Samantha Maria de Brito se queixa que o Bilhete Único que pegou há menos de um ano apresentou erro de leitura. Também questiona a demora para ter saldo antigo em novo cartão.
Reclamação de Samantha Maria de Brito: “No dia 22 de julho do ano passado, o meu bilhete apresentou falha na leitura. No dia seguinte, quando fui utilizar, apareceu a mensagem “sem saldo”, porém ele estava carregado no modo mensal integração ônibus+metrô. Quando fui ao posto de atendimento da SPTrans, a atendente falou que eu havia queimado o chip e que deveria pagar a taxa da nova emissão em dinheiro. Informou que o saldo iria demorar 72h para voltar para o meu novo bilhete e que nesse período teria que carregar ele para utilizar. Paguei a taxa e recarregar o bilhete. Não sabia que tinha direito a nova via gratuitamente. No início deste mês, o meu bilhete apresentou falha na leitura quando fui passar no coletivo que pego para a minha casa na Cidade Tiradentes, zona leste da cidade. Eu passei constrangimento pois o motorista achou que eu estava mentindo, mas eu encostava o bilhete e apareceria “erro na leitura”. Ele deixou eu descer pela frente e, no dia seguinte, o meu bilhete funcionou normalmente. Eu fui ao posto de atendimento no Terminal Bandeira e a atendente falou que meu chip estava queimado e que eu teria que pagar a nova via. Falei que não iria pagar, pois o erro é deles. Ela concordou e falou que iria me dar uma nova via, porém eu ia ter que esperar 72h para os créditos voltarem. Eu falei que isso não era certo. Ela me orientou a ligar no 156, liguei, expliquei a situação, falei que não tem como eu tirar do meu bolso esses três dias de viagem, pois eu utilizo ônibus, trem e metrô, trajeto até a reigão dos Jardins. A atendente disse que não podia fazer nada, pois o canal era apenas para denúncias sobre a conduta dos funcionários e sobre o procedimento da SPTrans. Não é justo eu pagar e eles fabricarem um bilhete com material de má qualidade que em menos de um ano apresenta defeito.”
Resposta da São Paulo Transporte (SPTrans): “A SPTrans informa que a passageira Samantha Maria de Brito recebeu gratuitamente uma nova via do seu Bilhete Único, após se dirigir ao posto do Terminal Cidade Tiradentes. O saldo existente no cartão anterior já foi carregado e a passageira utiliza o novo Bilhete Único normalmente.”
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