Pneu de avião de pequeno porte estoura durante o pouso e pista do Aeroporto de Congonhas é fechada


Jato executivo, que levava cinco pessoas a bordo, ficou parado rente a barranco, no fim da pista; não houve feridos

Por Emilio Sant'Anna
Atualização:

Um incidente com um jato executivo fechou a pista do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, no começo da tarde deste domingo, 9, e levou o caos ao segundo terminal mais movimentado do Brasil, com cancelamentos de voos e reflexos pelo País. O pneu do trem de pouso traseiro do Learjet 75 prefixo PP-MIX estourou após o pouso, a aeronave saiu da pista e foi parar rente ao limite, já ao lado da Avenida Washington Luís. Cinco pessoas estavam a bordo, mas não ficaram feridas, segundo informações da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). As operações do aeroporto só foram retomadas após as 22h.

Entre 13h32 e 22h30, 140 voos (67 chegadas e 73 partidas de Congonhas) foram cancelados, com reflexos em outros aeroportos do País. Ao menos 13 Estados e o Distrito Federal chegaram ser afetados. São eles: Bahia, Alagoas, Rio de Janeiro, Pernambuco, Goiás, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Santa Catarina e Ceará, além do interior de São Paulo. Confira a situação dos voos aqui.

A aeronave partiu de Foz do Iguaçu, às 12h15, com destino a Congonhas. O jato só foi removido da pista por volta das 22h, quase nove horas depois do incidente. Congonhas funcionaria até a 1h, segundo a Infraero - normalmente fecha às 23h.

continua após a publicidade
Avião teve os pneus estourados durante o pouso no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Foto: Redes sociais/Reprodução

O Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa), ligado ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), apura as causas do incidente.

Com a pista fechada e o cancelamento de voos, o saguão do aeroporto e a sala de embarque ficaram lotados de passageiros.

continua após a publicidade

continua após a publicidade
Painel de voos cancelados no site da Infraero. Foto: Reprodução

Segurança da pista

De acordo com Bruno Libio, Diretor de Segurança do Sindicato Nacional dos Aeronautas, após a reforma realizada durante o período de pandemia a pista do aeroporto está mais segura e opera dentro de todas as especificações. Uma área de escape, chamada de Engineered Material Arresting System (EMA), foi construída na cabeceira da pista para dar mais segurança em caso de acidentes. “O problema dessa aeronave é que ela perdeu a reta com o estouro do pneu e saiu da reta da área de escape”, afirma.

continua após a publicidade

Segundo ele, a imagem chama a atenção pela proximidade com a avenida, mas no caso de um aeroporto no meio da área urbana não há como isso não acontecer. “Um aeroporto dentro da cidade vai ter sempre uma proximidade com o centro urbano”, afirma. “Havia reclamações sobre a área de escape e então foram colocadas as EMAs, que é projetada para absorver a velocidade de pouso das maiores aeronaves que pousam em Congonhas.”

Companhias aéreas

A Latam Airlines Brasil informou que os passageiros com voos domésticos com origem, conexão ou destino em Congonhas neste domingo têm “total flexibilidade de postergar ou cancelar suas viagens sem custo, podendo remarcar ou pedir o reembolso integral sem cobrança até 15 dias da data do seu voo original”. “Os passageiros que puderem optar por essa flexibilidade não devem se dirigir ao aeroporto. Essa flexibilização voluntária pode ser acessada por meio da nossa Central de Vendas e Serviços (4002-5700 nas capitais ou 0300-570- 5700 nas demais localidades do Brasil)”, disse a companhia em nota.

continua após a publicidade

Em comunicado, a Azul afirmou que os oito voos que tinham Congonhas como origem ou destino foram cancelados neste domingo. “A companhia ressalta que os Clientes receberam toda a assistência necessária da Azul, conforme prevê a resolução 400 da ANAC, e lamenta eventuais contratempos causados pela situação”, disse.

Segundo a GOL Linhas Aéreas, voos da companhia foram cancelados ou alternados para outros aeroportos. A empresa disse que está prestando assistência e pediu que os passageiros evitem ir ao Aeroporto de Congonhas. O telefone para informações é o 0800 704 0465.

continua após a publicidade

Aumento de capacidade

O Aeroporto de Congonhas poderá operar 44 movimentos de pouso e decolagem por hora a partir de 26 de março do próximo ano, ante o limite atual de 41 operações. A declaração da nova capacidade, formalizada pela estatal Infraero, que opera o terminal, foi publicada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Em agosto, Congonhas foi arrematado pela espanhola Aena no leilão da 7.ª rodada de concessões aeroportuárias, mas a administração do ativo ainda não foi repassada à empresa.

A expansão no aeroporto é debatida há tempos no segmento e, nos bastidores, é marcada por uma animosidade entre as empresas. O acréscimo de pousos e decolagens abre espaço para outras companhias, como a Azul, aumentarem suas operações no terminal, onde Gol e Latam são dominantes.

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) afirmou à época que a expansão só deveria ocorrer após “investimentos significativos” no terminal de passageiros do aeroporto. Para a Infraero, no entanto, os investimentos já feitos são suficientes para comportar a nova capacidade. Além de melhorias no terminal de passageiros, outros projetos são destacados por quem defende a ampliação, como a reforma da pista principal, concluída no fim de 2020, e o novo sistema e estrutura para voos internacionais de aviação executiva, que contou com R$ 222 milhões do governo federal.

Em agosto, a Justiça Federal negou uma liminar pedida em ação civil pública para que o leilão da concessão do aeroporto fosse adiado. A ação alegava a necessidade de tutela imediata devido a possíveis danos ambientais e do aumento de ruídos com a passagem da administração para o setor privado, uma vez que o edital prevê o crescimento de até 40% nas operações do aeroporto, que é cercado por bairros residenciais.

Em sua decisão, o juiz federal Caio José Bovino Greggio considerou que o certame foi previamente aprovado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que os estudos de impacto ambiental foram apresentados e que uma audiência pública foi realizada em 2021, ocasião em que a população pôde participar e ter acesso às decisões do projeto de concessão.

O juiz também afirma que o aumento de operações em Congonhas não é líquido e certo, mas uma variável prevista no projeto que pode ou não ser implantada pela concessionária. A expansão da capacidade do aeroporto pedida pela Infraero adicionaria de 3 a 4 movimentos por hora no terminal, que hoje opera com 32 a 33 pousos e decolagens por hora na aviação comercial. A decisão também considera os possíveis impactos econômicos para a União caso o leilão fosse suspenso.

No final de julho, como o Estadão mostrou, moradores de bairros vizinhos do Aeroporto de Congonhas têm se queixado de alta de ruídos de aviões nos últimos meses e temem que a concessão piore a situação em bairros antes já afetados pelo barulho, como o Jabaquara, e em locais onde o incômodo aumentou nos últimos meses, como Paraíso e Jardins.

Dados da Infraero, órgão que administra os aeroportos, apontam que as reclamações por ruído nos arredores do Aeroporto de Congonhas foram de 13, nos cinco últimos meses de 2021, para 816, de janeiro a maio – alta de 6.176%. Os moradores associam a situação a mudanças de rota de voos feitas pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) em maio do ano passado. Por outro lado, o órgão federal defende que o ruído geral diminuiu 15,18%, mas sem especificar se houve aumento em algumas regiões.

Um grupo formado por presidentes e membros de associações de bairros como Moema e Vila Mariana cobrou mais estudos antes da realização do leilão e pediu que as obrigações da concessionária vencedora sejam melhor delimitadas.

O grupo se diz ainda preocupado com os impactos ambientais e relata que os aviões têm passado mais próximos de áreas verdes, como o Parque Ibirapuera. “Nós somos a favor da concessão, que o desenvolvimento da cidade aconteça, mas de uma forma mais amigável com a população”, explicou o presidente da Associação dos Moradores e Amigos do Jardim Lusitânia (Sojal), Nelson Cury.

Um incidente com um jato executivo fechou a pista do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, no começo da tarde deste domingo, 9, e levou o caos ao segundo terminal mais movimentado do Brasil, com cancelamentos de voos e reflexos pelo País. O pneu do trem de pouso traseiro do Learjet 75 prefixo PP-MIX estourou após o pouso, a aeronave saiu da pista e foi parar rente ao limite, já ao lado da Avenida Washington Luís. Cinco pessoas estavam a bordo, mas não ficaram feridas, segundo informações da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). As operações do aeroporto só foram retomadas após as 22h.

Entre 13h32 e 22h30, 140 voos (67 chegadas e 73 partidas de Congonhas) foram cancelados, com reflexos em outros aeroportos do País. Ao menos 13 Estados e o Distrito Federal chegaram ser afetados. São eles: Bahia, Alagoas, Rio de Janeiro, Pernambuco, Goiás, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Santa Catarina e Ceará, além do interior de São Paulo. Confira a situação dos voos aqui.

A aeronave partiu de Foz do Iguaçu, às 12h15, com destino a Congonhas. O jato só foi removido da pista por volta das 22h, quase nove horas depois do incidente. Congonhas funcionaria até a 1h, segundo a Infraero - normalmente fecha às 23h.

Avião teve os pneus estourados durante o pouso no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Foto: Redes sociais/Reprodução

O Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa), ligado ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), apura as causas do incidente.

Com a pista fechada e o cancelamento de voos, o saguão do aeroporto e a sala de embarque ficaram lotados de passageiros.

Painel de voos cancelados no site da Infraero. Foto: Reprodução

Segurança da pista

De acordo com Bruno Libio, Diretor de Segurança do Sindicato Nacional dos Aeronautas, após a reforma realizada durante o período de pandemia a pista do aeroporto está mais segura e opera dentro de todas as especificações. Uma área de escape, chamada de Engineered Material Arresting System (EMA), foi construída na cabeceira da pista para dar mais segurança em caso de acidentes. “O problema dessa aeronave é que ela perdeu a reta com o estouro do pneu e saiu da reta da área de escape”, afirma.

Segundo ele, a imagem chama a atenção pela proximidade com a avenida, mas no caso de um aeroporto no meio da área urbana não há como isso não acontecer. “Um aeroporto dentro da cidade vai ter sempre uma proximidade com o centro urbano”, afirma. “Havia reclamações sobre a área de escape e então foram colocadas as EMAs, que é projetada para absorver a velocidade de pouso das maiores aeronaves que pousam em Congonhas.”

Companhias aéreas

A Latam Airlines Brasil informou que os passageiros com voos domésticos com origem, conexão ou destino em Congonhas neste domingo têm “total flexibilidade de postergar ou cancelar suas viagens sem custo, podendo remarcar ou pedir o reembolso integral sem cobrança até 15 dias da data do seu voo original”. “Os passageiros que puderem optar por essa flexibilidade não devem se dirigir ao aeroporto. Essa flexibilização voluntária pode ser acessada por meio da nossa Central de Vendas e Serviços (4002-5700 nas capitais ou 0300-570- 5700 nas demais localidades do Brasil)”, disse a companhia em nota.

Em comunicado, a Azul afirmou que os oito voos que tinham Congonhas como origem ou destino foram cancelados neste domingo. “A companhia ressalta que os Clientes receberam toda a assistência necessária da Azul, conforme prevê a resolução 400 da ANAC, e lamenta eventuais contratempos causados pela situação”, disse.

Segundo a GOL Linhas Aéreas, voos da companhia foram cancelados ou alternados para outros aeroportos. A empresa disse que está prestando assistência e pediu que os passageiros evitem ir ao Aeroporto de Congonhas. O telefone para informações é o 0800 704 0465.

Aumento de capacidade

O Aeroporto de Congonhas poderá operar 44 movimentos de pouso e decolagem por hora a partir de 26 de março do próximo ano, ante o limite atual de 41 operações. A declaração da nova capacidade, formalizada pela estatal Infraero, que opera o terminal, foi publicada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Em agosto, Congonhas foi arrematado pela espanhola Aena no leilão da 7.ª rodada de concessões aeroportuárias, mas a administração do ativo ainda não foi repassada à empresa.

A expansão no aeroporto é debatida há tempos no segmento e, nos bastidores, é marcada por uma animosidade entre as empresas. O acréscimo de pousos e decolagens abre espaço para outras companhias, como a Azul, aumentarem suas operações no terminal, onde Gol e Latam são dominantes.

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) afirmou à época que a expansão só deveria ocorrer após “investimentos significativos” no terminal de passageiros do aeroporto. Para a Infraero, no entanto, os investimentos já feitos são suficientes para comportar a nova capacidade. Além de melhorias no terminal de passageiros, outros projetos são destacados por quem defende a ampliação, como a reforma da pista principal, concluída no fim de 2020, e o novo sistema e estrutura para voos internacionais de aviação executiva, que contou com R$ 222 milhões do governo federal.

Em agosto, a Justiça Federal negou uma liminar pedida em ação civil pública para que o leilão da concessão do aeroporto fosse adiado. A ação alegava a necessidade de tutela imediata devido a possíveis danos ambientais e do aumento de ruídos com a passagem da administração para o setor privado, uma vez que o edital prevê o crescimento de até 40% nas operações do aeroporto, que é cercado por bairros residenciais.

Em sua decisão, o juiz federal Caio José Bovino Greggio considerou que o certame foi previamente aprovado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que os estudos de impacto ambiental foram apresentados e que uma audiência pública foi realizada em 2021, ocasião em que a população pôde participar e ter acesso às decisões do projeto de concessão.

O juiz também afirma que o aumento de operações em Congonhas não é líquido e certo, mas uma variável prevista no projeto que pode ou não ser implantada pela concessionária. A expansão da capacidade do aeroporto pedida pela Infraero adicionaria de 3 a 4 movimentos por hora no terminal, que hoje opera com 32 a 33 pousos e decolagens por hora na aviação comercial. A decisão também considera os possíveis impactos econômicos para a União caso o leilão fosse suspenso.

No final de julho, como o Estadão mostrou, moradores de bairros vizinhos do Aeroporto de Congonhas têm se queixado de alta de ruídos de aviões nos últimos meses e temem que a concessão piore a situação em bairros antes já afetados pelo barulho, como o Jabaquara, e em locais onde o incômodo aumentou nos últimos meses, como Paraíso e Jardins.

Dados da Infraero, órgão que administra os aeroportos, apontam que as reclamações por ruído nos arredores do Aeroporto de Congonhas foram de 13, nos cinco últimos meses de 2021, para 816, de janeiro a maio – alta de 6.176%. Os moradores associam a situação a mudanças de rota de voos feitas pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) em maio do ano passado. Por outro lado, o órgão federal defende que o ruído geral diminuiu 15,18%, mas sem especificar se houve aumento em algumas regiões.

Um grupo formado por presidentes e membros de associações de bairros como Moema e Vila Mariana cobrou mais estudos antes da realização do leilão e pediu que as obrigações da concessionária vencedora sejam melhor delimitadas.

O grupo se diz ainda preocupado com os impactos ambientais e relata que os aviões têm passado mais próximos de áreas verdes, como o Parque Ibirapuera. “Nós somos a favor da concessão, que o desenvolvimento da cidade aconteça, mas de uma forma mais amigável com a população”, explicou o presidente da Associação dos Moradores e Amigos do Jardim Lusitânia (Sojal), Nelson Cury.

Um incidente com um jato executivo fechou a pista do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, no começo da tarde deste domingo, 9, e levou o caos ao segundo terminal mais movimentado do Brasil, com cancelamentos de voos e reflexos pelo País. O pneu do trem de pouso traseiro do Learjet 75 prefixo PP-MIX estourou após o pouso, a aeronave saiu da pista e foi parar rente ao limite, já ao lado da Avenida Washington Luís. Cinco pessoas estavam a bordo, mas não ficaram feridas, segundo informações da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). As operações do aeroporto só foram retomadas após as 22h.

Entre 13h32 e 22h30, 140 voos (67 chegadas e 73 partidas de Congonhas) foram cancelados, com reflexos em outros aeroportos do País. Ao menos 13 Estados e o Distrito Federal chegaram ser afetados. São eles: Bahia, Alagoas, Rio de Janeiro, Pernambuco, Goiás, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Santa Catarina e Ceará, além do interior de São Paulo. Confira a situação dos voos aqui.

A aeronave partiu de Foz do Iguaçu, às 12h15, com destino a Congonhas. O jato só foi removido da pista por volta das 22h, quase nove horas depois do incidente. Congonhas funcionaria até a 1h, segundo a Infraero - normalmente fecha às 23h.

Avião teve os pneus estourados durante o pouso no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Foto: Redes sociais/Reprodução

O Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa), ligado ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), apura as causas do incidente.

Com a pista fechada e o cancelamento de voos, o saguão do aeroporto e a sala de embarque ficaram lotados de passageiros.

Painel de voos cancelados no site da Infraero. Foto: Reprodução

Segurança da pista

De acordo com Bruno Libio, Diretor de Segurança do Sindicato Nacional dos Aeronautas, após a reforma realizada durante o período de pandemia a pista do aeroporto está mais segura e opera dentro de todas as especificações. Uma área de escape, chamada de Engineered Material Arresting System (EMA), foi construída na cabeceira da pista para dar mais segurança em caso de acidentes. “O problema dessa aeronave é que ela perdeu a reta com o estouro do pneu e saiu da reta da área de escape”, afirma.

Segundo ele, a imagem chama a atenção pela proximidade com a avenida, mas no caso de um aeroporto no meio da área urbana não há como isso não acontecer. “Um aeroporto dentro da cidade vai ter sempre uma proximidade com o centro urbano”, afirma. “Havia reclamações sobre a área de escape e então foram colocadas as EMAs, que é projetada para absorver a velocidade de pouso das maiores aeronaves que pousam em Congonhas.”

Companhias aéreas

A Latam Airlines Brasil informou que os passageiros com voos domésticos com origem, conexão ou destino em Congonhas neste domingo têm “total flexibilidade de postergar ou cancelar suas viagens sem custo, podendo remarcar ou pedir o reembolso integral sem cobrança até 15 dias da data do seu voo original”. “Os passageiros que puderem optar por essa flexibilidade não devem se dirigir ao aeroporto. Essa flexibilização voluntária pode ser acessada por meio da nossa Central de Vendas e Serviços (4002-5700 nas capitais ou 0300-570- 5700 nas demais localidades do Brasil)”, disse a companhia em nota.

Em comunicado, a Azul afirmou que os oito voos que tinham Congonhas como origem ou destino foram cancelados neste domingo. “A companhia ressalta que os Clientes receberam toda a assistência necessária da Azul, conforme prevê a resolução 400 da ANAC, e lamenta eventuais contratempos causados pela situação”, disse.

Segundo a GOL Linhas Aéreas, voos da companhia foram cancelados ou alternados para outros aeroportos. A empresa disse que está prestando assistência e pediu que os passageiros evitem ir ao Aeroporto de Congonhas. O telefone para informações é o 0800 704 0465.

Aumento de capacidade

O Aeroporto de Congonhas poderá operar 44 movimentos de pouso e decolagem por hora a partir de 26 de março do próximo ano, ante o limite atual de 41 operações. A declaração da nova capacidade, formalizada pela estatal Infraero, que opera o terminal, foi publicada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Em agosto, Congonhas foi arrematado pela espanhola Aena no leilão da 7.ª rodada de concessões aeroportuárias, mas a administração do ativo ainda não foi repassada à empresa.

A expansão no aeroporto é debatida há tempos no segmento e, nos bastidores, é marcada por uma animosidade entre as empresas. O acréscimo de pousos e decolagens abre espaço para outras companhias, como a Azul, aumentarem suas operações no terminal, onde Gol e Latam são dominantes.

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) afirmou à época que a expansão só deveria ocorrer após “investimentos significativos” no terminal de passageiros do aeroporto. Para a Infraero, no entanto, os investimentos já feitos são suficientes para comportar a nova capacidade. Além de melhorias no terminal de passageiros, outros projetos são destacados por quem defende a ampliação, como a reforma da pista principal, concluída no fim de 2020, e o novo sistema e estrutura para voos internacionais de aviação executiva, que contou com R$ 222 milhões do governo federal.

Em agosto, a Justiça Federal negou uma liminar pedida em ação civil pública para que o leilão da concessão do aeroporto fosse adiado. A ação alegava a necessidade de tutela imediata devido a possíveis danos ambientais e do aumento de ruídos com a passagem da administração para o setor privado, uma vez que o edital prevê o crescimento de até 40% nas operações do aeroporto, que é cercado por bairros residenciais.

Em sua decisão, o juiz federal Caio José Bovino Greggio considerou que o certame foi previamente aprovado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que os estudos de impacto ambiental foram apresentados e que uma audiência pública foi realizada em 2021, ocasião em que a população pôde participar e ter acesso às decisões do projeto de concessão.

O juiz também afirma que o aumento de operações em Congonhas não é líquido e certo, mas uma variável prevista no projeto que pode ou não ser implantada pela concessionária. A expansão da capacidade do aeroporto pedida pela Infraero adicionaria de 3 a 4 movimentos por hora no terminal, que hoje opera com 32 a 33 pousos e decolagens por hora na aviação comercial. A decisão também considera os possíveis impactos econômicos para a União caso o leilão fosse suspenso.

No final de julho, como o Estadão mostrou, moradores de bairros vizinhos do Aeroporto de Congonhas têm se queixado de alta de ruídos de aviões nos últimos meses e temem que a concessão piore a situação em bairros antes já afetados pelo barulho, como o Jabaquara, e em locais onde o incômodo aumentou nos últimos meses, como Paraíso e Jardins.

Dados da Infraero, órgão que administra os aeroportos, apontam que as reclamações por ruído nos arredores do Aeroporto de Congonhas foram de 13, nos cinco últimos meses de 2021, para 816, de janeiro a maio – alta de 6.176%. Os moradores associam a situação a mudanças de rota de voos feitas pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) em maio do ano passado. Por outro lado, o órgão federal defende que o ruído geral diminuiu 15,18%, mas sem especificar se houve aumento em algumas regiões.

Um grupo formado por presidentes e membros de associações de bairros como Moema e Vila Mariana cobrou mais estudos antes da realização do leilão e pediu que as obrigações da concessionária vencedora sejam melhor delimitadas.

O grupo se diz ainda preocupado com os impactos ambientais e relata que os aviões têm passado mais próximos de áreas verdes, como o Parque Ibirapuera. “Nós somos a favor da concessão, que o desenvolvimento da cidade aconteça, mas de uma forma mais amigável com a população”, explicou o presidente da Associação dos Moradores e Amigos do Jardim Lusitânia (Sojal), Nelson Cury.

Um incidente com um jato executivo fechou a pista do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, no começo da tarde deste domingo, 9, e levou o caos ao segundo terminal mais movimentado do Brasil, com cancelamentos de voos e reflexos pelo País. O pneu do trem de pouso traseiro do Learjet 75 prefixo PP-MIX estourou após o pouso, a aeronave saiu da pista e foi parar rente ao limite, já ao lado da Avenida Washington Luís. Cinco pessoas estavam a bordo, mas não ficaram feridas, segundo informações da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). As operações do aeroporto só foram retomadas após as 22h.

Entre 13h32 e 22h30, 140 voos (67 chegadas e 73 partidas de Congonhas) foram cancelados, com reflexos em outros aeroportos do País. Ao menos 13 Estados e o Distrito Federal chegaram ser afetados. São eles: Bahia, Alagoas, Rio de Janeiro, Pernambuco, Goiás, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Santa Catarina e Ceará, além do interior de São Paulo. Confira a situação dos voos aqui.

A aeronave partiu de Foz do Iguaçu, às 12h15, com destino a Congonhas. O jato só foi removido da pista por volta das 22h, quase nove horas depois do incidente. Congonhas funcionaria até a 1h, segundo a Infraero - normalmente fecha às 23h.

Avião teve os pneus estourados durante o pouso no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Foto: Redes sociais/Reprodução

O Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa), ligado ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), apura as causas do incidente.

Com a pista fechada e o cancelamento de voos, o saguão do aeroporto e a sala de embarque ficaram lotados de passageiros.

Painel de voos cancelados no site da Infraero. Foto: Reprodução

Segurança da pista

De acordo com Bruno Libio, Diretor de Segurança do Sindicato Nacional dos Aeronautas, após a reforma realizada durante o período de pandemia a pista do aeroporto está mais segura e opera dentro de todas as especificações. Uma área de escape, chamada de Engineered Material Arresting System (EMA), foi construída na cabeceira da pista para dar mais segurança em caso de acidentes. “O problema dessa aeronave é que ela perdeu a reta com o estouro do pneu e saiu da reta da área de escape”, afirma.

Segundo ele, a imagem chama a atenção pela proximidade com a avenida, mas no caso de um aeroporto no meio da área urbana não há como isso não acontecer. “Um aeroporto dentro da cidade vai ter sempre uma proximidade com o centro urbano”, afirma. “Havia reclamações sobre a área de escape e então foram colocadas as EMAs, que é projetada para absorver a velocidade de pouso das maiores aeronaves que pousam em Congonhas.”

Companhias aéreas

A Latam Airlines Brasil informou que os passageiros com voos domésticos com origem, conexão ou destino em Congonhas neste domingo têm “total flexibilidade de postergar ou cancelar suas viagens sem custo, podendo remarcar ou pedir o reembolso integral sem cobrança até 15 dias da data do seu voo original”. “Os passageiros que puderem optar por essa flexibilidade não devem se dirigir ao aeroporto. Essa flexibilização voluntária pode ser acessada por meio da nossa Central de Vendas e Serviços (4002-5700 nas capitais ou 0300-570- 5700 nas demais localidades do Brasil)”, disse a companhia em nota.

Em comunicado, a Azul afirmou que os oito voos que tinham Congonhas como origem ou destino foram cancelados neste domingo. “A companhia ressalta que os Clientes receberam toda a assistência necessária da Azul, conforme prevê a resolução 400 da ANAC, e lamenta eventuais contratempos causados pela situação”, disse.

Segundo a GOL Linhas Aéreas, voos da companhia foram cancelados ou alternados para outros aeroportos. A empresa disse que está prestando assistência e pediu que os passageiros evitem ir ao Aeroporto de Congonhas. O telefone para informações é o 0800 704 0465.

Aumento de capacidade

O Aeroporto de Congonhas poderá operar 44 movimentos de pouso e decolagem por hora a partir de 26 de março do próximo ano, ante o limite atual de 41 operações. A declaração da nova capacidade, formalizada pela estatal Infraero, que opera o terminal, foi publicada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Em agosto, Congonhas foi arrematado pela espanhola Aena no leilão da 7.ª rodada de concessões aeroportuárias, mas a administração do ativo ainda não foi repassada à empresa.

A expansão no aeroporto é debatida há tempos no segmento e, nos bastidores, é marcada por uma animosidade entre as empresas. O acréscimo de pousos e decolagens abre espaço para outras companhias, como a Azul, aumentarem suas operações no terminal, onde Gol e Latam são dominantes.

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) afirmou à época que a expansão só deveria ocorrer após “investimentos significativos” no terminal de passageiros do aeroporto. Para a Infraero, no entanto, os investimentos já feitos são suficientes para comportar a nova capacidade. Além de melhorias no terminal de passageiros, outros projetos são destacados por quem defende a ampliação, como a reforma da pista principal, concluída no fim de 2020, e o novo sistema e estrutura para voos internacionais de aviação executiva, que contou com R$ 222 milhões do governo federal.

Em agosto, a Justiça Federal negou uma liminar pedida em ação civil pública para que o leilão da concessão do aeroporto fosse adiado. A ação alegava a necessidade de tutela imediata devido a possíveis danos ambientais e do aumento de ruídos com a passagem da administração para o setor privado, uma vez que o edital prevê o crescimento de até 40% nas operações do aeroporto, que é cercado por bairros residenciais.

Em sua decisão, o juiz federal Caio José Bovino Greggio considerou que o certame foi previamente aprovado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que os estudos de impacto ambiental foram apresentados e que uma audiência pública foi realizada em 2021, ocasião em que a população pôde participar e ter acesso às decisões do projeto de concessão.

O juiz também afirma que o aumento de operações em Congonhas não é líquido e certo, mas uma variável prevista no projeto que pode ou não ser implantada pela concessionária. A expansão da capacidade do aeroporto pedida pela Infraero adicionaria de 3 a 4 movimentos por hora no terminal, que hoje opera com 32 a 33 pousos e decolagens por hora na aviação comercial. A decisão também considera os possíveis impactos econômicos para a União caso o leilão fosse suspenso.

No final de julho, como o Estadão mostrou, moradores de bairros vizinhos do Aeroporto de Congonhas têm se queixado de alta de ruídos de aviões nos últimos meses e temem que a concessão piore a situação em bairros antes já afetados pelo barulho, como o Jabaquara, e em locais onde o incômodo aumentou nos últimos meses, como Paraíso e Jardins.

Dados da Infraero, órgão que administra os aeroportos, apontam que as reclamações por ruído nos arredores do Aeroporto de Congonhas foram de 13, nos cinco últimos meses de 2021, para 816, de janeiro a maio – alta de 6.176%. Os moradores associam a situação a mudanças de rota de voos feitas pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) em maio do ano passado. Por outro lado, o órgão federal defende que o ruído geral diminuiu 15,18%, mas sem especificar se houve aumento em algumas regiões.

Um grupo formado por presidentes e membros de associações de bairros como Moema e Vila Mariana cobrou mais estudos antes da realização do leilão e pediu que as obrigações da concessionária vencedora sejam melhor delimitadas.

O grupo se diz ainda preocupado com os impactos ambientais e relata que os aviões têm passado mais próximos de áreas verdes, como o Parque Ibirapuera. “Nós somos a favor da concessão, que o desenvolvimento da cidade aconteça, mas de uma forma mais amigável com a população”, explicou o presidente da Associação dos Moradores e Amigos do Jardim Lusitânia (Sojal), Nelson Cury.

Atualizamos nossa política de cookies

Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.