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Casa Verde: leitora cobra poda de árvore na região


Enel afirma que, após a queixa, o serviço foi realizado no local citado pela munícipe

Por Renata Okumura

Patrícia Cravo cobra a realização de poda de uma árvore na calçada da Avenida Baruel, 661, no bairro da Casa Verde, zona norte de São Paulo, que interfere na fiação elétrica.

Reclamação de Patrícia Cravo: “Tenho um consultório dentário localizado na Avenida Baruel, 661, no bairro da Casa Verde, zona norte de São Paulo. Em frente a ele, na calçada, existe uma árvore que necessita de poda. A árvore está interferindo na fiação elétrica, suas folhas já entupiram a calha do do estabelecimento várias vezes, tampando totalmente o acesso da casa para a rua na parte superior, e um galho dela se rompeu e caiu sobre uma barraca da feira de domingo. Em agosto de 2023, fiz a primeira solicitação pela internet. A cada dois meses, visitei a subprefeitura pedindo previsão para solucionar o problema, e sempre me falavam que estavam sem equipe de poda, e que a fila de espera era grande, para aguardar. Para minha surpresa, em agosto deste ano, quando me dirigi novamente à subprefeitura, falaram que o protocolo aberto não existia mais, por algum problema no sistema. Na consulta pelo site SP156, enviaram uma resposta que o problema foi reportado à Enel, devido a interferência com a fiação elétrica. Liguei para a ouvidoria da Enel, pediram para enviar email com fotos e protocolos e que, em cinco dias úteis, eles resolveriam o problema. Após duas semanas, sem nenhum retorno, liguei novamente onde me informaram que a solicitação havia sido cancelada pela falta do envio dos documentos (documentos esses que foram enviados no mesmo dia da primeira ligação). Passaram um contato de WhatsApp para enviar fotos e protocolos. Enviei tudo o que foi solicitado e estou no aguardo, sem nenhum contato ou solução até o momento.”

Resposta da Enel Distribuição São Paulo: “A Enel Distribuição São Paulo informa que enviou equipe ao local e realizou a poda no local, livrando a árvore do contato da rede da companhia, de acordo com os padrões exigidos. A concessionária ressalta que a manutenção da arborização no espaço público, incluindo podas preventivas e periódicas para evitar o contato das árvores com a rede elétrica, é atribuição de responsabilidade das prefeituras. A Enel, por sua vez, realiza podas de forma preventiva e emergencial, quando os galhos de árvores já estão muito próximos ou tocando os condutores da companhia, podendo causar quedas de energia e acidentes com a população.”

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Caso necessário, a leitora pode entrar em contato novamente.

Leitora cobra poda de árvore na região da casa Verde. Foto ilustrativa. Foto: Turner - stock.adobe.com

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Mande uma mensagem para o e-mail spreclama@estadao.com. Nossa reportagem vai apurar a denúncia e apresentar a resposta no blog Seus Direitos, um espaço voltado ao cidadão e ao consumidor.

Patrícia Cravo cobra a realização de poda de uma árvore na calçada da Avenida Baruel, 661, no bairro da Casa Verde, zona norte de São Paulo, que interfere na fiação elétrica.

Reclamação de Patrícia Cravo: “Tenho um consultório dentário localizado na Avenida Baruel, 661, no bairro da Casa Verde, zona norte de São Paulo. Em frente a ele, na calçada, existe uma árvore que necessita de poda. A árvore está interferindo na fiação elétrica, suas folhas já entupiram a calha do do estabelecimento várias vezes, tampando totalmente o acesso da casa para a rua na parte superior, e um galho dela se rompeu e caiu sobre uma barraca da feira de domingo. Em agosto de 2023, fiz a primeira solicitação pela internet. A cada dois meses, visitei a subprefeitura pedindo previsão para solucionar o problema, e sempre me falavam que estavam sem equipe de poda, e que a fila de espera era grande, para aguardar. Para minha surpresa, em agosto deste ano, quando me dirigi novamente à subprefeitura, falaram que o protocolo aberto não existia mais, por algum problema no sistema. Na consulta pelo site SP156, enviaram uma resposta que o problema foi reportado à Enel, devido a interferência com a fiação elétrica. Liguei para a ouvidoria da Enel, pediram para enviar email com fotos e protocolos e que, em cinco dias úteis, eles resolveriam o problema. Após duas semanas, sem nenhum retorno, liguei novamente onde me informaram que a solicitação havia sido cancelada pela falta do envio dos documentos (documentos esses que foram enviados no mesmo dia da primeira ligação). Passaram um contato de WhatsApp para enviar fotos e protocolos. Enviei tudo o que foi solicitado e estou no aguardo, sem nenhum contato ou solução até o momento.”

Resposta da Enel Distribuição São Paulo: “A Enel Distribuição São Paulo informa que enviou equipe ao local e realizou a poda no local, livrando a árvore do contato da rede da companhia, de acordo com os padrões exigidos. A concessionária ressalta que a manutenção da arborização no espaço público, incluindo podas preventivas e periódicas para evitar o contato das árvores com a rede elétrica, é atribuição de responsabilidade das prefeituras. A Enel, por sua vez, realiza podas de forma preventiva e emergencial, quando os galhos de árvores já estão muito próximos ou tocando os condutores da companhia, podendo causar quedas de energia e acidentes com a população.”

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Reclamação de Patrícia Cravo: “Tenho um consultório dentário localizado na Avenida Baruel, 661, no bairro da Casa Verde, zona norte de São Paulo. Em frente a ele, na calçada, existe uma árvore que necessita de poda. A árvore está interferindo na fiação elétrica, suas folhas já entupiram a calha do do estabelecimento várias vezes, tampando totalmente o acesso da casa para a rua na parte superior, e um galho dela se rompeu e caiu sobre uma barraca da feira de domingo. Em agosto de 2023, fiz a primeira solicitação pela internet. A cada dois meses, visitei a subprefeitura pedindo previsão para solucionar o problema, e sempre me falavam que estavam sem equipe de poda, e que a fila de espera era grande, para aguardar. Para minha surpresa, em agosto deste ano, quando me dirigi novamente à subprefeitura, falaram que o protocolo aberto não existia mais, por algum problema no sistema. Na consulta pelo site SP156, enviaram uma resposta que o problema foi reportado à Enel, devido a interferência com a fiação elétrica. Liguei para a ouvidoria da Enel, pediram para enviar email com fotos e protocolos e que, em cinco dias úteis, eles resolveriam o problema. Após duas semanas, sem nenhum retorno, liguei novamente onde me informaram que a solicitação havia sido cancelada pela falta do envio dos documentos (documentos esses que foram enviados no mesmo dia da primeira ligação). Passaram um contato de WhatsApp para enviar fotos e protocolos. Enviei tudo o que foi solicitado e estou no aguardo, sem nenhum contato ou solução até o momento.”

Resposta da Enel Distribuição São Paulo: “A Enel Distribuição São Paulo informa que enviou equipe ao local e realizou a poda no local, livrando a árvore do contato da rede da companhia, de acordo com os padrões exigidos. A concessionária ressalta que a manutenção da arborização no espaço público, incluindo podas preventivas e periódicas para evitar o contato das árvores com a rede elétrica, é atribuição de responsabilidade das prefeituras. A Enel, por sua vez, realiza podas de forma preventiva e emergencial, quando os galhos de árvores já estão muito próximos ou tocando os condutores da companhia, podendo causar quedas de energia e acidentes com a população.”

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