Apagão em SP: 200 mil imóveis seguem sem luz na capital e região metropolitana


Estado paulista registra a oitava morte, de acordo com o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil; falta de energia também provoca desabastecimento de água; serviços estão previstos para serem normalizados nesta terça-feira

Por Renata Okumura
Atualização:

Ao menos 200 mil endereços ainda permanecem sem energia elétrica em 24 municípios da região metropolitana de São Paulo, incluindo a capital paulista, atendidos pela Enel Distribuição São Paulo. O balanço foi divulgado pela concessionária na manhã de terça-feira, 7, quatro dias após as fortes chuvas e ventania que atingiram a região. Além da falta de luz e energia, as fortes chuvas já causaram oito mortes. O último óbito foi confirmado na segunda-feira, 6, e divulgado nesta terça-feira. Veja a lista abaixo.

Alguns pontos seguem com as atividades prejudicadas, a exemplo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), que anunciou a suspensão,nesta terça-feira, das atividades acadêmicas regulares, assim como eventos presenciais no câmpus de Perdizes, zona oeste.

“A Enel colocou quase 3 mil profissionais nas ruas que seguem trabalhando 24 horas por dia para agilizar os atendimentos e normalizar o fornecimento para quase a totalidade dos clientes até esta terça-feira, conforme anunciado em reunião com o prefeito de São Paulo”, disse a companhia. A previsão é que o serviço seja totalmente restabelecido até a noite desta terça-feira.

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Sobe o número de mortes provocadas pelas fortes chuvas

Nesta terça-feira, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil do Estado confirmaram oito mortes em decorrência das fortes chuvas no Estado de São Paulo. As Defesas Civis estadual e municipais e o Corpo de Bombeiros registraram mais de dois mil chamados em ocorrências em 40 cidades. Até o momento, não há previsão de novas tempestades e vendavais para os próximos dias.

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Veja lista atualizada nesta terça-feira com o número de mortos:

  • 2 pessoas morreram em São Paulo (zona leste): queda de árvore sobre veículo;
  • 1 pessoa faleceu em Osasco: queda de árvore sobre muro que atinge veículo;
  • 1 pessoa morreu em Santo André: queda de parede do 18º andar de prédio em construção;
  • 1 pessoa faleceu em Limeira: queda de muro sobre pessoa;
  • 1 pessoa morreu em Suzano: queda de árvore sobre pessoa;
  • 1 pessoa morreu em Ilhabela: naufrágio de embarcação;
  • A última morte foi confirmada na segunda-feira, de uma pessoa que foi atingida por uma árvore na sexta-feira, em Ibiúna, estava internada e não resistiu.
Bombeiros realizam retirada de árvore que caiu na esquina das ruas Rouxinol e Gaivota, em Moema, devido ao vendaval que aconteceu em São Paulo na última sexta-feira, 3. Foto: Felipe Iruata/Estadão
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Na capital paulista, funcionários da limpeza, agentes das subprefeituras e equipes de iluminação pública e de reparos em semáforos continuam nas ruas para restabelecer a normalidade na capital paulista.

Os consumidores podem pedir indenizações caso tenham tido prejuízo com a falta de energia. O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) também disse que as concessionárias e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vão estudar, em prazo de até 30 dias, a implementação de um plano especial de atendimento a clientes residenciais e comerciais que tiveram prejuízos pelo período prolongado sem energia.

Tarcísio afirmou ainda que estuda criar um projeto de lei para facilitar o manejo de árvores nas cidades do Estado. “O grande vilão desse episódio foi a questão arbórea, foi questão da quantidade de árvores que, por falta de manejo adequado, acabaram caindo sobre a rede. Então, a gente precisa de um plano conjunto de manuseio arbóreo”, disse o governador.

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Veja nota na íntegra divulgada pela Enel na manhã desta terça-feira:

A Enel Distribuição São Paulo informa que restabeleceu a energia para mais de 90% dos clientes que tiveram o fornecimento impactado após o vendaval da última sexta-feira. Até o momento, cerca de 1,9 milhão de clientes tiveram o serviço normalizado, de um total de 2,1 milhões afetados na tempestade. O vendaval que atingiu a área de concessão no dia 3 de novembro foi o mais forte dos últimos anos e provocou danos severos na rede de distribuição. A companhia colocou quase 3 mil profissionais nas ruas que seguem trabalhando 24 horas por dia para agilizar os atendimentos e normalizar o fornecimento para quase a totalidade dos clientes até esta terça-feira, 7, conforme anunciado em reunião com o prefeito de São Paulo. Devido à complexidade do trabalho para reconstrução da rede atingida por queda de árvores de grande porte e galhos, a recuperação ocorre de forma gradual. Em atuação conjunta com Corpo de Bombeiros, Prefeitura e outras autoridades, a companhia tem priorizado os casos mais críticos, como serviços essenciais. A Enel São Paulo seguirá com a mobilização total dos profissionais e reforço em várias frentes, como call center e operação de campo. A companhia orienta que os clientes acessem os canais digitais da companhia para abrir chamado de falta de luz, por meio do app Enel São Paulo e agência virtual do site.

Temporal em São Paulo: chuva provoca queda de energia e derruba árvores na capital

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Para falar com a Enel

O consumidor pode entrar em contato com a Central de Relacionamento da Enel São Paulo pelo 0800 72 72 120. Também pode falar com a central de emergência pelo 0800 72 72 196. Para pessoas com deficiência auditiva, o telefone é o 0800 77 28 626. Salve também a ‘Elena’ nos contatos (21 99601-9608), assim é possível conseguir realizar serviços. Ela consegue ajudar a registrar falta de luz, solicitar segunda via, consultar débitos, solicitar ressarcimento e também tirar dúvidas sobre outros serviços.

Ouvidoria da Enel São Paulo

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Este é um canal de relacionamento para solucionar ou responder reclamações que a pessoa ainda não conseguiu resolver pelos outros canais de atendimento.

  • Por teleatendimento: 0800 72 73 110 (atendimento em dias úteis, das 8 horas às 18 horas).
  • Por carta: enviar em envelope fechado mencionando ‘Ouvidoria’ para o endereço: Avenida das Nações Unidas, 14401, Conjunto 1 ao 4, Torre B1, 17º andar, Vila Gertrudes, São Paulo-SP, CEP: 04794-00.

Falta de energia prejudica abastecimento de água

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) afirma que, com o processo de restabelecimento da energia elétrica em pontos da capital e região metropolitana de São Paulo, o abastecimento de água segue em recuperação em pontos mais críticos nesta manhã de terça-feira. A companhia reforça a necessidade de uso consciente.

Neste momento, existem pontos sem energia afetando principalmente o abastecimento em trechos isolados das seguintes localidades: Cotia, Caucaia do Alto, Jandira, Vargem Grande Paulista e Pirapora do Bom Jesus.

Em Osasco, os reservatórios estão em recuperação.

“A companhia continua trabalhando de forma emergencial para abastecimento dos locais críticos com caminhões-tanque. A Sabesp agradece o apoio da população e recomenda que os clientes priorizem o uso da água para higiene e alimentação até que o abastecimento esteja normalizado”, disse em nota.

Casos de emergência serão atendidos pelo 0800 055 0195.

Ao menos 200 mil endereços ainda permanecem sem energia elétrica em 24 municípios da região metropolitana de São Paulo, incluindo a capital paulista, atendidos pela Enel Distribuição São Paulo. O balanço foi divulgado pela concessionária na manhã de terça-feira, 7, quatro dias após as fortes chuvas e ventania que atingiram a região. Além da falta de luz e energia, as fortes chuvas já causaram oito mortes. O último óbito foi confirmado na segunda-feira, 6, e divulgado nesta terça-feira. Veja a lista abaixo.

Alguns pontos seguem com as atividades prejudicadas, a exemplo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), que anunciou a suspensão,nesta terça-feira, das atividades acadêmicas regulares, assim como eventos presenciais no câmpus de Perdizes, zona oeste.

“A Enel colocou quase 3 mil profissionais nas ruas que seguem trabalhando 24 horas por dia para agilizar os atendimentos e normalizar o fornecimento para quase a totalidade dos clientes até esta terça-feira, conforme anunciado em reunião com o prefeito de São Paulo”, disse a companhia. A previsão é que o serviço seja totalmente restabelecido até a noite desta terça-feira.

Sobe o número de mortes provocadas pelas fortes chuvas

Nesta terça-feira, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil do Estado confirmaram oito mortes em decorrência das fortes chuvas no Estado de São Paulo. As Defesas Civis estadual e municipais e o Corpo de Bombeiros registraram mais de dois mil chamados em ocorrências em 40 cidades. Até o momento, não há previsão de novas tempestades e vendavais para os próximos dias.

Veja lista atualizada nesta terça-feira com o número de mortos:

  • 2 pessoas morreram em São Paulo (zona leste): queda de árvore sobre veículo;
  • 1 pessoa faleceu em Osasco: queda de árvore sobre muro que atinge veículo;
  • 1 pessoa morreu em Santo André: queda de parede do 18º andar de prédio em construção;
  • 1 pessoa faleceu em Limeira: queda de muro sobre pessoa;
  • 1 pessoa morreu em Suzano: queda de árvore sobre pessoa;
  • 1 pessoa morreu em Ilhabela: naufrágio de embarcação;
  • A última morte foi confirmada na segunda-feira, de uma pessoa que foi atingida por uma árvore na sexta-feira, em Ibiúna, estava internada e não resistiu.
Bombeiros realizam retirada de árvore que caiu na esquina das ruas Rouxinol e Gaivota, em Moema, devido ao vendaval que aconteceu em São Paulo na última sexta-feira, 3. Foto: Felipe Iruata/Estadão

Na capital paulista, funcionários da limpeza, agentes das subprefeituras e equipes de iluminação pública e de reparos em semáforos continuam nas ruas para restabelecer a normalidade na capital paulista.

Os consumidores podem pedir indenizações caso tenham tido prejuízo com a falta de energia. O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) também disse que as concessionárias e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vão estudar, em prazo de até 30 dias, a implementação de um plano especial de atendimento a clientes residenciais e comerciais que tiveram prejuízos pelo período prolongado sem energia.

Tarcísio afirmou ainda que estuda criar um projeto de lei para facilitar o manejo de árvores nas cidades do Estado. “O grande vilão desse episódio foi a questão arbórea, foi questão da quantidade de árvores que, por falta de manejo adequado, acabaram caindo sobre a rede. Então, a gente precisa de um plano conjunto de manuseio arbóreo”, disse o governador.

Veja nota na íntegra divulgada pela Enel na manhã desta terça-feira:

A Enel Distribuição São Paulo informa que restabeleceu a energia para mais de 90% dos clientes que tiveram o fornecimento impactado após o vendaval da última sexta-feira. Até o momento, cerca de 1,9 milhão de clientes tiveram o serviço normalizado, de um total de 2,1 milhões afetados na tempestade. O vendaval que atingiu a área de concessão no dia 3 de novembro foi o mais forte dos últimos anos e provocou danos severos na rede de distribuição. A companhia colocou quase 3 mil profissionais nas ruas que seguem trabalhando 24 horas por dia para agilizar os atendimentos e normalizar o fornecimento para quase a totalidade dos clientes até esta terça-feira, 7, conforme anunciado em reunião com o prefeito de São Paulo. Devido à complexidade do trabalho para reconstrução da rede atingida por queda de árvores de grande porte e galhos, a recuperação ocorre de forma gradual. Em atuação conjunta com Corpo de Bombeiros, Prefeitura e outras autoridades, a companhia tem priorizado os casos mais críticos, como serviços essenciais. A Enel São Paulo seguirá com a mobilização total dos profissionais e reforço em várias frentes, como call center e operação de campo. A companhia orienta que os clientes acessem os canais digitais da companhia para abrir chamado de falta de luz, por meio do app Enel São Paulo e agência virtual do site.

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O consumidor pode entrar em contato com a Central de Relacionamento da Enel São Paulo pelo 0800 72 72 120. Também pode falar com a central de emergência pelo 0800 72 72 196. Para pessoas com deficiência auditiva, o telefone é o 0800 77 28 626. Salve também a ‘Elena’ nos contatos (21 99601-9608), assim é possível conseguir realizar serviços. Ela consegue ajudar a registrar falta de luz, solicitar segunda via, consultar débitos, solicitar ressarcimento e também tirar dúvidas sobre outros serviços.

Ouvidoria da Enel São Paulo

Este é um canal de relacionamento para solucionar ou responder reclamações que a pessoa ainda não conseguiu resolver pelos outros canais de atendimento.

  • Por teleatendimento: 0800 72 73 110 (atendimento em dias úteis, das 8 horas às 18 horas).
  • Por carta: enviar em envelope fechado mencionando ‘Ouvidoria’ para o endereço: Avenida das Nações Unidas, 14401, Conjunto 1 ao 4, Torre B1, 17º andar, Vila Gertrudes, São Paulo-SP, CEP: 04794-00.

Falta de energia prejudica abastecimento de água

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) afirma que, com o processo de restabelecimento da energia elétrica em pontos da capital e região metropolitana de São Paulo, o abastecimento de água segue em recuperação em pontos mais críticos nesta manhã de terça-feira. A companhia reforça a necessidade de uso consciente.

Neste momento, existem pontos sem energia afetando principalmente o abastecimento em trechos isolados das seguintes localidades: Cotia, Caucaia do Alto, Jandira, Vargem Grande Paulista e Pirapora do Bom Jesus.

Em Osasco, os reservatórios estão em recuperação.

“A companhia continua trabalhando de forma emergencial para abastecimento dos locais críticos com caminhões-tanque. A Sabesp agradece o apoio da população e recomenda que os clientes priorizem o uso da água para higiene e alimentação até que o abastecimento esteja normalizado”, disse em nota.

Casos de emergência serão atendidos pelo 0800 055 0195.

Ao menos 200 mil endereços ainda permanecem sem energia elétrica em 24 municípios da região metropolitana de São Paulo, incluindo a capital paulista, atendidos pela Enel Distribuição São Paulo. O balanço foi divulgado pela concessionária na manhã de terça-feira, 7, quatro dias após as fortes chuvas e ventania que atingiram a região. Além da falta de luz e energia, as fortes chuvas já causaram oito mortes. O último óbito foi confirmado na segunda-feira, 6, e divulgado nesta terça-feira. Veja a lista abaixo.

Alguns pontos seguem com as atividades prejudicadas, a exemplo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), que anunciou a suspensão,nesta terça-feira, das atividades acadêmicas regulares, assim como eventos presenciais no câmpus de Perdizes, zona oeste.

“A Enel colocou quase 3 mil profissionais nas ruas que seguem trabalhando 24 horas por dia para agilizar os atendimentos e normalizar o fornecimento para quase a totalidade dos clientes até esta terça-feira, conforme anunciado em reunião com o prefeito de São Paulo”, disse a companhia. A previsão é que o serviço seja totalmente restabelecido até a noite desta terça-feira.

Sobe o número de mortes provocadas pelas fortes chuvas

Nesta terça-feira, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil do Estado confirmaram oito mortes em decorrência das fortes chuvas no Estado de São Paulo. As Defesas Civis estadual e municipais e o Corpo de Bombeiros registraram mais de dois mil chamados em ocorrências em 40 cidades. Até o momento, não há previsão de novas tempestades e vendavais para os próximos dias.

Veja lista atualizada nesta terça-feira com o número de mortos:

  • 2 pessoas morreram em São Paulo (zona leste): queda de árvore sobre veículo;
  • 1 pessoa faleceu em Osasco: queda de árvore sobre muro que atinge veículo;
  • 1 pessoa morreu em Santo André: queda de parede do 18º andar de prédio em construção;
  • 1 pessoa faleceu em Limeira: queda de muro sobre pessoa;
  • 1 pessoa morreu em Suzano: queda de árvore sobre pessoa;
  • 1 pessoa morreu em Ilhabela: naufrágio de embarcação;
  • A última morte foi confirmada na segunda-feira, de uma pessoa que foi atingida por uma árvore na sexta-feira, em Ibiúna, estava internada e não resistiu.
Bombeiros realizam retirada de árvore que caiu na esquina das ruas Rouxinol e Gaivota, em Moema, devido ao vendaval que aconteceu em São Paulo na última sexta-feira, 3. Foto: Felipe Iruata/Estadão

Na capital paulista, funcionários da limpeza, agentes das subprefeituras e equipes de iluminação pública e de reparos em semáforos continuam nas ruas para restabelecer a normalidade na capital paulista.

Os consumidores podem pedir indenizações caso tenham tido prejuízo com a falta de energia. O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) também disse que as concessionárias e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vão estudar, em prazo de até 30 dias, a implementação de um plano especial de atendimento a clientes residenciais e comerciais que tiveram prejuízos pelo período prolongado sem energia.

Tarcísio afirmou ainda que estuda criar um projeto de lei para facilitar o manejo de árvores nas cidades do Estado. “O grande vilão desse episódio foi a questão arbórea, foi questão da quantidade de árvores que, por falta de manejo adequado, acabaram caindo sobre a rede. Então, a gente precisa de um plano conjunto de manuseio arbóreo”, disse o governador.

Veja nota na íntegra divulgada pela Enel na manhã desta terça-feira:

A Enel Distribuição São Paulo informa que restabeleceu a energia para mais de 90% dos clientes que tiveram o fornecimento impactado após o vendaval da última sexta-feira. Até o momento, cerca de 1,9 milhão de clientes tiveram o serviço normalizado, de um total de 2,1 milhões afetados na tempestade. O vendaval que atingiu a área de concessão no dia 3 de novembro foi o mais forte dos últimos anos e provocou danos severos na rede de distribuição. A companhia colocou quase 3 mil profissionais nas ruas que seguem trabalhando 24 horas por dia para agilizar os atendimentos e normalizar o fornecimento para quase a totalidade dos clientes até esta terça-feira, 7, conforme anunciado em reunião com o prefeito de São Paulo. Devido à complexidade do trabalho para reconstrução da rede atingida por queda de árvores de grande porte e galhos, a recuperação ocorre de forma gradual. Em atuação conjunta com Corpo de Bombeiros, Prefeitura e outras autoridades, a companhia tem priorizado os casos mais críticos, como serviços essenciais. A Enel São Paulo seguirá com a mobilização total dos profissionais e reforço em várias frentes, como call center e operação de campo. A companhia orienta que os clientes acessem os canais digitais da companhia para abrir chamado de falta de luz, por meio do app Enel São Paulo e agência virtual do site.

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Para falar com a Enel

O consumidor pode entrar em contato com a Central de Relacionamento da Enel São Paulo pelo 0800 72 72 120. Também pode falar com a central de emergência pelo 0800 72 72 196. Para pessoas com deficiência auditiva, o telefone é o 0800 77 28 626. Salve também a ‘Elena’ nos contatos (21 99601-9608), assim é possível conseguir realizar serviços. Ela consegue ajudar a registrar falta de luz, solicitar segunda via, consultar débitos, solicitar ressarcimento e também tirar dúvidas sobre outros serviços.

Ouvidoria da Enel São Paulo

Este é um canal de relacionamento para solucionar ou responder reclamações que a pessoa ainda não conseguiu resolver pelos outros canais de atendimento.

  • Por teleatendimento: 0800 72 73 110 (atendimento em dias úteis, das 8 horas às 18 horas).
  • Por carta: enviar em envelope fechado mencionando ‘Ouvidoria’ para o endereço: Avenida das Nações Unidas, 14401, Conjunto 1 ao 4, Torre B1, 17º andar, Vila Gertrudes, São Paulo-SP, CEP: 04794-00.

Falta de energia prejudica abastecimento de água

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) afirma que, com o processo de restabelecimento da energia elétrica em pontos da capital e região metropolitana de São Paulo, o abastecimento de água segue em recuperação em pontos mais críticos nesta manhã de terça-feira. A companhia reforça a necessidade de uso consciente.

Neste momento, existem pontos sem energia afetando principalmente o abastecimento em trechos isolados das seguintes localidades: Cotia, Caucaia do Alto, Jandira, Vargem Grande Paulista e Pirapora do Bom Jesus.

Em Osasco, os reservatórios estão em recuperação.

“A companhia continua trabalhando de forma emergencial para abastecimento dos locais críticos com caminhões-tanque. A Sabesp agradece o apoio da população e recomenda que os clientes priorizem o uso da água para higiene e alimentação até que o abastecimento esteja normalizado”, disse em nota.

Casos de emergência serão atendidos pelo 0800 055 0195.

Ao menos 200 mil endereços ainda permanecem sem energia elétrica em 24 municípios da região metropolitana de São Paulo, incluindo a capital paulista, atendidos pela Enel Distribuição São Paulo. O balanço foi divulgado pela concessionária na manhã de terça-feira, 7, quatro dias após as fortes chuvas e ventania que atingiram a região. Além da falta de luz e energia, as fortes chuvas já causaram oito mortes. O último óbito foi confirmado na segunda-feira, 6, e divulgado nesta terça-feira. Veja a lista abaixo.

Alguns pontos seguem com as atividades prejudicadas, a exemplo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), que anunciou a suspensão,nesta terça-feira, das atividades acadêmicas regulares, assim como eventos presenciais no câmpus de Perdizes, zona oeste.

“A Enel colocou quase 3 mil profissionais nas ruas que seguem trabalhando 24 horas por dia para agilizar os atendimentos e normalizar o fornecimento para quase a totalidade dos clientes até esta terça-feira, conforme anunciado em reunião com o prefeito de São Paulo”, disse a companhia. A previsão é que o serviço seja totalmente restabelecido até a noite desta terça-feira.

Sobe o número de mortes provocadas pelas fortes chuvas

Nesta terça-feira, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil do Estado confirmaram oito mortes em decorrência das fortes chuvas no Estado de São Paulo. As Defesas Civis estadual e municipais e o Corpo de Bombeiros registraram mais de dois mil chamados em ocorrências em 40 cidades. Até o momento, não há previsão de novas tempestades e vendavais para os próximos dias.

Veja lista atualizada nesta terça-feira com o número de mortos:

  • 2 pessoas morreram em São Paulo (zona leste): queda de árvore sobre veículo;
  • 1 pessoa faleceu em Osasco: queda de árvore sobre muro que atinge veículo;
  • 1 pessoa morreu em Santo André: queda de parede do 18º andar de prédio em construção;
  • 1 pessoa faleceu em Limeira: queda de muro sobre pessoa;
  • 1 pessoa morreu em Suzano: queda de árvore sobre pessoa;
  • 1 pessoa morreu em Ilhabela: naufrágio de embarcação;
  • A última morte foi confirmada na segunda-feira, de uma pessoa que foi atingida por uma árvore na sexta-feira, em Ibiúna, estava internada e não resistiu.
Bombeiros realizam retirada de árvore que caiu na esquina das ruas Rouxinol e Gaivota, em Moema, devido ao vendaval que aconteceu em São Paulo na última sexta-feira, 3. Foto: Felipe Iruata/Estadão

Na capital paulista, funcionários da limpeza, agentes das subprefeituras e equipes de iluminação pública e de reparos em semáforos continuam nas ruas para restabelecer a normalidade na capital paulista.

Os consumidores podem pedir indenizações caso tenham tido prejuízo com a falta de energia. O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) também disse que as concessionárias e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vão estudar, em prazo de até 30 dias, a implementação de um plano especial de atendimento a clientes residenciais e comerciais que tiveram prejuízos pelo período prolongado sem energia.

Tarcísio afirmou ainda que estuda criar um projeto de lei para facilitar o manejo de árvores nas cidades do Estado. “O grande vilão desse episódio foi a questão arbórea, foi questão da quantidade de árvores que, por falta de manejo adequado, acabaram caindo sobre a rede. Então, a gente precisa de um plano conjunto de manuseio arbóreo”, disse o governador.

Veja nota na íntegra divulgada pela Enel na manhã desta terça-feira:

A Enel Distribuição São Paulo informa que restabeleceu a energia para mais de 90% dos clientes que tiveram o fornecimento impactado após o vendaval da última sexta-feira. Até o momento, cerca de 1,9 milhão de clientes tiveram o serviço normalizado, de um total de 2,1 milhões afetados na tempestade. O vendaval que atingiu a área de concessão no dia 3 de novembro foi o mais forte dos últimos anos e provocou danos severos na rede de distribuição. A companhia colocou quase 3 mil profissionais nas ruas que seguem trabalhando 24 horas por dia para agilizar os atendimentos e normalizar o fornecimento para quase a totalidade dos clientes até esta terça-feira, 7, conforme anunciado em reunião com o prefeito de São Paulo. Devido à complexidade do trabalho para reconstrução da rede atingida por queda de árvores de grande porte e galhos, a recuperação ocorre de forma gradual. Em atuação conjunta com Corpo de Bombeiros, Prefeitura e outras autoridades, a companhia tem priorizado os casos mais críticos, como serviços essenciais. A Enel São Paulo seguirá com a mobilização total dos profissionais e reforço em várias frentes, como call center e operação de campo. A companhia orienta que os clientes acessem os canais digitais da companhia para abrir chamado de falta de luz, por meio do app Enel São Paulo e agência virtual do site.

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O consumidor pode entrar em contato com a Central de Relacionamento da Enel São Paulo pelo 0800 72 72 120. Também pode falar com a central de emergência pelo 0800 72 72 196. Para pessoas com deficiência auditiva, o telefone é o 0800 77 28 626. Salve também a ‘Elena’ nos contatos (21 99601-9608), assim é possível conseguir realizar serviços. Ela consegue ajudar a registrar falta de luz, solicitar segunda via, consultar débitos, solicitar ressarcimento e também tirar dúvidas sobre outros serviços.

Ouvidoria da Enel São Paulo

Este é um canal de relacionamento para solucionar ou responder reclamações que a pessoa ainda não conseguiu resolver pelos outros canais de atendimento.

  • Por teleatendimento: 0800 72 73 110 (atendimento em dias úteis, das 8 horas às 18 horas).
  • Por carta: enviar em envelope fechado mencionando ‘Ouvidoria’ para o endereço: Avenida das Nações Unidas, 14401, Conjunto 1 ao 4, Torre B1, 17º andar, Vila Gertrudes, São Paulo-SP, CEP: 04794-00.

Falta de energia prejudica abastecimento de água

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) afirma que, com o processo de restabelecimento da energia elétrica em pontos da capital e região metropolitana de São Paulo, o abastecimento de água segue em recuperação em pontos mais críticos nesta manhã de terça-feira. A companhia reforça a necessidade de uso consciente.

Neste momento, existem pontos sem energia afetando principalmente o abastecimento em trechos isolados das seguintes localidades: Cotia, Caucaia do Alto, Jandira, Vargem Grande Paulista e Pirapora do Bom Jesus.

Em Osasco, os reservatórios estão em recuperação.

“A companhia continua trabalhando de forma emergencial para abastecimento dos locais críticos com caminhões-tanque. A Sabesp agradece o apoio da população e recomenda que os clientes priorizem o uso da água para higiene e alimentação até que o abastecimento esteja normalizado”, disse em nota.

Casos de emergência serão atendidos pelo 0800 055 0195.

Ao menos 200 mil endereços ainda permanecem sem energia elétrica em 24 municípios da região metropolitana de São Paulo, incluindo a capital paulista, atendidos pela Enel Distribuição São Paulo. O balanço foi divulgado pela concessionária na manhã de terça-feira, 7, quatro dias após as fortes chuvas e ventania que atingiram a região. Além da falta de luz e energia, as fortes chuvas já causaram oito mortes. O último óbito foi confirmado na segunda-feira, 6, e divulgado nesta terça-feira. Veja a lista abaixo.

Alguns pontos seguem com as atividades prejudicadas, a exemplo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), que anunciou a suspensão,nesta terça-feira, das atividades acadêmicas regulares, assim como eventos presenciais no câmpus de Perdizes, zona oeste.

“A Enel colocou quase 3 mil profissionais nas ruas que seguem trabalhando 24 horas por dia para agilizar os atendimentos e normalizar o fornecimento para quase a totalidade dos clientes até esta terça-feira, conforme anunciado em reunião com o prefeito de São Paulo”, disse a companhia. A previsão é que o serviço seja totalmente restabelecido até a noite desta terça-feira.

Sobe o número de mortes provocadas pelas fortes chuvas

Nesta terça-feira, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil do Estado confirmaram oito mortes em decorrência das fortes chuvas no Estado de São Paulo. As Defesas Civis estadual e municipais e o Corpo de Bombeiros registraram mais de dois mil chamados em ocorrências em 40 cidades. Até o momento, não há previsão de novas tempestades e vendavais para os próximos dias.

Veja lista atualizada nesta terça-feira com o número de mortos:

  • 2 pessoas morreram em São Paulo (zona leste): queda de árvore sobre veículo;
  • 1 pessoa faleceu em Osasco: queda de árvore sobre muro que atinge veículo;
  • 1 pessoa morreu em Santo André: queda de parede do 18º andar de prédio em construção;
  • 1 pessoa faleceu em Limeira: queda de muro sobre pessoa;
  • 1 pessoa morreu em Suzano: queda de árvore sobre pessoa;
  • 1 pessoa morreu em Ilhabela: naufrágio de embarcação;
  • A última morte foi confirmada na segunda-feira, de uma pessoa que foi atingida por uma árvore na sexta-feira, em Ibiúna, estava internada e não resistiu.
Bombeiros realizam retirada de árvore que caiu na esquina das ruas Rouxinol e Gaivota, em Moema, devido ao vendaval que aconteceu em São Paulo na última sexta-feira, 3. Foto: Felipe Iruata/Estadão

Na capital paulista, funcionários da limpeza, agentes das subprefeituras e equipes de iluminação pública e de reparos em semáforos continuam nas ruas para restabelecer a normalidade na capital paulista.

Os consumidores podem pedir indenizações caso tenham tido prejuízo com a falta de energia. O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) também disse que as concessionárias e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vão estudar, em prazo de até 30 dias, a implementação de um plano especial de atendimento a clientes residenciais e comerciais que tiveram prejuízos pelo período prolongado sem energia.

Tarcísio afirmou ainda que estuda criar um projeto de lei para facilitar o manejo de árvores nas cidades do Estado. “O grande vilão desse episódio foi a questão arbórea, foi questão da quantidade de árvores que, por falta de manejo adequado, acabaram caindo sobre a rede. Então, a gente precisa de um plano conjunto de manuseio arbóreo”, disse o governador.

Veja nota na íntegra divulgada pela Enel na manhã desta terça-feira:

A Enel Distribuição São Paulo informa que restabeleceu a energia para mais de 90% dos clientes que tiveram o fornecimento impactado após o vendaval da última sexta-feira. Até o momento, cerca de 1,9 milhão de clientes tiveram o serviço normalizado, de um total de 2,1 milhões afetados na tempestade. O vendaval que atingiu a área de concessão no dia 3 de novembro foi o mais forte dos últimos anos e provocou danos severos na rede de distribuição. A companhia colocou quase 3 mil profissionais nas ruas que seguem trabalhando 24 horas por dia para agilizar os atendimentos e normalizar o fornecimento para quase a totalidade dos clientes até esta terça-feira, 7, conforme anunciado em reunião com o prefeito de São Paulo. Devido à complexidade do trabalho para reconstrução da rede atingida por queda de árvores de grande porte e galhos, a recuperação ocorre de forma gradual. Em atuação conjunta com Corpo de Bombeiros, Prefeitura e outras autoridades, a companhia tem priorizado os casos mais críticos, como serviços essenciais. A Enel São Paulo seguirá com a mobilização total dos profissionais e reforço em várias frentes, como call center e operação de campo. A companhia orienta que os clientes acessem os canais digitais da companhia para abrir chamado de falta de luz, por meio do app Enel São Paulo e agência virtual do site.

Temporal em São Paulo: chuva provoca queda de energia e derruba árvores na capital

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Foto: Alexandre Calais/Estadão
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Foto: ALEXANDRE CALAIS/ESTADÃO

Para falar com a Enel

O consumidor pode entrar em contato com a Central de Relacionamento da Enel São Paulo pelo 0800 72 72 120. Também pode falar com a central de emergência pelo 0800 72 72 196. Para pessoas com deficiência auditiva, o telefone é o 0800 77 28 626. Salve também a ‘Elena’ nos contatos (21 99601-9608), assim é possível conseguir realizar serviços. Ela consegue ajudar a registrar falta de luz, solicitar segunda via, consultar débitos, solicitar ressarcimento e também tirar dúvidas sobre outros serviços.

Ouvidoria da Enel São Paulo

Este é um canal de relacionamento para solucionar ou responder reclamações que a pessoa ainda não conseguiu resolver pelos outros canais de atendimento.

  • Por teleatendimento: 0800 72 73 110 (atendimento em dias úteis, das 8 horas às 18 horas).
  • Por carta: enviar em envelope fechado mencionando ‘Ouvidoria’ para o endereço: Avenida das Nações Unidas, 14401, Conjunto 1 ao 4, Torre B1, 17º andar, Vila Gertrudes, São Paulo-SP, CEP: 04794-00.

Falta de energia prejudica abastecimento de água

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) afirma que, com o processo de restabelecimento da energia elétrica em pontos da capital e região metropolitana de São Paulo, o abastecimento de água segue em recuperação em pontos mais críticos nesta manhã de terça-feira. A companhia reforça a necessidade de uso consciente.

Neste momento, existem pontos sem energia afetando principalmente o abastecimento em trechos isolados das seguintes localidades: Cotia, Caucaia do Alto, Jandira, Vargem Grande Paulista e Pirapora do Bom Jesus.

Em Osasco, os reservatórios estão em recuperação.

“A companhia continua trabalhando de forma emergencial para abastecimento dos locais críticos com caminhões-tanque. A Sabesp agradece o apoio da população e recomenda que os clientes priorizem o uso da água para higiene e alimentação até que o abastecimento esteja normalizado”, disse em nota.

Casos de emergência serão atendidos pelo 0800 055 0195.

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