Falha em freio de trem na Barra Funda afeta operações das linhas Vermelha e Azul do Metrô


Pessoas relatam filas e fumaça branca dentro do terminal; companhia informa que a intercorrência não afeta segurança dos passageiros

Por Caio Possati
Atualização:

A estação Palmeiras-Barra Funda, da Linha 3-Vermelha do Metrô, teve as operações afetadas no final da tarde desta terça-feira, 30, no horário de pico, por causa de uma falha apresentada no freio de um dos trens da companhia. Como consequência, o funcionamento da Linha 1-Azul também ficou comprometido.

Os status das operações dos dois ramais foram atualizadas para “normalizadas” por volta das 18h25. Às 19h30, a estação ainda estava com mais pessoas que o habitual, mas o Metrô funcionava sem restrições.

Estação Palmeiras-Barra Funda teve operações afetadas por falha no sistema de freio de um dos trens. Foto: Daniel Teixeira/Estadão
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Imagens feitas por passageiros, publicadas na internet, mostram uma fumaça branca na plataforma onde os trilhos ficam localizados, com algumas pessoas tendo que levar as mãos ao rosto para proteção.

A ocorrência acabou provocando a evacuação de passageiros do trem que apresentou a falha e acúmulo de passageiros próximo às catracas que dão acesso às plataformas. Pessoas que aguardavam para pegar o transporte em outras estações também relataram os efeitos dos problemas na Barra Funda.

“Situação da estação Anhangabau do metrô às 17h45 trens parados na estação há mais de 10 minutos sem sair. Um verdadeiro caos! O aviso sonoro é de que ocorreu um problema de energia elétrica na estação Barra Funda”, escreveu um passageiro no X (antigo Twitter).

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De acordo com o Metrô, os trens da Linha 3-Vermelha tiveram que circular temporariamente com velocidade reduzida entre as estações Itaquera e Marechal Deodoro e com uma única via para cada sentido de Marechal Deodoro para a Barra Funda, “devido a um trem que apresentou falha de freio preso, às 17h06 na estação”.

“Essa intercorrência gera fumaça e um forte odor pelo atrito da borracha com a roda da composição, mas não compromete a segurança dos passageiros”, informou a companhia. “O trem foi esvaziado e está em processo de recolhimento”.

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Os trens da Linha 1-Azul também foram afetados e tiveram que circular em velocidade reduzida por causa da intercorrência na Linha 3.

A estação Palmeiras-Barra Funda, da Linha 3-Vermelha do Metrô, teve as operações afetadas no final da tarde desta terça-feira, 30, no horário de pico, por causa de uma falha apresentada no freio de um dos trens da companhia. Como consequência, o funcionamento da Linha 1-Azul também ficou comprometido.

Os status das operações dos dois ramais foram atualizadas para “normalizadas” por volta das 18h25. Às 19h30, a estação ainda estava com mais pessoas que o habitual, mas o Metrô funcionava sem restrições.

Estação Palmeiras-Barra Funda teve operações afetadas por falha no sistema de freio de um dos trens. Foto: Daniel Teixeira/Estadão

Imagens feitas por passageiros, publicadas na internet, mostram uma fumaça branca na plataforma onde os trilhos ficam localizados, com algumas pessoas tendo que levar as mãos ao rosto para proteção.

A ocorrência acabou provocando a evacuação de passageiros do trem que apresentou a falha e acúmulo de passageiros próximo às catracas que dão acesso às plataformas. Pessoas que aguardavam para pegar o transporte em outras estações também relataram os efeitos dos problemas na Barra Funda.

“Situação da estação Anhangabau do metrô às 17h45 trens parados na estação há mais de 10 minutos sem sair. Um verdadeiro caos! O aviso sonoro é de que ocorreu um problema de energia elétrica na estação Barra Funda”, escreveu um passageiro no X (antigo Twitter).

De acordo com o Metrô, os trens da Linha 3-Vermelha tiveram que circular temporariamente com velocidade reduzida entre as estações Itaquera e Marechal Deodoro e com uma única via para cada sentido de Marechal Deodoro para a Barra Funda, “devido a um trem que apresentou falha de freio preso, às 17h06 na estação”.

“Essa intercorrência gera fumaça e um forte odor pelo atrito da borracha com a roda da composição, mas não compromete a segurança dos passageiros”, informou a companhia. “O trem foi esvaziado e está em processo de recolhimento”.

Os trens da Linha 1-Azul também foram afetados e tiveram que circular em velocidade reduzida por causa da intercorrência na Linha 3.

A estação Palmeiras-Barra Funda, da Linha 3-Vermelha do Metrô, teve as operações afetadas no final da tarde desta terça-feira, 30, no horário de pico, por causa de uma falha apresentada no freio de um dos trens da companhia. Como consequência, o funcionamento da Linha 1-Azul também ficou comprometido.

Os status das operações dos dois ramais foram atualizadas para “normalizadas” por volta das 18h25. Às 19h30, a estação ainda estava com mais pessoas que o habitual, mas o Metrô funcionava sem restrições.

Estação Palmeiras-Barra Funda teve operações afetadas por falha no sistema de freio de um dos trens. Foto: Daniel Teixeira/Estadão

Imagens feitas por passageiros, publicadas na internet, mostram uma fumaça branca na plataforma onde os trilhos ficam localizados, com algumas pessoas tendo que levar as mãos ao rosto para proteção.

A ocorrência acabou provocando a evacuação de passageiros do trem que apresentou a falha e acúmulo de passageiros próximo às catracas que dão acesso às plataformas. Pessoas que aguardavam para pegar o transporte em outras estações também relataram os efeitos dos problemas na Barra Funda.

“Situação da estação Anhangabau do metrô às 17h45 trens parados na estação há mais de 10 minutos sem sair. Um verdadeiro caos! O aviso sonoro é de que ocorreu um problema de energia elétrica na estação Barra Funda”, escreveu um passageiro no X (antigo Twitter).

De acordo com o Metrô, os trens da Linha 3-Vermelha tiveram que circular temporariamente com velocidade reduzida entre as estações Itaquera e Marechal Deodoro e com uma única via para cada sentido de Marechal Deodoro para a Barra Funda, “devido a um trem que apresentou falha de freio preso, às 17h06 na estação”.

“Essa intercorrência gera fumaça e um forte odor pelo atrito da borracha com a roda da composição, mas não compromete a segurança dos passageiros”, informou a companhia. “O trem foi esvaziado e está em processo de recolhimento”.

Os trens da Linha 1-Azul também foram afetados e tiveram que circular em velocidade reduzida por causa da intercorrência na Linha 3.

A estação Palmeiras-Barra Funda, da Linha 3-Vermelha do Metrô, teve as operações afetadas no final da tarde desta terça-feira, 30, no horário de pico, por causa de uma falha apresentada no freio de um dos trens da companhia. Como consequência, o funcionamento da Linha 1-Azul também ficou comprometido.

Os status das operações dos dois ramais foram atualizadas para “normalizadas” por volta das 18h25. Às 19h30, a estação ainda estava com mais pessoas que o habitual, mas o Metrô funcionava sem restrições.

Estação Palmeiras-Barra Funda teve operações afetadas por falha no sistema de freio de um dos trens. Foto: Daniel Teixeira/Estadão

Imagens feitas por passageiros, publicadas na internet, mostram uma fumaça branca na plataforma onde os trilhos ficam localizados, com algumas pessoas tendo que levar as mãos ao rosto para proteção.

A ocorrência acabou provocando a evacuação de passageiros do trem que apresentou a falha e acúmulo de passageiros próximo às catracas que dão acesso às plataformas. Pessoas que aguardavam para pegar o transporte em outras estações também relataram os efeitos dos problemas na Barra Funda.

“Situação da estação Anhangabau do metrô às 17h45 trens parados na estação há mais de 10 minutos sem sair. Um verdadeiro caos! O aviso sonoro é de que ocorreu um problema de energia elétrica na estação Barra Funda”, escreveu um passageiro no X (antigo Twitter).

De acordo com o Metrô, os trens da Linha 3-Vermelha tiveram que circular temporariamente com velocidade reduzida entre as estações Itaquera e Marechal Deodoro e com uma única via para cada sentido de Marechal Deodoro para a Barra Funda, “devido a um trem que apresentou falha de freio preso, às 17h06 na estação”.

“Essa intercorrência gera fumaça e um forte odor pelo atrito da borracha com a roda da composição, mas não compromete a segurança dos passageiros”, informou a companhia. “O trem foi esvaziado e está em processo de recolhimento”.

Os trens da Linha 1-Azul também foram afetados e tiveram que circular em velocidade reduzida por causa da intercorrência na Linha 3.

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