Cidade do litoral norte de SP quer terminal de cruzeiros; veja projeto


São Sebastião negocia com Estado viabilizar estrutura, que inclui terminal de passageiros, depósitos de suprimentos e berços de atracação

Por José Maria Tomazela
Atualização:

O Estado de São Paulo pode ganhar um “home port” para receber os transatlânticos de cruzeiro que viajam pelo mundo. A prefeitura de São Sebastião, no litoral norte, negocia com o governo do Estado tirar o projeto do papel.

“Vai funcionar como um aeroporto, com check-in para os passageiros e alfândega, mas um aeroporto de navios, com píer e berços (terminais) de partida e chegada. Hoje, os navios de cruzeiro enfrentam limitações para ancorar na costa paulista”, disse o prefeito Felipe Augusto (PSDB).

Maquete virtual mostra como será o home port para navios de cruzeiros em São Sebastião, litoral norte de São Paulo Foto: Prefeitura de São Sebastião/Divulgação
continua após a publicidade

O município de São Sebastião está entre dois dos maiores polos econômicos do País, São Paulo e Rio de Janeiro, e já é um dos principais destinos turísticos do Estado, com mais de 50 praias.

Os navios turísticos, no entanto, só passam pelo litoral na alta temporada, que vai do final de novembro ao início de abril. O home port, segundo o prefeito, atrairia esse turismo durante o ano todo. “Agora, por exemplo, estamos no inverno, mas o mar está bem azul e com sol pleno, sem uma nuvem no céu. É o período perfeito para as viagens de navio”, disse.

  • Home port, ou porto de origem na tradução do inglês, é o local de partida e chegada dos navios de passageiros para viagens de ida e volta.
  • O projeto da prefeitura prevê a instalação da estrutura, que inclui o terminal de passageiros, depósitos de suprimentos e berços de atracação, na Praia Grande, na região central da cidade.
  • Será construído um túnel para acesso ao píer, que terá também heliporto. Ainda não há prazo para o início das obras.
continua após a publicidade

No home port, segundo o prefeito, os navios terão serviços de reabastecimento, o que permitirá que seja usado pelos transatlânticos europeus que viajam para Uruguai, Argentina e Chile.

Os passageiros terão acesso a estacionamento, serviços de hotelaria, free-shopping, aquário e museu, além de espaços de lazer. “Vamos receber o turista europeu de cruzeiro que viaja para outros destinos durante o inverno lá”, detalhou.

Augusto já visitou instalações semelhantes em outros países e apresentou o projeto de São Sebastião em Miami, nos Estados Unidos.

continua após a publicidade

No Brasil, estão em fase de execução os projetos do Porto Maravilha, no Rio de Janeiro, e do BC Port, em Balneário Camboriú (SC).

Em São Paulo, os navios de cruzeiro fazem escala em Ilhabela e podem receber passageiros em Santos, mas apenas durante a temporada. “Santos tem o porto com foco em cargas, então há um segmento de passageiros de cruzeiros que podemos atender”, disse.

A expectativa é de que o home port paulista atraia 700 mil turistas de cruzeiros por ano.

continua após a publicidade

“No mundo são mais de 100 navios de turismo e, tendo navio o tempo todo, não só na temporada, vamos atender a capital, a Grande São Paulo, todo o interior e estados vizinhos. Quem mora em São Paulo, Campinas e Jundiaí vem de carro, pega o navio, faz a viagem pela costa brasileira e depois volta para casa. O turista de Araçatuba ou Campo Grande (MS) pode vir de avião até São José dos Campos e pegar um carro. É uma logística bem simples”, explicou.

O plano inicial projeta o primeiro berço com capacidade até para navios como o Icon of the Seas, da Royal Caribbean International, o maior navio de passageiros do mundo, com 365 metros de comprimento.

continua após a publicidade

O projeto prevê que o homeport pode ampliar a capacidade para receber até quatro navios juntos. Inicialmente, segundo o prefeito, será atendido um transatlântico por vez.

O projeto foi apresentado ao governador Tarcísio de Freitas durante visita dele à cidade do litoral, no início de junho, para o 7º Conexidades.

“Que bom seria se a gente trouxesse para cá um receptivo para turistas, para navios de cruzeiros. Tenho certeza de que cabe em São Sebastião. Daqui a pouco vamos inaugurar os Contornos da Tamoios e a logística vai melhorar”, disse Tarcísio, ao discursar no evento. A obra, que facilita o acesso ao litoral norte, deve ser inaugurada em novembro deste ano.

continua após a publicidade

Segundo o prefeito, o governador manifestou interesse em encampar a proposta. “Já entregamos o projeto ao secretário de Turismo do Estado, Roberto de Lucena, e agora vamos definir qual a modalidade a ser adotada para implantação, se por meio de Parceria Público Privada (PPP) ou Estado, ou ainda Estado e município”, explicou.

A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) informou que o corpo técnico da pasta, juntamente com o município de São Sebastião, estuda os aspectos técnicos e de negócios do projeto do Home Port, proposto pelo município. A pasta não citou prazo para a conclusão do estudo.

Especialista pede estudos de impacto ambiental

A diretora executiva do Instituto de Conservação Costeira (ICC), Fernanda Carbonelli, disse que o projeto do home port precisa passar por estudos de impacto ambiental. A organização atua na defesa da biodiversidade e no desenvolvimento sustentável de São Sebastião.

“O ICC ocupa uma cadeira no Conselho Municipal de Meio Ambiente de São Sebastião e há três anos recebeu o projeto para ser debatido. Foram apresentados alguns estudos, mas nada foi deliberado porque seriam feitos estudos complementares. Estamos acompanhando as notícias e, obviamente, vamos exigir que todos os estudos de impacto determinados pela legislação ambiental sejam feitos”, disse.

Ela ponderou que os navios de cruzeiro já são uma realidade “muito forte” em Ilhabela, vizinha a São Sebastião. “A gente vê que o município de São Sebastião passou por um momento de tragédia e precisa gerar emprego e renda principalmente no centro”, disse, referindo-se à tempestade que atingiu o município em fevereiro de 2023, causando grande destruição e 64 mortes.

Segundo ela, é inegável que São Sebastião tem estrutura na região central para receber os navios de cruzeiro, mas os detalhes do projeto ainda precisam ser apresentados para que os possíveis impactos sejam avaliados. “Há uma preocupação do ICC de a gente estar acompanhando os estudos e a viabilidade desse empreendimento”, disse.

A prefeitura de São Sebastião informou que o projeto já passou por avaliações preliminares e está sendo analisado atualmente pelo governo estadual, em conjunto com o município, em seus aspectos técnicos. Oportunamente o projeto será submetido aos processos de licenciamento, conforme a legislação ambiental em vigor.

O Estado de São Paulo pode ganhar um “home port” para receber os transatlânticos de cruzeiro que viajam pelo mundo. A prefeitura de São Sebastião, no litoral norte, negocia com o governo do Estado tirar o projeto do papel.

“Vai funcionar como um aeroporto, com check-in para os passageiros e alfândega, mas um aeroporto de navios, com píer e berços (terminais) de partida e chegada. Hoje, os navios de cruzeiro enfrentam limitações para ancorar na costa paulista”, disse o prefeito Felipe Augusto (PSDB).

Maquete virtual mostra como será o home port para navios de cruzeiros em São Sebastião, litoral norte de São Paulo Foto: Prefeitura de São Sebastião/Divulgação

O município de São Sebastião está entre dois dos maiores polos econômicos do País, São Paulo e Rio de Janeiro, e já é um dos principais destinos turísticos do Estado, com mais de 50 praias.

Os navios turísticos, no entanto, só passam pelo litoral na alta temporada, que vai do final de novembro ao início de abril. O home port, segundo o prefeito, atrairia esse turismo durante o ano todo. “Agora, por exemplo, estamos no inverno, mas o mar está bem azul e com sol pleno, sem uma nuvem no céu. É o período perfeito para as viagens de navio”, disse.

  • Home port, ou porto de origem na tradução do inglês, é o local de partida e chegada dos navios de passageiros para viagens de ida e volta.
  • O projeto da prefeitura prevê a instalação da estrutura, que inclui o terminal de passageiros, depósitos de suprimentos e berços de atracação, na Praia Grande, na região central da cidade.
  • Será construído um túnel para acesso ao píer, que terá também heliporto. Ainda não há prazo para o início das obras.

No home port, segundo o prefeito, os navios terão serviços de reabastecimento, o que permitirá que seja usado pelos transatlânticos europeus que viajam para Uruguai, Argentina e Chile.

Os passageiros terão acesso a estacionamento, serviços de hotelaria, free-shopping, aquário e museu, além de espaços de lazer. “Vamos receber o turista europeu de cruzeiro que viaja para outros destinos durante o inverno lá”, detalhou.

Augusto já visitou instalações semelhantes em outros países e apresentou o projeto de São Sebastião em Miami, nos Estados Unidos.

No Brasil, estão em fase de execução os projetos do Porto Maravilha, no Rio de Janeiro, e do BC Port, em Balneário Camboriú (SC).

Em São Paulo, os navios de cruzeiro fazem escala em Ilhabela e podem receber passageiros em Santos, mas apenas durante a temporada. “Santos tem o porto com foco em cargas, então há um segmento de passageiros de cruzeiros que podemos atender”, disse.

A expectativa é de que o home port paulista atraia 700 mil turistas de cruzeiros por ano.

“No mundo são mais de 100 navios de turismo e, tendo navio o tempo todo, não só na temporada, vamos atender a capital, a Grande São Paulo, todo o interior e estados vizinhos. Quem mora em São Paulo, Campinas e Jundiaí vem de carro, pega o navio, faz a viagem pela costa brasileira e depois volta para casa. O turista de Araçatuba ou Campo Grande (MS) pode vir de avião até São José dos Campos e pegar um carro. É uma logística bem simples”, explicou.

O plano inicial projeta o primeiro berço com capacidade até para navios como o Icon of the Seas, da Royal Caribbean International, o maior navio de passageiros do mundo, com 365 metros de comprimento.

O projeto prevê que o homeport pode ampliar a capacidade para receber até quatro navios juntos. Inicialmente, segundo o prefeito, será atendido um transatlântico por vez.

O projeto foi apresentado ao governador Tarcísio de Freitas durante visita dele à cidade do litoral, no início de junho, para o 7º Conexidades.

“Que bom seria se a gente trouxesse para cá um receptivo para turistas, para navios de cruzeiros. Tenho certeza de que cabe em São Sebastião. Daqui a pouco vamos inaugurar os Contornos da Tamoios e a logística vai melhorar”, disse Tarcísio, ao discursar no evento. A obra, que facilita o acesso ao litoral norte, deve ser inaugurada em novembro deste ano.

Segundo o prefeito, o governador manifestou interesse em encampar a proposta. “Já entregamos o projeto ao secretário de Turismo do Estado, Roberto de Lucena, e agora vamos definir qual a modalidade a ser adotada para implantação, se por meio de Parceria Público Privada (PPP) ou Estado, ou ainda Estado e município”, explicou.

A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) informou que o corpo técnico da pasta, juntamente com o município de São Sebastião, estuda os aspectos técnicos e de negócios do projeto do Home Port, proposto pelo município. A pasta não citou prazo para a conclusão do estudo.

Especialista pede estudos de impacto ambiental

A diretora executiva do Instituto de Conservação Costeira (ICC), Fernanda Carbonelli, disse que o projeto do home port precisa passar por estudos de impacto ambiental. A organização atua na defesa da biodiversidade e no desenvolvimento sustentável de São Sebastião.

“O ICC ocupa uma cadeira no Conselho Municipal de Meio Ambiente de São Sebastião e há três anos recebeu o projeto para ser debatido. Foram apresentados alguns estudos, mas nada foi deliberado porque seriam feitos estudos complementares. Estamos acompanhando as notícias e, obviamente, vamos exigir que todos os estudos de impacto determinados pela legislação ambiental sejam feitos”, disse.

Ela ponderou que os navios de cruzeiro já são uma realidade “muito forte” em Ilhabela, vizinha a São Sebastião. “A gente vê que o município de São Sebastião passou por um momento de tragédia e precisa gerar emprego e renda principalmente no centro”, disse, referindo-se à tempestade que atingiu o município em fevereiro de 2023, causando grande destruição e 64 mortes.

Segundo ela, é inegável que São Sebastião tem estrutura na região central para receber os navios de cruzeiro, mas os detalhes do projeto ainda precisam ser apresentados para que os possíveis impactos sejam avaliados. “Há uma preocupação do ICC de a gente estar acompanhando os estudos e a viabilidade desse empreendimento”, disse.

A prefeitura de São Sebastião informou que o projeto já passou por avaliações preliminares e está sendo analisado atualmente pelo governo estadual, em conjunto com o município, em seus aspectos técnicos. Oportunamente o projeto será submetido aos processos de licenciamento, conforme a legislação ambiental em vigor.

O Estado de São Paulo pode ganhar um “home port” para receber os transatlânticos de cruzeiro que viajam pelo mundo. A prefeitura de São Sebastião, no litoral norte, negocia com o governo do Estado tirar o projeto do papel.

“Vai funcionar como um aeroporto, com check-in para os passageiros e alfândega, mas um aeroporto de navios, com píer e berços (terminais) de partida e chegada. Hoje, os navios de cruzeiro enfrentam limitações para ancorar na costa paulista”, disse o prefeito Felipe Augusto (PSDB).

Maquete virtual mostra como será o home port para navios de cruzeiros em São Sebastião, litoral norte de São Paulo Foto: Prefeitura de São Sebastião/Divulgação

O município de São Sebastião está entre dois dos maiores polos econômicos do País, São Paulo e Rio de Janeiro, e já é um dos principais destinos turísticos do Estado, com mais de 50 praias.

Os navios turísticos, no entanto, só passam pelo litoral na alta temporada, que vai do final de novembro ao início de abril. O home port, segundo o prefeito, atrairia esse turismo durante o ano todo. “Agora, por exemplo, estamos no inverno, mas o mar está bem azul e com sol pleno, sem uma nuvem no céu. É o período perfeito para as viagens de navio”, disse.

  • Home port, ou porto de origem na tradução do inglês, é o local de partida e chegada dos navios de passageiros para viagens de ida e volta.
  • O projeto da prefeitura prevê a instalação da estrutura, que inclui o terminal de passageiros, depósitos de suprimentos e berços de atracação, na Praia Grande, na região central da cidade.
  • Será construído um túnel para acesso ao píer, que terá também heliporto. Ainda não há prazo para o início das obras.

No home port, segundo o prefeito, os navios terão serviços de reabastecimento, o que permitirá que seja usado pelos transatlânticos europeus que viajam para Uruguai, Argentina e Chile.

Os passageiros terão acesso a estacionamento, serviços de hotelaria, free-shopping, aquário e museu, além de espaços de lazer. “Vamos receber o turista europeu de cruzeiro que viaja para outros destinos durante o inverno lá”, detalhou.

Augusto já visitou instalações semelhantes em outros países e apresentou o projeto de São Sebastião em Miami, nos Estados Unidos.

No Brasil, estão em fase de execução os projetos do Porto Maravilha, no Rio de Janeiro, e do BC Port, em Balneário Camboriú (SC).

Em São Paulo, os navios de cruzeiro fazem escala em Ilhabela e podem receber passageiros em Santos, mas apenas durante a temporada. “Santos tem o porto com foco em cargas, então há um segmento de passageiros de cruzeiros que podemos atender”, disse.

A expectativa é de que o home port paulista atraia 700 mil turistas de cruzeiros por ano.

“No mundo são mais de 100 navios de turismo e, tendo navio o tempo todo, não só na temporada, vamos atender a capital, a Grande São Paulo, todo o interior e estados vizinhos. Quem mora em São Paulo, Campinas e Jundiaí vem de carro, pega o navio, faz a viagem pela costa brasileira e depois volta para casa. O turista de Araçatuba ou Campo Grande (MS) pode vir de avião até São José dos Campos e pegar um carro. É uma logística bem simples”, explicou.

O plano inicial projeta o primeiro berço com capacidade até para navios como o Icon of the Seas, da Royal Caribbean International, o maior navio de passageiros do mundo, com 365 metros de comprimento.

O projeto prevê que o homeport pode ampliar a capacidade para receber até quatro navios juntos. Inicialmente, segundo o prefeito, será atendido um transatlântico por vez.

O projeto foi apresentado ao governador Tarcísio de Freitas durante visita dele à cidade do litoral, no início de junho, para o 7º Conexidades.

“Que bom seria se a gente trouxesse para cá um receptivo para turistas, para navios de cruzeiros. Tenho certeza de que cabe em São Sebastião. Daqui a pouco vamos inaugurar os Contornos da Tamoios e a logística vai melhorar”, disse Tarcísio, ao discursar no evento. A obra, que facilita o acesso ao litoral norte, deve ser inaugurada em novembro deste ano.

Segundo o prefeito, o governador manifestou interesse em encampar a proposta. “Já entregamos o projeto ao secretário de Turismo do Estado, Roberto de Lucena, e agora vamos definir qual a modalidade a ser adotada para implantação, se por meio de Parceria Público Privada (PPP) ou Estado, ou ainda Estado e município”, explicou.

A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) informou que o corpo técnico da pasta, juntamente com o município de São Sebastião, estuda os aspectos técnicos e de negócios do projeto do Home Port, proposto pelo município. A pasta não citou prazo para a conclusão do estudo.

Especialista pede estudos de impacto ambiental

A diretora executiva do Instituto de Conservação Costeira (ICC), Fernanda Carbonelli, disse que o projeto do home port precisa passar por estudos de impacto ambiental. A organização atua na defesa da biodiversidade e no desenvolvimento sustentável de São Sebastião.

“O ICC ocupa uma cadeira no Conselho Municipal de Meio Ambiente de São Sebastião e há três anos recebeu o projeto para ser debatido. Foram apresentados alguns estudos, mas nada foi deliberado porque seriam feitos estudos complementares. Estamos acompanhando as notícias e, obviamente, vamos exigir que todos os estudos de impacto determinados pela legislação ambiental sejam feitos”, disse.

Ela ponderou que os navios de cruzeiro já são uma realidade “muito forte” em Ilhabela, vizinha a São Sebastião. “A gente vê que o município de São Sebastião passou por um momento de tragédia e precisa gerar emprego e renda principalmente no centro”, disse, referindo-se à tempestade que atingiu o município em fevereiro de 2023, causando grande destruição e 64 mortes.

Segundo ela, é inegável que São Sebastião tem estrutura na região central para receber os navios de cruzeiro, mas os detalhes do projeto ainda precisam ser apresentados para que os possíveis impactos sejam avaliados. “Há uma preocupação do ICC de a gente estar acompanhando os estudos e a viabilidade desse empreendimento”, disse.

A prefeitura de São Sebastião informou que o projeto já passou por avaliações preliminares e está sendo analisado atualmente pelo governo estadual, em conjunto com o município, em seus aspectos técnicos. Oportunamente o projeto será submetido aos processos de licenciamento, conforme a legislação ambiental em vigor.

O Estado de São Paulo pode ganhar um “home port” para receber os transatlânticos de cruzeiro que viajam pelo mundo. A prefeitura de São Sebastião, no litoral norte, negocia com o governo do Estado tirar o projeto do papel.

“Vai funcionar como um aeroporto, com check-in para os passageiros e alfândega, mas um aeroporto de navios, com píer e berços (terminais) de partida e chegada. Hoje, os navios de cruzeiro enfrentam limitações para ancorar na costa paulista”, disse o prefeito Felipe Augusto (PSDB).

Maquete virtual mostra como será o home port para navios de cruzeiros em São Sebastião, litoral norte de São Paulo Foto: Prefeitura de São Sebastião/Divulgação

O município de São Sebastião está entre dois dos maiores polos econômicos do País, São Paulo e Rio de Janeiro, e já é um dos principais destinos turísticos do Estado, com mais de 50 praias.

Os navios turísticos, no entanto, só passam pelo litoral na alta temporada, que vai do final de novembro ao início de abril. O home port, segundo o prefeito, atrairia esse turismo durante o ano todo. “Agora, por exemplo, estamos no inverno, mas o mar está bem azul e com sol pleno, sem uma nuvem no céu. É o período perfeito para as viagens de navio”, disse.

  • Home port, ou porto de origem na tradução do inglês, é o local de partida e chegada dos navios de passageiros para viagens de ida e volta.
  • O projeto da prefeitura prevê a instalação da estrutura, que inclui o terminal de passageiros, depósitos de suprimentos e berços de atracação, na Praia Grande, na região central da cidade.
  • Será construído um túnel para acesso ao píer, que terá também heliporto. Ainda não há prazo para o início das obras.

No home port, segundo o prefeito, os navios terão serviços de reabastecimento, o que permitirá que seja usado pelos transatlânticos europeus que viajam para Uruguai, Argentina e Chile.

Os passageiros terão acesso a estacionamento, serviços de hotelaria, free-shopping, aquário e museu, além de espaços de lazer. “Vamos receber o turista europeu de cruzeiro que viaja para outros destinos durante o inverno lá”, detalhou.

Augusto já visitou instalações semelhantes em outros países e apresentou o projeto de São Sebastião em Miami, nos Estados Unidos.

No Brasil, estão em fase de execução os projetos do Porto Maravilha, no Rio de Janeiro, e do BC Port, em Balneário Camboriú (SC).

Em São Paulo, os navios de cruzeiro fazem escala em Ilhabela e podem receber passageiros em Santos, mas apenas durante a temporada. “Santos tem o porto com foco em cargas, então há um segmento de passageiros de cruzeiros que podemos atender”, disse.

A expectativa é de que o home port paulista atraia 700 mil turistas de cruzeiros por ano.

“No mundo são mais de 100 navios de turismo e, tendo navio o tempo todo, não só na temporada, vamos atender a capital, a Grande São Paulo, todo o interior e estados vizinhos. Quem mora em São Paulo, Campinas e Jundiaí vem de carro, pega o navio, faz a viagem pela costa brasileira e depois volta para casa. O turista de Araçatuba ou Campo Grande (MS) pode vir de avião até São José dos Campos e pegar um carro. É uma logística bem simples”, explicou.

O plano inicial projeta o primeiro berço com capacidade até para navios como o Icon of the Seas, da Royal Caribbean International, o maior navio de passageiros do mundo, com 365 metros de comprimento.

O projeto prevê que o homeport pode ampliar a capacidade para receber até quatro navios juntos. Inicialmente, segundo o prefeito, será atendido um transatlântico por vez.

O projeto foi apresentado ao governador Tarcísio de Freitas durante visita dele à cidade do litoral, no início de junho, para o 7º Conexidades.

“Que bom seria se a gente trouxesse para cá um receptivo para turistas, para navios de cruzeiros. Tenho certeza de que cabe em São Sebastião. Daqui a pouco vamos inaugurar os Contornos da Tamoios e a logística vai melhorar”, disse Tarcísio, ao discursar no evento. A obra, que facilita o acesso ao litoral norte, deve ser inaugurada em novembro deste ano.

Segundo o prefeito, o governador manifestou interesse em encampar a proposta. “Já entregamos o projeto ao secretário de Turismo do Estado, Roberto de Lucena, e agora vamos definir qual a modalidade a ser adotada para implantação, se por meio de Parceria Público Privada (PPP) ou Estado, ou ainda Estado e município”, explicou.

A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) informou que o corpo técnico da pasta, juntamente com o município de São Sebastião, estuda os aspectos técnicos e de negócios do projeto do Home Port, proposto pelo município. A pasta não citou prazo para a conclusão do estudo.

Especialista pede estudos de impacto ambiental

A diretora executiva do Instituto de Conservação Costeira (ICC), Fernanda Carbonelli, disse que o projeto do home port precisa passar por estudos de impacto ambiental. A organização atua na defesa da biodiversidade e no desenvolvimento sustentável de São Sebastião.

“O ICC ocupa uma cadeira no Conselho Municipal de Meio Ambiente de São Sebastião e há três anos recebeu o projeto para ser debatido. Foram apresentados alguns estudos, mas nada foi deliberado porque seriam feitos estudos complementares. Estamos acompanhando as notícias e, obviamente, vamos exigir que todos os estudos de impacto determinados pela legislação ambiental sejam feitos”, disse.

Ela ponderou que os navios de cruzeiro já são uma realidade “muito forte” em Ilhabela, vizinha a São Sebastião. “A gente vê que o município de São Sebastião passou por um momento de tragédia e precisa gerar emprego e renda principalmente no centro”, disse, referindo-se à tempestade que atingiu o município em fevereiro de 2023, causando grande destruição e 64 mortes.

Segundo ela, é inegável que São Sebastião tem estrutura na região central para receber os navios de cruzeiro, mas os detalhes do projeto ainda precisam ser apresentados para que os possíveis impactos sejam avaliados. “Há uma preocupação do ICC de a gente estar acompanhando os estudos e a viabilidade desse empreendimento”, disse.

A prefeitura de São Sebastião informou que o projeto já passou por avaliações preliminares e está sendo analisado atualmente pelo governo estadual, em conjunto com o município, em seus aspectos técnicos. Oportunamente o projeto será submetido aos processos de licenciamento, conforme a legislação ambiental em vigor.

O Estado de São Paulo pode ganhar um “home port” para receber os transatlânticos de cruzeiro que viajam pelo mundo. A prefeitura de São Sebastião, no litoral norte, negocia com o governo do Estado tirar o projeto do papel.

“Vai funcionar como um aeroporto, com check-in para os passageiros e alfândega, mas um aeroporto de navios, com píer e berços (terminais) de partida e chegada. Hoje, os navios de cruzeiro enfrentam limitações para ancorar na costa paulista”, disse o prefeito Felipe Augusto (PSDB).

Maquete virtual mostra como será o home port para navios de cruzeiros em São Sebastião, litoral norte de São Paulo Foto: Prefeitura de São Sebastião/Divulgação

O município de São Sebastião está entre dois dos maiores polos econômicos do País, São Paulo e Rio de Janeiro, e já é um dos principais destinos turísticos do Estado, com mais de 50 praias.

Os navios turísticos, no entanto, só passam pelo litoral na alta temporada, que vai do final de novembro ao início de abril. O home port, segundo o prefeito, atrairia esse turismo durante o ano todo. “Agora, por exemplo, estamos no inverno, mas o mar está bem azul e com sol pleno, sem uma nuvem no céu. É o período perfeito para as viagens de navio”, disse.

  • Home port, ou porto de origem na tradução do inglês, é o local de partida e chegada dos navios de passageiros para viagens de ida e volta.
  • O projeto da prefeitura prevê a instalação da estrutura, que inclui o terminal de passageiros, depósitos de suprimentos e berços de atracação, na Praia Grande, na região central da cidade.
  • Será construído um túnel para acesso ao píer, que terá também heliporto. Ainda não há prazo para o início das obras.

No home port, segundo o prefeito, os navios terão serviços de reabastecimento, o que permitirá que seja usado pelos transatlânticos europeus que viajam para Uruguai, Argentina e Chile.

Os passageiros terão acesso a estacionamento, serviços de hotelaria, free-shopping, aquário e museu, além de espaços de lazer. “Vamos receber o turista europeu de cruzeiro que viaja para outros destinos durante o inverno lá”, detalhou.

Augusto já visitou instalações semelhantes em outros países e apresentou o projeto de São Sebastião em Miami, nos Estados Unidos.

No Brasil, estão em fase de execução os projetos do Porto Maravilha, no Rio de Janeiro, e do BC Port, em Balneário Camboriú (SC).

Em São Paulo, os navios de cruzeiro fazem escala em Ilhabela e podem receber passageiros em Santos, mas apenas durante a temporada. “Santos tem o porto com foco em cargas, então há um segmento de passageiros de cruzeiros que podemos atender”, disse.

A expectativa é de que o home port paulista atraia 700 mil turistas de cruzeiros por ano.

“No mundo são mais de 100 navios de turismo e, tendo navio o tempo todo, não só na temporada, vamos atender a capital, a Grande São Paulo, todo o interior e estados vizinhos. Quem mora em São Paulo, Campinas e Jundiaí vem de carro, pega o navio, faz a viagem pela costa brasileira e depois volta para casa. O turista de Araçatuba ou Campo Grande (MS) pode vir de avião até São José dos Campos e pegar um carro. É uma logística bem simples”, explicou.

O plano inicial projeta o primeiro berço com capacidade até para navios como o Icon of the Seas, da Royal Caribbean International, o maior navio de passageiros do mundo, com 365 metros de comprimento.

O projeto prevê que o homeport pode ampliar a capacidade para receber até quatro navios juntos. Inicialmente, segundo o prefeito, será atendido um transatlântico por vez.

O projeto foi apresentado ao governador Tarcísio de Freitas durante visita dele à cidade do litoral, no início de junho, para o 7º Conexidades.

“Que bom seria se a gente trouxesse para cá um receptivo para turistas, para navios de cruzeiros. Tenho certeza de que cabe em São Sebastião. Daqui a pouco vamos inaugurar os Contornos da Tamoios e a logística vai melhorar”, disse Tarcísio, ao discursar no evento. A obra, que facilita o acesso ao litoral norte, deve ser inaugurada em novembro deste ano.

Segundo o prefeito, o governador manifestou interesse em encampar a proposta. “Já entregamos o projeto ao secretário de Turismo do Estado, Roberto de Lucena, e agora vamos definir qual a modalidade a ser adotada para implantação, se por meio de Parceria Público Privada (PPP) ou Estado, ou ainda Estado e município”, explicou.

A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) informou que o corpo técnico da pasta, juntamente com o município de São Sebastião, estuda os aspectos técnicos e de negócios do projeto do Home Port, proposto pelo município. A pasta não citou prazo para a conclusão do estudo.

Especialista pede estudos de impacto ambiental

A diretora executiva do Instituto de Conservação Costeira (ICC), Fernanda Carbonelli, disse que o projeto do home port precisa passar por estudos de impacto ambiental. A organização atua na defesa da biodiversidade e no desenvolvimento sustentável de São Sebastião.

“O ICC ocupa uma cadeira no Conselho Municipal de Meio Ambiente de São Sebastião e há três anos recebeu o projeto para ser debatido. Foram apresentados alguns estudos, mas nada foi deliberado porque seriam feitos estudos complementares. Estamos acompanhando as notícias e, obviamente, vamos exigir que todos os estudos de impacto determinados pela legislação ambiental sejam feitos”, disse.

Ela ponderou que os navios de cruzeiro já são uma realidade “muito forte” em Ilhabela, vizinha a São Sebastião. “A gente vê que o município de São Sebastião passou por um momento de tragédia e precisa gerar emprego e renda principalmente no centro”, disse, referindo-se à tempestade que atingiu o município em fevereiro de 2023, causando grande destruição e 64 mortes.

Segundo ela, é inegável que São Sebastião tem estrutura na região central para receber os navios de cruzeiro, mas os detalhes do projeto ainda precisam ser apresentados para que os possíveis impactos sejam avaliados. “Há uma preocupação do ICC de a gente estar acompanhando os estudos e a viabilidade desse empreendimento”, disse.

A prefeitura de São Sebastião informou que o projeto já passou por avaliações preliminares e está sendo analisado atualmente pelo governo estadual, em conjunto com o município, em seus aspectos técnicos. Oportunamente o projeto será submetido aos processos de licenciamento, conforme a legislação ambiental em vigor.

Atualizamos nossa política de cookies

Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.