Novo trecho da Tamoios vai reduzir tempo de viagem para litoral norte de SP; saiba como vai ser


Expectativa é de que, após a inauguração do Contorno Sul, motoristas demorem 16 minutos para percorrer trajeto que hoje leva cerca de 45

Por José Maria Tomazela

A inauguração do Contorno Sul da Rodovia dos Tamoios, prevista para novembro, promete reduzir o tempo de viagem às praias de São Sebastião e Ilhabela, que estão entre os destinos mais procurados por turistas no litoral norte de São Paulo. Com 22,7 km de extensão, o novo traçado rodoviário dará acesso direto da Tamoios a São Sebastião e seu porto, evitando a passagem dos motoristas pela área urbana de Caraguatatuba, como acontece hoje. A data provável da inauguração – dia 17 – ainda precisa ser confirmada.

A expectativa é de que os motoristas demorem apenas 16 minutos e 30 segundos para percorrer o contorno até o Porto de São Sebastião, trajeto que hoje leva cerca de 45 minutos, segundo a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). Por ser um trecho urbano, com semáforos, lombadas, pontos de travessia e limite de velocidade entre 40 e 60 km por hora, em feriados prolongados a demora no trecho atual chega a 3 horas.

Contorno Sul da Tamoios deve retirar da área urbana de Caraguatatuba o tráfego que se destina a outras cidades, melhorando o acesso às praias. Foto: Concessionária Tamoios/Divulgação
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A velocidade máxima permitida no novo trecho, que tem características de via expressa, será de 80 km por hora. A estimativa do governo estadual é que 10,2 mil veículos circulem diariamente pela via durante os dias úteis. O movimento pode dobrar e até triplicar em fins de semana e feriados.

Pedágio free flow

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O novo trecho terá um pedágio no km 13,5 do Contorno Sul, com tarifa básica de R$ 5. A cobrança começa juntamente com a abertura do trecho e será feita de forma eletrônica, no sistema free-flow, sem cabines e cancelas de pedágio. Câmeras e sensores instalados em um pórtico acima das pistas fazem a leitura da tag (se tiver) ou da placa do veículo.

O usuário com tag paga diretamente na fatura da operadora. Aquele que não possui tag terá de consultar o débito no site da concessionária ou no App Tamoios.

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A entrega desse trecho completa o chamado Contorno da Tamoios, obra lançada em 2012 e entregue com atraso de sete anos. O trecho norte, com 11,2 km, que direciona o trânsito da Tamoios para a SP-55, no sentido de Ubatuba, foi entregue em dezembro do ano passado. Desde a inauguração, os turistas que seguem para as praias do litoral norte a partir de Caraguatatuba chegam com mais facilidade ao trecho norte da rodovia Rio-Santos.

Já o trecho sul vai facilitar o acesso à região central de São Sebastião e a Maresias, além de outras praias da costa sul do município, desafogando o trânsito urbano desta cidade e de Caraguatatuba.

“Com a mobilidade mais rápida, passa a haver melhor integração entre as cidades e facilita também o acesso ao aeroporto de São José dos Campos, que a partir de outubro terá viagens para a Argentina”, disse o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior (PL).

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Em Ilhabela, a expectativa é de que seja facilitado o acesso dos veículos com moradores e turistas ao sistema de balsas, que opera a partir de São Sebastião. A cidade espera um recorde de turistas neste verão.

O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto (PSDB) disse que o contorno é uma antiga reivindicação do município e vai beneficiar tanto moradores como turistas, além de veículos de serviços direcionados ao porto. “Nossa expectativa é que filas, trânsito pesado e congestionamento por acidentes sejam minimizados, uma vez que a Rio-Santos (SP-55) é, atualmente, a única via de acesso por todo o município”, disse.

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Histórico de atrasos

O projeto de uma rodovia para retirar o tráfego da área urbana de Caraguatatuba é antigo. O prefeito Aguilar Junior conta que ainda era um menino de 5 ou 6 anos quando foi lançada a proposta de uma rodovia de Cubatão até a Rio-Santos, passando ao lado de Caraguatatuba. “Foi por volta de 1985 e chegaram a construir dois viadutos que ficaram abandonados no meio da mata”, lembrou.

Em 2013, a extinta Dersa – Desenvolvimento Rodoviário S/A – iniciou as obras dos Contornos da Tamoios com investimento de R$ 1,4 bilhão e previsão de entrega em 2017. Após constantes atrasos, as empresas contratadas paralisaram unilateralmente os serviços em dezembro de 2018. Em agosto de 2021, o governo estadual assinou acordo com a Concessionária Tamoios, que já administrava a rodovia, para incorporar e retomar as obras dos contornos.

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As obras civis foram assumidas em setembro de 2021 pela Tamoios, com prazo de entrega de 26 meses, ou seja, novembro de 2023. No início de 2023, foi assinado novo contrato em que a concessionária assumiu também os sistemas de iluminação, ventilação, comunicação e automação de equipamentos, com prazo contratual de um ano a mais, ou seja, abertura para o tráfego em novembro de 2024.

A conclusão dos contornos de Caraguatatuba completa a modernização da Rodovia dos Tamoios, principal acesso ao litoral norte, que teve sua construção iniciada na década de 1930. Até a década passada, o trecho de serra era percorrido em pista simples, a mesma que passou a operar em mão única e hoje é utilizada para a descida da serra.

Em 2014, foi lançado o edital para a duplicação da serra da Tamoios, entre o km 60,4 e o km 82. Com investimento de mais de R$ 3 bilhões, a obra foi inaugurada em março de 2022. O trecho tem seis viadutos e quatro túneis, o maior deles com 5.555 metros de extensão.

A inauguração do Contorno Sul da Rodovia dos Tamoios, prevista para novembro, promete reduzir o tempo de viagem às praias de São Sebastião e Ilhabela, que estão entre os destinos mais procurados por turistas no litoral norte de São Paulo. Com 22,7 km de extensão, o novo traçado rodoviário dará acesso direto da Tamoios a São Sebastião e seu porto, evitando a passagem dos motoristas pela área urbana de Caraguatatuba, como acontece hoje. A data provável da inauguração – dia 17 – ainda precisa ser confirmada.

A expectativa é de que os motoristas demorem apenas 16 minutos e 30 segundos para percorrer o contorno até o Porto de São Sebastião, trajeto que hoje leva cerca de 45 minutos, segundo a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). Por ser um trecho urbano, com semáforos, lombadas, pontos de travessia e limite de velocidade entre 40 e 60 km por hora, em feriados prolongados a demora no trecho atual chega a 3 horas.

Contorno Sul da Tamoios deve retirar da área urbana de Caraguatatuba o tráfego que se destina a outras cidades, melhorando o acesso às praias. Foto: Concessionária Tamoios/Divulgação

A velocidade máxima permitida no novo trecho, que tem características de via expressa, será de 80 km por hora. A estimativa do governo estadual é que 10,2 mil veículos circulem diariamente pela via durante os dias úteis. O movimento pode dobrar e até triplicar em fins de semana e feriados.

Pedágio free flow

O novo trecho terá um pedágio no km 13,5 do Contorno Sul, com tarifa básica de R$ 5. A cobrança começa juntamente com a abertura do trecho e será feita de forma eletrônica, no sistema free-flow, sem cabines e cancelas de pedágio. Câmeras e sensores instalados em um pórtico acima das pistas fazem a leitura da tag (se tiver) ou da placa do veículo.

O usuário com tag paga diretamente na fatura da operadora. Aquele que não possui tag terá de consultar o débito no site da concessionária ou no App Tamoios.

A entrega desse trecho completa o chamado Contorno da Tamoios, obra lançada em 2012 e entregue com atraso de sete anos. O trecho norte, com 11,2 km, que direciona o trânsito da Tamoios para a SP-55, no sentido de Ubatuba, foi entregue em dezembro do ano passado. Desde a inauguração, os turistas que seguem para as praias do litoral norte a partir de Caraguatatuba chegam com mais facilidade ao trecho norte da rodovia Rio-Santos.

Já o trecho sul vai facilitar o acesso à região central de São Sebastião e a Maresias, além de outras praias da costa sul do município, desafogando o trânsito urbano desta cidade e de Caraguatatuba.

“Com a mobilidade mais rápida, passa a haver melhor integração entre as cidades e facilita também o acesso ao aeroporto de São José dos Campos, que a partir de outubro terá viagens para a Argentina”, disse o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior (PL).

Em Ilhabela, a expectativa é de que seja facilitado o acesso dos veículos com moradores e turistas ao sistema de balsas, que opera a partir de São Sebastião. A cidade espera um recorde de turistas neste verão.

O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto (PSDB) disse que o contorno é uma antiga reivindicação do município e vai beneficiar tanto moradores como turistas, além de veículos de serviços direcionados ao porto. “Nossa expectativa é que filas, trânsito pesado e congestionamento por acidentes sejam minimizados, uma vez que a Rio-Santos (SP-55) é, atualmente, a única via de acesso por todo o município”, disse.

Histórico de atrasos

O projeto de uma rodovia para retirar o tráfego da área urbana de Caraguatatuba é antigo. O prefeito Aguilar Junior conta que ainda era um menino de 5 ou 6 anos quando foi lançada a proposta de uma rodovia de Cubatão até a Rio-Santos, passando ao lado de Caraguatatuba. “Foi por volta de 1985 e chegaram a construir dois viadutos que ficaram abandonados no meio da mata”, lembrou.

Em 2013, a extinta Dersa – Desenvolvimento Rodoviário S/A – iniciou as obras dos Contornos da Tamoios com investimento de R$ 1,4 bilhão e previsão de entrega em 2017. Após constantes atrasos, as empresas contratadas paralisaram unilateralmente os serviços em dezembro de 2018. Em agosto de 2021, o governo estadual assinou acordo com a Concessionária Tamoios, que já administrava a rodovia, para incorporar e retomar as obras dos contornos.

As obras civis foram assumidas em setembro de 2021 pela Tamoios, com prazo de entrega de 26 meses, ou seja, novembro de 2023. No início de 2023, foi assinado novo contrato em que a concessionária assumiu também os sistemas de iluminação, ventilação, comunicação e automação de equipamentos, com prazo contratual de um ano a mais, ou seja, abertura para o tráfego em novembro de 2024.

A conclusão dos contornos de Caraguatatuba completa a modernização da Rodovia dos Tamoios, principal acesso ao litoral norte, que teve sua construção iniciada na década de 1930. Até a década passada, o trecho de serra era percorrido em pista simples, a mesma que passou a operar em mão única e hoje é utilizada para a descida da serra.

Em 2014, foi lançado o edital para a duplicação da serra da Tamoios, entre o km 60,4 e o km 82. Com investimento de mais de R$ 3 bilhões, a obra foi inaugurada em março de 2022. O trecho tem seis viadutos e quatro túneis, o maior deles com 5.555 metros de extensão.

A inauguração do Contorno Sul da Rodovia dos Tamoios, prevista para novembro, promete reduzir o tempo de viagem às praias de São Sebastião e Ilhabela, que estão entre os destinos mais procurados por turistas no litoral norte de São Paulo. Com 22,7 km de extensão, o novo traçado rodoviário dará acesso direto da Tamoios a São Sebastião e seu porto, evitando a passagem dos motoristas pela área urbana de Caraguatatuba, como acontece hoje. A data provável da inauguração – dia 17 – ainda precisa ser confirmada.

A expectativa é de que os motoristas demorem apenas 16 minutos e 30 segundos para percorrer o contorno até o Porto de São Sebastião, trajeto que hoje leva cerca de 45 minutos, segundo a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). Por ser um trecho urbano, com semáforos, lombadas, pontos de travessia e limite de velocidade entre 40 e 60 km por hora, em feriados prolongados a demora no trecho atual chega a 3 horas.

Contorno Sul da Tamoios deve retirar da área urbana de Caraguatatuba o tráfego que se destina a outras cidades, melhorando o acesso às praias. Foto: Concessionária Tamoios/Divulgação

A velocidade máxima permitida no novo trecho, que tem características de via expressa, será de 80 km por hora. A estimativa do governo estadual é que 10,2 mil veículos circulem diariamente pela via durante os dias úteis. O movimento pode dobrar e até triplicar em fins de semana e feriados.

Pedágio free flow

O novo trecho terá um pedágio no km 13,5 do Contorno Sul, com tarifa básica de R$ 5. A cobrança começa juntamente com a abertura do trecho e será feita de forma eletrônica, no sistema free-flow, sem cabines e cancelas de pedágio. Câmeras e sensores instalados em um pórtico acima das pistas fazem a leitura da tag (se tiver) ou da placa do veículo.

O usuário com tag paga diretamente na fatura da operadora. Aquele que não possui tag terá de consultar o débito no site da concessionária ou no App Tamoios.

A entrega desse trecho completa o chamado Contorno da Tamoios, obra lançada em 2012 e entregue com atraso de sete anos. O trecho norte, com 11,2 km, que direciona o trânsito da Tamoios para a SP-55, no sentido de Ubatuba, foi entregue em dezembro do ano passado. Desde a inauguração, os turistas que seguem para as praias do litoral norte a partir de Caraguatatuba chegam com mais facilidade ao trecho norte da rodovia Rio-Santos.

Já o trecho sul vai facilitar o acesso à região central de São Sebastião e a Maresias, além de outras praias da costa sul do município, desafogando o trânsito urbano desta cidade e de Caraguatatuba.

“Com a mobilidade mais rápida, passa a haver melhor integração entre as cidades e facilita também o acesso ao aeroporto de São José dos Campos, que a partir de outubro terá viagens para a Argentina”, disse o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior (PL).

Em Ilhabela, a expectativa é de que seja facilitado o acesso dos veículos com moradores e turistas ao sistema de balsas, que opera a partir de São Sebastião. A cidade espera um recorde de turistas neste verão.

O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto (PSDB) disse que o contorno é uma antiga reivindicação do município e vai beneficiar tanto moradores como turistas, além de veículos de serviços direcionados ao porto. “Nossa expectativa é que filas, trânsito pesado e congestionamento por acidentes sejam minimizados, uma vez que a Rio-Santos (SP-55) é, atualmente, a única via de acesso por todo o município”, disse.

Histórico de atrasos

O projeto de uma rodovia para retirar o tráfego da área urbana de Caraguatatuba é antigo. O prefeito Aguilar Junior conta que ainda era um menino de 5 ou 6 anos quando foi lançada a proposta de uma rodovia de Cubatão até a Rio-Santos, passando ao lado de Caraguatatuba. “Foi por volta de 1985 e chegaram a construir dois viadutos que ficaram abandonados no meio da mata”, lembrou.

Em 2013, a extinta Dersa – Desenvolvimento Rodoviário S/A – iniciou as obras dos Contornos da Tamoios com investimento de R$ 1,4 bilhão e previsão de entrega em 2017. Após constantes atrasos, as empresas contratadas paralisaram unilateralmente os serviços em dezembro de 2018. Em agosto de 2021, o governo estadual assinou acordo com a Concessionária Tamoios, que já administrava a rodovia, para incorporar e retomar as obras dos contornos.

As obras civis foram assumidas em setembro de 2021 pela Tamoios, com prazo de entrega de 26 meses, ou seja, novembro de 2023. No início de 2023, foi assinado novo contrato em que a concessionária assumiu também os sistemas de iluminação, ventilação, comunicação e automação de equipamentos, com prazo contratual de um ano a mais, ou seja, abertura para o tráfego em novembro de 2024.

A conclusão dos contornos de Caraguatatuba completa a modernização da Rodovia dos Tamoios, principal acesso ao litoral norte, que teve sua construção iniciada na década de 1930. Até a década passada, o trecho de serra era percorrido em pista simples, a mesma que passou a operar em mão única e hoje é utilizada para a descida da serra.

Em 2014, foi lançado o edital para a duplicação da serra da Tamoios, entre o km 60,4 e o km 82. Com investimento de mais de R$ 3 bilhões, a obra foi inaugurada em março de 2022. O trecho tem seis viadutos e quatro túneis, o maior deles com 5.555 metros de extensão.

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