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Leitor contesta valor de conta de água


Sabesp afirma que a conta em questão foi revisada e a cliente recebeu as orientações

Por Renata Okumura

Dinaura Paulino Franco afirma que o hidrômetro de sua residência pode ser visto pelo leiturista da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) pelo lado de fora do imóvel. No entanto, ela entrou em contato com a empresa para verificar o motivo da conta não ter sido emitida no dia da leitura. O atendente informou o valor que constava no sistema, o qual a consumidora contesta.

 Foto: Nilton Fukuda/Estadão
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Reclamação de Dinaura Paulino Franco: "Minha fatura para pagar água, emitida em 2 de fevereiro deste ano, registrou que a próxima leitura seria em 4 de março. Meu hidrômetro está instalado para leitura externa. Não precisa o funcionário da Sabesp entrar no meu quintal. No dia 4 de março, eu vi dois funcionários da companhia que fazem leitura transitando pela rua da minha casa. Não foi realizada a leitura do meu hidrômetro, pois não deixaram a minha fatura na caixa do correio. No dia 5, liguei para o 0800 055 0195 que, aliás, é um sistema péssimo, para saber o motivo do funcionário não ter lido o meu hidrômetro e não deixar minha fatura. O atendente conferiu no sistema e me falou que o funcionário da Sabesp que faz a leitura foi em minha casa e não tinha ninguém. Fiquei surpresa com a justificativa e contestei o atendente. Eu disse que o meu hidrômetro tem leitura externa. Não precisa entrar no meu quintal. O atendente leu minha fatura e disse que a medição foi de 388 metros cúbicos e o valor a pagar seria de R$ 582,24. Expressei ao atendente a minha indignação e não concordei, pois o funcionário nem fez a leitura. O atendente me orientou a conferir o hidrômetro. A marcação estava em 381 metros cúbicos, isso no dia seguinte da leitura. Na fatura de fevereiro, a leitura foi de 349 metros cúbicos e o valor foi de R$ 377,28. De fevereiro a março, não tive nenhum consumo extra de água."

Resposta da Sabesp: "A Sabesp informa que a conta em questão já tinha sido revisada, a cliente orientada e a fatura havia sido paga. Com relação a ação dos funcionários, a vistoria realizada no local constatou que não houve erro de leitura nem emissão por média de consumo. A divergência ocorreu no processamento da fatura no sistema e já foram tomadas medidas para acompanhamento preventivo nos próximos faturamentos. A cliente foi orientada quanto ao acompanhamento e ao controle do consumo."

Envie suas reclamações Mande uma mensagem para o e-mail spreclama@estadao.com ou por WhatsApp para o número (11) 97069-8639. Nossa reportagem vai apurar a denúncia e apresentar a resposta no blog Seus Direitos, um espaço voltado ao cidadão e ao consumidor.

Dinaura Paulino Franco afirma que o hidrômetro de sua residência pode ser visto pelo leiturista da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) pelo lado de fora do imóvel. No entanto, ela entrou em contato com a empresa para verificar o motivo da conta não ter sido emitida no dia da leitura. O atendente informou o valor que constava no sistema, o qual a consumidora contesta.

 Foto: Nilton Fukuda/Estadão

Reclamação de Dinaura Paulino Franco: "Minha fatura para pagar água, emitida em 2 de fevereiro deste ano, registrou que a próxima leitura seria em 4 de março. Meu hidrômetro está instalado para leitura externa. Não precisa o funcionário da Sabesp entrar no meu quintal. No dia 4 de março, eu vi dois funcionários da companhia que fazem leitura transitando pela rua da minha casa. Não foi realizada a leitura do meu hidrômetro, pois não deixaram a minha fatura na caixa do correio. No dia 5, liguei para o 0800 055 0195 que, aliás, é um sistema péssimo, para saber o motivo do funcionário não ter lido o meu hidrômetro e não deixar minha fatura. O atendente conferiu no sistema e me falou que o funcionário da Sabesp que faz a leitura foi em minha casa e não tinha ninguém. Fiquei surpresa com a justificativa e contestei o atendente. Eu disse que o meu hidrômetro tem leitura externa. Não precisa entrar no meu quintal. O atendente leu minha fatura e disse que a medição foi de 388 metros cúbicos e o valor a pagar seria de R$ 582,24. Expressei ao atendente a minha indignação e não concordei, pois o funcionário nem fez a leitura. O atendente me orientou a conferir o hidrômetro. A marcação estava em 381 metros cúbicos, isso no dia seguinte da leitura. Na fatura de fevereiro, a leitura foi de 349 metros cúbicos e o valor foi de R$ 377,28. De fevereiro a março, não tive nenhum consumo extra de água."

Resposta da Sabesp: "A Sabesp informa que a conta em questão já tinha sido revisada, a cliente orientada e a fatura havia sido paga. Com relação a ação dos funcionários, a vistoria realizada no local constatou que não houve erro de leitura nem emissão por média de consumo. A divergência ocorreu no processamento da fatura no sistema e já foram tomadas medidas para acompanhamento preventivo nos próximos faturamentos. A cliente foi orientada quanto ao acompanhamento e ao controle do consumo."

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Dinaura Paulino Franco afirma que o hidrômetro de sua residência pode ser visto pelo leiturista da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) pelo lado de fora do imóvel. No entanto, ela entrou em contato com a empresa para verificar o motivo da conta não ter sido emitida no dia da leitura. O atendente informou o valor que constava no sistema, o qual a consumidora contesta.

 Foto: Nilton Fukuda/Estadão

Reclamação de Dinaura Paulino Franco: "Minha fatura para pagar água, emitida em 2 de fevereiro deste ano, registrou que a próxima leitura seria em 4 de março. Meu hidrômetro está instalado para leitura externa. Não precisa o funcionário da Sabesp entrar no meu quintal. No dia 4 de março, eu vi dois funcionários da companhia que fazem leitura transitando pela rua da minha casa. Não foi realizada a leitura do meu hidrômetro, pois não deixaram a minha fatura na caixa do correio. No dia 5, liguei para o 0800 055 0195 que, aliás, é um sistema péssimo, para saber o motivo do funcionário não ter lido o meu hidrômetro e não deixar minha fatura. O atendente conferiu no sistema e me falou que o funcionário da Sabesp que faz a leitura foi em minha casa e não tinha ninguém. Fiquei surpresa com a justificativa e contestei o atendente. Eu disse que o meu hidrômetro tem leitura externa. Não precisa entrar no meu quintal. O atendente leu minha fatura e disse que a medição foi de 388 metros cúbicos e o valor a pagar seria de R$ 582,24. Expressei ao atendente a minha indignação e não concordei, pois o funcionário nem fez a leitura. O atendente me orientou a conferir o hidrômetro. A marcação estava em 381 metros cúbicos, isso no dia seguinte da leitura. Na fatura de fevereiro, a leitura foi de 349 metros cúbicos e o valor foi de R$ 377,28. De fevereiro a março, não tive nenhum consumo extra de água."

Resposta da Sabesp: "A Sabesp informa que a conta em questão já tinha sido revisada, a cliente orientada e a fatura havia sido paga. Com relação a ação dos funcionários, a vistoria realizada no local constatou que não houve erro de leitura nem emissão por média de consumo. A divergência ocorreu no processamento da fatura no sistema e já foram tomadas medidas para acompanhamento preventivo nos próximos faturamentos. A cliente foi orientada quanto ao acompanhamento e ao controle do consumo."

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Dinaura Paulino Franco afirma que o hidrômetro de sua residência pode ser visto pelo leiturista da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) pelo lado de fora do imóvel. No entanto, ela entrou em contato com a empresa para verificar o motivo da conta não ter sido emitida no dia da leitura. O atendente informou o valor que constava no sistema, o qual a consumidora contesta.

 Foto: Nilton Fukuda/Estadão

Reclamação de Dinaura Paulino Franco: "Minha fatura para pagar água, emitida em 2 de fevereiro deste ano, registrou que a próxima leitura seria em 4 de março. Meu hidrômetro está instalado para leitura externa. Não precisa o funcionário da Sabesp entrar no meu quintal. No dia 4 de março, eu vi dois funcionários da companhia que fazem leitura transitando pela rua da minha casa. Não foi realizada a leitura do meu hidrômetro, pois não deixaram a minha fatura na caixa do correio. No dia 5, liguei para o 0800 055 0195 que, aliás, é um sistema péssimo, para saber o motivo do funcionário não ter lido o meu hidrômetro e não deixar minha fatura. O atendente conferiu no sistema e me falou que o funcionário da Sabesp que faz a leitura foi em minha casa e não tinha ninguém. Fiquei surpresa com a justificativa e contestei o atendente. Eu disse que o meu hidrômetro tem leitura externa. Não precisa entrar no meu quintal. O atendente leu minha fatura e disse que a medição foi de 388 metros cúbicos e o valor a pagar seria de R$ 582,24. Expressei ao atendente a minha indignação e não concordei, pois o funcionário nem fez a leitura. O atendente me orientou a conferir o hidrômetro. A marcação estava em 381 metros cúbicos, isso no dia seguinte da leitura. Na fatura de fevereiro, a leitura foi de 349 metros cúbicos e o valor foi de R$ 377,28. De fevereiro a março, não tive nenhum consumo extra de água."

Resposta da Sabesp: "A Sabesp informa que a conta em questão já tinha sido revisada, a cliente orientada e a fatura havia sido paga. Com relação a ação dos funcionários, a vistoria realizada no local constatou que não houve erro de leitura nem emissão por média de consumo. A divergência ocorreu no processamento da fatura no sistema e já foram tomadas medidas para acompanhamento preventivo nos próximos faturamentos. A cliente foi orientada quanto ao acompanhamento e ao controle do consumo."

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