Uma megapiscina com mil ondas por hora, uma praia artificial de 900 metros e um hotel com fachada inspirada em um templo inca fazem parte do complexo de luxo Fazenda Vista Verde, em fase de lançamento, em Araçoiaba da Serra, interior de São Paulo. O empreendimento terá uma cantina da vinícola chilena Vik e um museu a céu aberto inspirado no museu do Instituto Inhotim, em Brumadinho, Minas Gerais.
O projeto da Fazenda Vista Verde, apresentado no sábado, 30, para convidados, prevê investimentos de R$ 330 milhões, incluindo uma área residencial com 160 lotes de 2 mil m². O projeto é liderado pela LN Urbanismo, empresa do grupo Luan, em parceria com a Vik, responsável pelo hotel e pela cantina. A primeira fase será lançada em janeiro de 2025.
Próxima ao km 120 da Rodovia Raposo Tavares, a Fazenda Vista Verde fica a 30 km em linha reta do complexo Fazenda Boa Vista, na margem da Rodovia Castello Branco, em Porto Feliz, um ponto de referência em residenciais e hotelaria de luxo do interior. O Boa Vista também tem piscina com ondas e o hotel Fasano.
As duas fazendas abrigaram haras no passado e, a exemplo do centro equestre mantido no complexo de Porto Feliz, o projeto de Araçoiaba da Serra contempla uma hípica para cavalgadas e esportes.
A piscina com ondas é um projeto da empresa espanhola Wavegarden, que gera ondas artificiais para a prática de surfe e é responsável pela implementação de sete projetos ao redor do mundo. O Brasil se tornou um dos principais mercados para a tecnologia de piscinas com ondas, contando com três projetos - o quarto será na Fazenda Vista Verde, a um custo de R$ 130 milhões.
A piscina terá até mil ondas por hora em 20 tipos diferentes, inclusive as mais altas, para a prática do surfe. “É como se o banhista ou o surfista tivesse um pedaço do oceano exclusivo à disposição”, compara Adrian Estrada, CEO da Luan.
Sobre o projeto da Fazenda Vista Verde, a Companhia Ambiental do Estado (Cetesb) informou que o empreendedor solicitou parecer técnico do Grupo de Análise e Aprovação de Projetos Habitacionais (Graprohab) para o loteamento. O processo está sendo analisado pela Cetesb e pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, SP Águas e Sabesp, que compõem o órgão colegiado do Graprohab.
Segundo Estrada, o projeto valoriza o meio ambiente e o turismo na região – o município de Iperó abriga a Floresta Nacional de Ipanema (Flona), com remanescentes arquitetônicos da Real Fábrica de Ferro do período imperial, a primeira siderúrgica brasileira. “Além dos lotes residenciais amplos, áreas de lazer e trilhas ecológicas, vamos preservar as reservas da antiga fazenda e incorporar novas áreas verdes”, diz.
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Embora mais voltado para o público da Grande São Paulo, o projeto quer atrair também moradores das regiões metropolitanas de Sorocaba e Campinas. “A Fazenda Vista Verde foi idealizada pensando no novo modo de vida ao qual jovens casais e famílias foram levados pela pandemia: moradias com muita qualidade e serviços, em cidades próximas a grandes centros urbanos”, afirma.
Para Estrada, além de um investimento imobiliário, a Vista Verde deve se tornar referência no turismo regional, com a presença da vinícola Vik, que terá um vinhedo para a futura produção da bebida. O museu a céu aberto contará com obras de 120 artistas nacionais e do exterior, podendo ser visitado por não hóspedes, no sistema day use.
Ao custo de R$ 100 milhões, o Vik Hotel terá uma fachada que remete à civilização inca, responsável pela construção dos templos de Machu Pichu, no Peru. A ideia é resgatar o antigo Caminho do Peabiru, longa trilha pré-colombiana que ligava a Cordilheira dos Andes ao Oceano Atlântico. Para muitos historiadores, o caminho passava pelo Morro de Araçoiaba, principal referência geográfica de Araçoiaba da Serra.
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Cada uma das 30 acomodações do hotel será assinada por um artista diferente. Algumas das obras que irão compor o museu a céu aberto já foram instaladas na fazenda: ‘A Criação’, de Rizza Bomfim, ‘Trepa Trepa’, de Paulo Climachauska, ‘Parâmetros de Sinapse e Micrologias’, de Loris Cecchini, e ‘Potentia Mater’, de Livia Moura.