do mandato para cumprir as metas apresentadas. Mas não corre risco de ser punido caso não o faça.

Antecessores. Das 123 metas previstas por Haddad, 54% foram cumpridas. O índice é praticamente o mesmo registrado na gestão Kassab, quando foram cumpridas 55% das 223 metas – e foi o primeiro plano do tipo na capital. 

Confira algumas das metas de Doria:

Desenvolvimento Econômico: 1) reduzir o tempo de abertura de empresas de baixo risco para 5 dias 2) viabilizar R$ 5 bilhões para a Prefeitura com o Plano de Desestatização

Desenvolvimento Institucional:  1) assegurar que 100% dos dados publicados pela Prefeitura sejam disponibilizadas em formato aberto 2) aumentar a arrecadação com a dívida ativa em 10% por ano

Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente: 1) plantar 200 mil árvores no município

2) beneficiar 210 mil famílias pela regularização fundiária

Desenvolvimento Humano: 1) transformar 100% dos CEUs em polos de inovação em tecnologias educacionais e práticas pedagógicas 2) disponibilizar a todas as escolas municipais de ensino fundamental acesso à internet de alta velocidade

Desenvolvimento Social 1) reduzir para 30 dias o tempo médio de espera para exames médicos prioritários 2) garantir acolhimento para, no mínimo, 90% da população em situação de rua

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