Pedágio free flow: quais rodovias de SP já têm e quais terão novo sistema em 2025; veja mapa


Estado deverá ganhar no próximo ano 30 pórticos de cobrança de pedágio em importantes estradas como Dutra, Rodoanel e Mogi-Bertioga

Por José Maria Tomazela
Atualização:

Rodovias que cortam o Estado de São Paulo deverão ganhar no próximo ano 30 novos pontos de sistema free flow de cobrança de pedágio, que funciona sem cabines nem cancelas. O motorista passa por um pórtico instalado na rodovia sem reduzir a velocidade.

No 1º trimestre, está prevista a instalação de 21 pontos do sistema free flow na Grande São Paulo. Já no 2º semestre, outros sete pórticos devem operar em rodovias de acesso ao litoral, e mais dois no trecho norte do Rodoanel Mario Covas.

O modelo já é operado em dois trechos da SP-333, em Itápolis e Jaboticabal, e no Contorno Sul da Rodovia dos Tamoios, recém-aberto no Litoral Norte. As praias dessa região - como São Sebastião, Ubatuba e Ilhabela - estão entre as mais procuradas pelos turistas.

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Pórtico do sistema free flow entrou em operação na Rodovia dos Tamoios em novembro e cobre toda a extensão do Contorno Sul. Foto: Concessionária Tamoios/Divuilgação
  • O free flow funciona sem cabines nem cancelas. O motorista passa por um pórtico instalado na rodovia sem reduzir a velocidade. Um sistema de câmeras e sensores lê a placa e identifica as características do veículo, registrando automaticamente o valor a ser pago.
  • Para o usuário que tem a TAG (adesivo com código de barras) instalada no veículo, a tarifa será debitada automaticamente na fatura da operadora da TAG.
  • Já os clientes que não têm o adesivo, o sistema faz a leitura da placa e emite a cobrança que pode ser paga em até 30 dias nos canais de autoatendimento oferecidos pela concessionária (é possível fazer a consulta no site de cada empresa). Também há postos físicos para pagamento.
  • O não pagamento é considerado evasão de pedágio, infração grave prevista no Código de Trânsito Brasileiro, com multa de R$ 195,13, mais cinco pontos na carteira de habilitação.
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Pórticos previstos para 2025

A concessionária CCR Rio-SP, que já opera três pórticos de free flow na Rio-Santos, no Estado do Rio de Janeiro, vai trazer o sistema para São Paulo também. A partir do 1º trimestre, o trecho entre Arujá e a chegada à capital paulista da Rodovia Presidente Dutra (BR-116), entre os km 205 e 231, serão cobertos pelo sistema. Ao todo, devem ser instalados 21 pórticos.

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Além de cobrir o eixo da rodovia, os equipamentos serão fixados nas novas entradas e saídas das pistas marginais para as pistas expressas em construção pela concessionária. Conforme o contrato de concessão, a previsão de início do sistema é em março. Considerando as duas pistas expressas, serão quase 60 quilômetros cobertos pelo sistema.

O trecho norte do Rodoanel, administrado pela concessionária Via SP Serra, também terá o free flow. Serão instalados dois pórticos: um na pista interna e outro na externa, no trecho entre a Dutra e a Fernão Dias. O início da operação está previsto para o 2º semestre de 2025. Somando as pistas, a cobertura atingirá cerca de 50 quilômetros.

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Os novos pedágios free flow também devem iniciar a operação em 2025 em rodovias importantes para acesso ao litoral de São Paulo. O Consórcio Novo Litoral prevê colocar em operação em novembro de 2025 os primeiros sete dos 15 pórticos previstos para os 212 quilômetros de rodovias.

Serão dois na Mogi-Dutra (SP 88), um na Mogi-Bertioga (SP-98) e quatro na Padre Manoel da Nóbrega (SP-55). Nesta fase, cerca de 163 km de rodovias serão cobertos. Os locais dos pórticos ainda dependem de aprovação da Artesp.

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Pedágios convencionais serão substituídos gradualmente pelo free flow

O free flow foi adotado em rodovias de São Paulo em agosto de 2024 e hoje cobre cerca de 150 km de estradas. Até o fim de 2025, outros 273 km serão integrados à rede de cobrança automática.

Conforme a Agência de Transportes do Estado (Artesp), os contratos de concessão mais recentes, como o da Rota Sorocabana e o da Nova Raposo, já preveem os novos pedágios com a tecnologia. Em todas as concessões paulistas, os pedágios convencionais serão substituídos gradualmente pelo free flow.

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O free flow na SP-333 está em operação desde agosto de 2024 e cobre 129 quilômetros da SP-333. Os pórticos estão no km 110 da rodovia Carlos Tonanni, em Jaboticabal, e no km 179 da Laurentino Mascari, em Itápolis. Pelo contrato firmado com o governo paulista, a concessionária EcoNoroeste deve fazer a substituição gradual de todas as praças físicas por pórticos de cobrança até o 7.º ano da concessão.

Pórtico instalado na SP-333, em Itápolis, inaugurou o sistema free flow no Estado. Foto: EcoNoroeste/Divulgação

Empresa do mesmo grupo, a Ecopistas instalou um pórtico no km 31,5 da Rodovia Ayrton Senna, em Arujá, no início de 2022, mas funciona somente como projeto piloto e não há previsão de cobrança de tarifa. A rodovia tem pedágios convencionais.

Na Tamoios, um pórtico do free flow entrou em operação em novembro e cobre toda a extensão do Contorno Sul, com 22,7 quilômetros. A rodovia tem outros dois pedágios convencionais, no km 16,1, em Jambeiro, e no km 59, em Paraibuna, mas eles operam com cabines para cobrança manual e cancelas para pagamento automático. Não há previsão de operar outros pórticos de free flow na rodovia em 2025.

Rodovias que cortam o Estado de São Paulo deverão ganhar no próximo ano 30 novos pontos de sistema free flow de cobrança de pedágio, que funciona sem cabines nem cancelas. O motorista passa por um pórtico instalado na rodovia sem reduzir a velocidade.

No 1º trimestre, está prevista a instalação de 21 pontos do sistema free flow na Grande São Paulo. Já no 2º semestre, outros sete pórticos devem operar em rodovias de acesso ao litoral, e mais dois no trecho norte do Rodoanel Mario Covas.

O modelo já é operado em dois trechos da SP-333, em Itápolis e Jaboticabal, e no Contorno Sul da Rodovia dos Tamoios, recém-aberto no Litoral Norte. As praias dessa região - como São Sebastião, Ubatuba e Ilhabela - estão entre as mais procuradas pelos turistas.

Pórtico do sistema free flow entrou em operação na Rodovia dos Tamoios em novembro e cobre toda a extensão do Contorno Sul. Foto: Concessionária Tamoios/Divuilgação
  • O free flow funciona sem cabines nem cancelas. O motorista passa por um pórtico instalado na rodovia sem reduzir a velocidade. Um sistema de câmeras e sensores lê a placa e identifica as características do veículo, registrando automaticamente o valor a ser pago.
  • Para o usuário que tem a TAG (adesivo com código de barras) instalada no veículo, a tarifa será debitada automaticamente na fatura da operadora da TAG.
  • Já os clientes que não têm o adesivo, o sistema faz a leitura da placa e emite a cobrança que pode ser paga em até 30 dias nos canais de autoatendimento oferecidos pela concessionária (é possível fazer a consulta no site de cada empresa). Também há postos físicos para pagamento.
  • O não pagamento é considerado evasão de pedágio, infração grave prevista no Código de Trânsito Brasileiro, com multa de R$ 195,13, mais cinco pontos na carteira de habilitação.

Pórticos previstos para 2025

A concessionária CCR Rio-SP, que já opera três pórticos de free flow na Rio-Santos, no Estado do Rio de Janeiro, vai trazer o sistema para São Paulo também. A partir do 1º trimestre, o trecho entre Arujá e a chegada à capital paulista da Rodovia Presidente Dutra (BR-116), entre os km 205 e 231, serão cobertos pelo sistema. Ao todo, devem ser instalados 21 pórticos.

Além de cobrir o eixo da rodovia, os equipamentos serão fixados nas novas entradas e saídas das pistas marginais para as pistas expressas em construção pela concessionária. Conforme o contrato de concessão, a previsão de início do sistema é em março. Considerando as duas pistas expressas, serão quase 60 quilômetros cobertos pelo sistema.

O trecho norte do Rodoanel, administrado pela concessionária Via SP Serra, também terá o free flow. Serão instalados dois pórticos: um na pista interna e outro na externa, no trecho entre a Dutra e a Fernão Dias. O início da operação está previsto para o 2º semestre de 2025. Somando as pistas, a cobertura atingirá cerca de 50 quilômetros.

Os novos pedágios free flow também devem iniciar a operação em 2025 em rodovias importantes para acesso ao litoral de São Paulo. O Consórcio Novo Litoral prevê colocar em operação em novembro de 2025 os primeiros sete dos 15 pórticos previstos para os 212 quilômetros de rodovias.

Serão dois na Mogi-Dutra (SP 88), um na Mogi-Bertioga (SP-98) e quatro na Padre Manoel da Nóbrega (SP-55). Nesta fase, cerca de 163 km de rodovias serão cobertos. Os locais dos pórticos ainda dependem de aprovação da Artesp.

Pedágios convencionais serão substituídos gradualmente pelo free flow

O free flow foi adotado em rodovias de São Paulo em agosto de 2024 e hoje cobre cerca de 150 km de estradas. Até o fim de 2025, outros 273 km serão integrados à rede de cobrança automática.

Conforme a Agência de Transportes do Estado (Artesp), os contratos de concessão mais recentes, como o da Rota Sorocabana e o da Nova Raposo, já preveem os novos pedágios com a tecnologia. Em todas as concessões paulistas, os pedágios convencionais serão substituídos gradualmente pelo free flow.

O free flow na SP-333 está em operação desde agosto de 2024 e cobre 129 quilômetros da SP-333. Os pórticos estão no km 110 da rodovia Carlos Tonanni, em Jaboticabal, e no km 179 da Laurentino Mascari, em Itápolis. Pelo contrato firmado com o governo paulista, a concessionária EcoNoroeste deve fazer a substituição gradual de todas as praças físicas por pórticos de cobrança até o 7.º ano da concessão.

Pórtico instalado na SP-333, em Itápolis, inaugurou o sistema free flow no Estado. Foto: EcoNoroeste/Divulgação

Empresa do mesmo grupo, a Ecopistas instalou um pórtico no km 31,5 da Rodovia Ayrton Senna, em Arujá, no início de 2022, mas funciona somente como projeto piloto e não há previsão de cobrança de tarifa. A rodovia tem pedágios convencionais.

Na Tamoios, um pórtico do free flow entrou em operação em novembro e cobre toda a extensão do Contorno Sul, com 22,7 quilômetros. A rodovia tem outros dois pedágios convencionais, no km 16,1, em Jambeiro, e no km 59, em Paraibuna, mas eles operam com cabines para cobrança manual e cancelas para pagamento automático. Não há previsão de operar outros pórticos de free flow na rodovia em 2025.

Rodovias que cortam o Estado de São Paulo deverão ganhar no próximo ano 30 novos pontos de sistema free flow de cobrança de pedágio, que funciona sem cabines nem cancelas. O motorista passa por um pórtico instalado na rodovia sem reduzir a velocidade.

No 1º trimestre, está prevista a instalação de 21 pontos do sistema free flow na Grande São Paulo. Já no 2º semestre, outros sete pórticos devem operar em rodovias de acesso ao litoral, e mais dois no trecho norte do Rodoanel Mario Covas.

O modelo já é operado em dois trechos da SP-333, em Itápolis e Jaboticabal, e no Contorno Sul da Rodovia dos Tamoios, recém-aberto no Litoral Norte. As praias dessa região - como São Sebastião, Ubatuba e Ilhabela - estão entre as mais procuradas pelos turistas.

Pórtico do sistema free flow entrou em operação na Rodovia dos Tamoios em novembro e cobre toda a extensão do Contorno Sul. Foto: Concessionária Tamoios/Divuilgação
  • O free flow funciona sem cabines nem cancelas. O motorista passa por um pórtico instalado na rodovia sem reduzir a velocidade. Um sistema de câmeras e sensores lê a placa e identifica as características do veículo, registrando automaticamente o valor a ser pago.
  • Para o usuário que tem a TAG (adesivo com código de barras) instalada no veículo, a tarifa será debitada automaticamente na fatura da operadora da TAG.
  • Já os clientes que não têm o adesivo, o sistema faz a leitura da placa e emite a cobrança que pode ser paga em até 30 dias nos canais de autoatendimento oferecidos pela concessionária (é possível fazer a consulta no site de cada empresa). Também há postos físicos para pagamento.
  • O não pagamento é considerado evasão de pedágio, infração grave prevista no Código de Trânsito Brasileiro, com multa de R$ 195,13, mais cinco pontos na carteira de habilitação.

Pórticos previstos para 2025

A concessionária CCR Rio-SP, que já opera três pórticos de free flow na Rio-Santos, no Estado do Rio de Janeiro, vai trazer o sistema para São Paulo também. A partir do 1º trimestre, o trecho entre Arujá e a chegada à capital paulista da Rodovia Presidente Dutra (BR-116), entre os km 205 e 231, serão cobertos pelo sistema. Ao todo, devem ser instalados 21 pórticos.

Além de cobrir o eixo da rodovia, os equipamentos serão fixados nas novas entradas e saídas das pistas marginais para as pistas expressas em construção pela concessionária. Conforme o contrato de concessão, a previsão de início do sistema é em março. Considerando as duas pistas expressas, serão quase 60 quilômetros cobertos pelo sistema.

O trecho norte do Rodoanel, administrado pela concessionária Via SP Serra, também terá o free flow. Serão instalados dois pórticos: um na pista interna e outro na externa, no trecho entre a Dutra e a Fernão Dias. O início da operação está previsto para o 2º semestre de 2025. Somando as pistas, a cobertura atingirá cerca de 50 quilômetros.

Os novos pedágios free flow também devem iniciar a operação em 2025 em rodovias importantes para acesso ao litoral de São Paulo. O Consórcio Novo Litoral prevê colocar em operação em novembro de 2025 os primeiros sete dos 15 pórticos previstos para os 212 quilômetros de rodovias.

Serão dois na Mogi-Dutra (SP 88), um na Mogi-Bertioga (SP-98) e quatro na Padre Manoel da Nóbrega (SP-55). Nesta fase, cerca de 163 km de rodovias serão cobertos. Os locais dos pórticos ainda dependem de aprovação da Artesp.

Pedágios convencionais serão substituídos gradualmente pelo free flow

O free flow foi adotado em rodovias de São Paulo em agosto de 2024 e hoje cobre cerca de 150 km de estradas. Até o fim de 2025, outros 273 km serão integrados à rede de cobrança automática.

Conforme a Agência de Transportes do Estado (Artesp), os contratos de concessão mais recentes, como o da Rota Sorocabana e o da Nova Raposo, já preveem os novos pedágios com a tecnologia. Em todas as concessões paulistas, os pedágios convencionais serão substituídos gradualmente pelo free flow.

O free flow na SP-333 está em operação desde agosto de 2024 e cobre 129 quilômetros da SP-333. Os pórticos estão no km 110 da rodovia Carlos Tonanni, em Jaboticabal, e no km 179 da Laurentino Mascari, em Itápolis. Pelo contrato firmado com o governo paulista, a concessionária EcoNoroeste deve fazer a substituição gradual de todas as praças físicas por pórticos de cobrança até o 7.º ano da concessão.

Pórtico instalado na SP-333, em Itápolis, inaugurou o sistema free flow no Estado. Foto: EcoNoroeste/Divulgação

Empresa do mesmo grupo, a Ecopistas instalou um pórtico no km 31,5 da Rodovia Ayrton Senna, em Arujá, no início de 2022, mas funciona somente como projeto piloto e não há previsão de cobrança de tarifa. A rodovia tem pedágios convencionais.

Na Tamoios, um pórtico do free flow entrou em operação em novembro e cobre toda a extensão do Contorno Sul, com 22,7 quilômetros. A rodovia tem outros dois pedágios convencionais, no km 16,1, em Jambeiro, e no km 59, em Paraibuna, mas eles operam com cabines para cobrança manual e cancelas para pagamento automático. Não há previsão de operar outros pórticos de free flow na rodovia em 2025.

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