SÃO PAULO - Doze linhas de ônibus da cidade de São Paulo passarão a aceitar o pagamento da passagem por cartão de crédito, débito ou pré-pago a partir desta segunda-feira, 16. O novo serviço valerá apenas para cartões físicos ou digitais com a tecnologia NFC (contactless), que funciona por aproximação e sem o uso de senha. O anúncio foi realizado nesta quinta-feira, 12, pela gestão Bruno Covas (PSDB) em coletiva de imprensa na Prefeitura. O projeto-piloto tem duração de três meses ou até atingir 500 mil transações.
NFC é uma tecnologia que libera o pagamento com o toque do cartão (ou a versão digitalizada dele em um smartphone, pulseira ou smartwatch) sobre um dispositivo habilitado. Esse tipo de conectividade é adotada por plataformas como o Google Pay e a Apple Pay, por exemplo, além de cartões físicos identificados com o símbolo de quatro ondas. Haverá um limite de dez pagamentos por dia por cartão.
Cerca de 200 ônibus estão atualizados para receber a nova forma de pagamento, que ocorrerá no mesmo dispositivo de validação do bilhete único. Segundo a Prefeitura, as 12 linhas do projeto-piloto transportam 2,9 milhões de passageiros por mês e foram escolhidas por terem uma quantidade acima da média de viagens pagas com dinheiro. Na primeira fase, não será possível fazer integração tarifária.
A tecnologia é utilizada no metrô do Rio e também no transporte municipal de Jundiaí, dentre outras cidades. Em São Paulo, inicialmente serão aceitos cartões Visa e Mastercard (nacionais e internacionais), enquanto está em processo a adesão da Elo.
O cartão será a terceira alternativa de pagamento de passagem na capital paulista, que também aceita dinheiro e bilhete único. No caso do bilhete único, aplicativos e outras tecnologias digitais já permitem a recarga com cartão de crédito.
Segundo Covas, a nova opção é voltada especialmente para turistas e passageiros que usam o transporte público "eventualmente" ou pagam em dinheiro. Ele também reafirmou a posição de que o cargo de cobrador deve ser extinto do sistema - com a absorção do atuais trabalhadores da função em outros cargos. "Já não faz sentido existir hoje."
Após a fase de testes, as empresas participantes receberão uma porcentagem do valor da passagem (cerca de 3%) por cada passageiro que utilizar o serviço. Segundo a gestão municipal, elas foram selecionadas por um chamamento público e são responsáveis por arcar com os custos do projeto-piloto.
"As empresas de cartão estão se preparando para, aos poucos, ir aumentando (o número de linhas com o serviço)”, afirmou o secretário municipal de Mobilidade e Transportes, Edson Caram.
Covas disse, ainda, que a gestão municipal está monitorando os resultados do governo do Estado, que implantou a tecnologia QR Code em algumas estações do Metrô e da CPTM.
Confira as linhas participantes do projeto-piloto na cidade de São Paulo (a partir do dia 16):
- 675R/10 Grajaú - Metrô Jabaquara
- 715M/10 Jd. Maria Luiza - Lgo. da Pólvora
- 807M/10 Term. Campo Limpo - Shop. Morumbi
- 908T/10 Pq. D. Pedro ll - Butantã
- 917M/10 Morro Grande - Metrô Ana Rosa
- 917M/31 Morro Grande - Metrô Ana Rosa
- 2002/10 Term. Bandeira - Term. Pq. D. Pedro ll
- 2590/10 União de Vl. Nova - Pq. D. Pedro ll
- 4031/10 Pq. Sta. Madalena - Metrô Tamanduateí
- 5129/10 Jd. Miriam - Term. Guarapiranga
- 5129/41 Jd. Miriam - Sto. Amaro
- 6030/10 Unisa-Campus - Term. Sto. Amaro
- 9300/10 Term. Casa Verde - Term. Pq. D. Pedro ll
- 9500/10 Term. Cachoeirinha - Pça. do Correio
Prefeitura prepara mudanças para tornar Bilhete Único mais digital
A gestão municipal estuda mudanças no sistema do bilhete único para reduzir a necessidade de atendimento presencial nos terminais da São Paulo Transporte (SPTrans). Dentre as possibilidades em desenvolvimento, estão ampliar o atendimento pela internet e por aplicativo e a entrega do bilhete diretamente no endereço do passageiro.
"Estamos trabalhando nisso, logo, logo, terá modernidade", garante o presidente da SPTrans, Paulo Cézar Shingaio. "Talvez ainda tenha que manter alguma coisa presencial: nem tudo pode ser feito por meios digitais, mas a maioria, sim, e estamos providenciando isso."
Saiba como carregar seu bilhete único sem sair de casa
Atualmente, o bilhete único pode ser carregado pela loja virtual da SPTrans, por SMS, através de um dos 13 aplicativos habilitados ou até pelo Facebook. Depois da compra do crédito, o usuário deve utilizar as máquinas de recarga disponíveis nos ônibus, perto da catraca, ou se dirigir a um dos equipamentos automáticos nos terminais e estações do Metrô e da CPTM.
Recarga pelo celular
Loja virtual da SPTrans (para cartões comum e estudante) Disponível: via web Compra/Serviço: comum*, comum/diário, comum/mensal, estudante*, pagamento da revalidação estudante
Ame Digital Disponível: Google Play, Apple Store Sistema operacional: Android, iOS Tipos de recarga: comum*, comum/diário, comum/mensal, estudante*
Cittamobi Disponível: Google Play, Apple Store Sistema operacional: Android - 4.1 ou superior, iOS 7.0 ou superior Tipos de recarga: comum*, comum/diário, estudante*, pagamento da revalidação estudante
Fácil Disponível: via web (não precisa baixar app e nem utilizar memória do telefone) Sistema operacional: Todos na versão web Tipos de recarga: comum*, comum/diário, comum/mensal, estudante*, pagamento da revalidação estudante
Leve-me Disponível: Google Play, Apple Store, Windows Sistema operacional: iOS 8.0 ou superior, Windows Phone 8,8.1 e 10 Tipos de recarga: comum*, estudante*
Mercado Pago Disponível: Google Play, Apple Store Sistema operacional: Android, iOS Tipos de recarga: comum*, comum/diário, comum/mensal, estudante*
Moovit Disponível: Google Play, Apple Store, Windows Sistema operacional: iOS 8.0 ou superior, Windows Phone 8,8.1 e 10 Tipos de recarga: comum*, estudante*
Onboard Disponível: Google Play, Apple Store Sistema operacional: Android - 4.0.3, iOS 7.0 ou superior Tipos de recarga: comum*, comum/diário, comum/mensal, estudante*
Picpay Disponível: Google Play, Apple Store Sistema operacional: Android, iOS Tipos de recarga: comum*, comum/diário, comum/mensal, estudante*
Ponto Certo Disponível: Google Play, Apple Store Sistema operacional: Android - 3.0 ou superior, iOS 8.3 ou superior Tipos de recarga: comum*, comum/diário, comum/mensal, estudante*, pagamento da revalidação estudante
Qiwi Disponível: Google Play, Apple Store Sistema operacional: Android - 4.1 ou superior, iOS Tipos de recarga: comum*, comum/diário, comum/mensal, estudante*, pagamento da revalidação estudante
Recargapay Disponível: Google Play, Apple Store Sistema operacional: Android - 2.3 ou superior, iOS 8.0 ou superior Tipos de recarga: comum/diário, comum/mensal, estudante*
Superdigital Disponível: Google Play e Apple Store Sistema operacional: Android - 2.2 ou superior, iOS 7.0 ou superior Tipos de recarga: comum*, estudante*
Voud Disponível: Google Play, Apple Store. Sistema operacional: Android - 4.1 ou superior, iOS 9.0 ou superior Tipos de recarga: comum*, comum/diário, comum/mensal, estudante*
Recarga pelo Facebook
Bipay Disponível: Facebook Messenger. Envie uma mensagem para página Bipay no Facebook e recarregue seu bilhete Tipos de recarga: comum*, comum/diário, comum/mensal, estudante*, pagamento da revalidação estudante
Recarga por transação bancária
Banco do Brasil Disponível: canais de autoatendimento do Banco do Brasil Tipos de recarga: comum*, comum/diário, comum/mensal, estudante*, pagamento da revalidação estudante
Recarga por SMS
Recarga Fácil Disponível:Ligue *32245 de qualquer celular, efetue o cadastro, informe os números do cartão de crédito e do bilhete único e faça a compra dos créditos Tipos de recarga: comum*, comum/diário, comum/mensal, estudante*
*A compra/serviço "comum" e "estudante" referem-se aos créditos eletrônicos monetários que são adquiridos para a utilização do bilhete único.