Os bombeiros controlaram na manhã nesta segunda-feira, 11, um incêndio de grandes proporções que havia começado por volta das 21h do dia anterior em um edifício comercial, no número 95, da Rua Barão de Duprat, no bairro da Sé, centro de São Paulo. Foram atingidos quatro imóveis comerciais e uma igreja ortodoxa na região da 25 de Março, importante pólo do comércio popular na capital. Pelo menos dois bombeiros foram socorridos com queimaduras de 2º grau.
Os bombeiros foram resgatados conscientes e encaminhados a um hospital do Tatuapé, na zona leste. O soldado Felipe Santiago Marcelino, de 22 anos, está com 39% de queimaduras no corpo, em situação estável, e permanece na UTI. Já soldado Helliton Rocha Silva do Nascimento, de 33 anos, apresenta 16% de queimaduras no corpo e está internado na enfermaria do hospital. Não há informações sobre outras vítimas.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o edifício onde começou o fogo abriga uma galeria comercial de artigos populares e para festa. "Não há risco de desabamento, mas uma das lojas atingidas pelo fogo colapsou completamente", disse à Rádio Eldorado o capitão André Elias, do Corpo de Bombeiros. Duas lojas ficaram completamente destruídas e um edifício de seis andares também foi danificado.
Uma igreja histórica da região - Anunciação da Mãe de Deus, ortodoxa - também foi atingida pelas chamas, mas ainda não foi informado o tamanho do estrago à estrutura. As áreas mais danificadas foram o mezanino e o depósito da igreja, enquanto o altar foi mais preservado.
No fim desta manhã, funcionários de lojas do entorno aguardam para saber se as lojas poderão ser abertas. Ainda não previsão de liberação do perímetro isolado. Os bombeiros devem liberar apenas ruas adjacentes. Moradores de um prédio residencial ao lado da edificação em chamas foram orientados a deixar os apartamentos por causa dos riscos, embora o prédio não tenha sido atingido pelas chamas.
De acordo com os bombeiros, o fogo começou na área térrea de um prédio de dez andares. A causa do incêndio ainda é desconhecida. Segundo o capitão Elias, o imóvel não tem o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).
Nas redes sociais, moradores do centro de São Paulo compartilharam vídeos do incêndio. Nas imagens, é possível ver a fumaça cobrindo o céu da capital e o fundo de dois prédios, próximos à Rua 25 de Março.
Ônibus têm rotas desviadas
A SPTrans informa que seis linhas que trafegam na região central estão sendo desviadas por causa do incêndio. Veja quais são:
- Linha 1206/10 Pq. Vl. Maria - Correio,
- Linha 2104/10 Metrô Santana – Term. Pq. D. Pedro II,
- Linha 2161/10 Pq. Edu Chaves – Pça. Do Correio, 2182/10 Jd. Brasil – Pça. Do Correio,
- Linha 5107/10 Term. Sacomã – Praça do Correio e
- Linha 5141/10 Term. Sapopemba – Pça. Do Correio
Essas linhas, conforme o órgão municipal, stão deixando de trafegar pela Rua da Cantareira, entre a Av. Sen. Queirós e o Parque D. Pedro II, seguindo pela Av. Mercúrio, Av. do Estado e acessando o Pq. D. Pedro II.