SP muda plano para 649 novos radares em estradas; veja onde serão e novo cronograma


Serão instalados 108 radares do tipo lombada eletrônica e os outros 541 com tecnologia para leitura automática das placas, mas previsão muda para o 2º semestre

Por José Maria Tomazela
Atualização:

A operação de 649 novos radares em rodovias do Estado de São Paulo vai ficar para o segundo semestre de 2024. A previsão inicial do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) era de que os radares começassem a funcionar até o fim de junho deste ano. A previsão agora, segundo o DER, é de que os equipamentos estejam em operação até o final do ano.

O DER informou que os prazos para instalação dos radares precisaram ser recalculados porque o edital de licitação passou por ajustes técnicos e teve de ser republicado. Posteriormente, uma medida judicial paralisou novamente a tramitação, mas foi derrubada.

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“Cabe ressaltar que as mudanças realizadas não alteram o objetivo do edital. O processo segue os trâmites legais e prazos regimentais previstos, dentro dos quais as interrupções para a prestação de esclarecimentos são comuns”, disse.

O controle de velocidade vai atingir cerca de 13 mil quilômetros de rodovias administradas pelo departamento estadual. Atualmente, a fiscalização é feita apenas com radares usados nas viaturas pela Polícia Militar Rodoviária.

A licitação foi aberta em novembro e a primeira fase terminou em 26 de fevereiro último, com a abertura dos envelopes contendo as propostas das empresas interessadas em fornecer e operar os equipamentos.

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O maior número será destinado à região metropolitana de São Paulo, que terá 124 equipamentos, seguida pela regional de Campinas, com 85 Foto: Clayton de Souza/Estadão

O processo está em fase de análise de preços. Serão instalados 108 radares do tipo lombada eletrônica e os outros 541 com tecnologia para leitura automática das placas. O investimento previsto é de R$ 202,6 milhões.

Atualmente a cobertura por radares é mais efetiva nas rodovias concedidas à iniciativa privada. Os novos equipamentos serão instalados em estradas onde o controle da velocidade é feito exclusivamente pelos radares operados pelo policiamento rodoviário.

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Além de ampliar a área de cobertura, os novos equipamentos serão capazes de fiscalizar a velocidade e fazer a leitura automática das placas, transmitindo em tempo real para uma central do DER, caso sejam veículos furtados ou com pendências de pagamento de impostos, por exemplo.

A instalação dos radares será feita em pontos críticos já definidos pelo DER em rodovias das 14 regionais do órgão no Estado.

  • O maior número será destinado à região metropolitana de São Paulo, que terá 124 equipamentos, seguida pela regional de Campinas, com 85.
  • Entre as rodovias, a SP-055, entre Ubatuba, no litoral norte, e Peruíbe, no litoral sul, terá 41 novos pontos de fiscalização da velocidade.
  • Já o trecho inicial da Raposo Tavares terá sete radares na capital e oito em Cotia.
  • A SP-131, única rodovia de Ilhabela, cortando a ilha de norte a sul, também terá um ponto de fiscalização da velocidade.
  • Acesso alternativo para o litoral norte, a rodovia Oswaldo Cruz vai ganhar 10 pontos de radares entre Taubaté e Ubatuba.
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As demais regiões com novos radares são as de Taubaté (66 pontos), Rio Claro (61), Itapetininga (49), Presidente Prudente (43), Cubatão (43), Assis (34), São José do Rio Preto (34), Ribeirão Preto (30), Bauru (29), Barretos (22), Araraquara (15), e Araçatuba (14).

A operação de 649 novos radares em rodovias do Estado de São Paulo vai ficar para o segundo semestre de 2024. A previsão inicial do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) era de que os radares começassem a funcionar até o fim de junho deste ano. A previsão agora, segundo o DER, é de que os equipamentos estejam em operação até o final do ano.

O DER informou que os prazos para instalação dos radares precisaram ser recalculados porque o edital de licitação passou por ajustes técnicos e teve de ser republicado. Posteriormente, uma medida judicial paralisou novamente a tramitação, mas foi derrubada.

“Cabe ressaltar que as mudanças realizadas não alteram o objetivo do edital. O processo segue os trâmites legais e prazos regimentais previstos, dentro dos quais as interrupções para a prestação de esclarecimentos são comuns”, disse.

O controle de velocidade vai atingir cerca de 13 mil quilômetros de rodovias administradas pelo departamento estadual. Atualmente, a fiscalização é feita apenas com radares usados nas viaturas pela Polícia Militar Rodoviária.

A licitação foi aberta em novembro e a primeira fase terminou em 26 de fevereiro último, com a abertura dos envelopes contendo as propostas das empresas interessadas em fornecer e operar os equipamentos.

O maior número será destinado à região metropolitana de São Paulo, que terá 124 equipamentos, seguida pela regional de Campinas, com 85 Foto: Clayton de Souza/Estadão

O processo está em fase de análise de preços. Serão instalados 108 radares do tipo lombada eletrônica e os outros 541 com tecnologia para leitura automática das placas. O investimento previsto é de R$ 202,6 milhões.

Atualmente a cobertura por radares é mais efetiva nas rodovias concedidas à iniciativa privada. Os novos equipamentos serão instalados em estradas onde o controle da velocidade é feito exclusivamente pelos radares operados pelo policiamento rodoviário.

Além de ampliar a área de cobertura, os novos equipamentos serão capazes de fiscalizar a velocidade e fazer a leitura automática das placas, transmitindo em tempo real para uma central do DER, caso sejam veículos furtados ou com pendências de pagamento de impostos, por exemplo.

A instalação dos radares será feita em pontos críticos já definidos pelo DER em rodovias das 14 regionais do órgão no Estado.

  • O maior número será destinado à região metropolitana de São Paulo, que terá 124 equipamentos, seguida pela regional de Campinas, com 85.
  • Entre as rodovias, a SP-055, entre Ubatuba, no litoral norte, e Peruíbe, no litoral sul, terá 41 novos pontos de fiscalização da velocidade.
  • Já o trecho inicial da Raposo Tavares terá sete radares na capital e oito em Cotia.
  • A SP-131, única rodovia de Ilhabela, cortando a ilha de norte a sul, também terá um ponto de fiscalização da velocidade.
  • Acesso alternativo para o litoral norte, a rodovia Oswaldo Cruz vai ganhar 10 pontos de radares entre Taubaté e Ubatuba.

As demais regiões com novos radares são as de Taubaté (66 pontos), Rio Claro (61), Itapetininga (49), Presidente Prudente (43), Cubatão (43), Assis (34), São José do Rio Preto (34), Ribeirão Preto (30), Bauru (29), Barretos (22), Araraquara (15), e Araçatuba (14).

A operação de 649 novos radares em rodovias do Estado de São Paulo vai ficar para o segundo semestre de 2024. A previsão inicial do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) era de que os radares começassem a funcionar até o fim de junho deste ano. A previsão agora, segundo o DER, é de que os equipamentos estejam em operação até o final do ano.

O DER informou que os prazos para instalação dos radares precisaram ser recalculados porque o edital de licitação passou por ajustes técnicos e teve de ser republicado. Posteriormente, uma medida judicial paralisou novamente a tramitação, mas foi derrubada.

“Cabe ressaltar que as mudanças realizadas não alteram o objetivo do edital. O processo segue os trâmites legais e prazos regimentais previstos, dentro dos quais as interrupções para a prestação de esclarecimentos são comuns”, disse.

O controle de velocidade vai atingir cerca de 13 mil quilômetros de rodovias administradas pelo departamento estadual. Atualmente, a fiscalização é feita apenas com radares usados nas viaturas pela Polícia Militar Rodoviária.

A licitação foi aberta em novembro e a primeira fase terminou em 26 de fevereiro último, com a abertura dos envelopes contendo as propostas das empresas interessadas em fornecer e operar os equipamentos.

O maior número será destinado à região metropolitana de São Paulo, que terá 124 equipamentos, seguida pela regional de Campinas, com 85 Foto: Clayton de Souza/Estadão

O processo está em fase de análise de preços. Serão instalados 108 radares do tipo lombada eletrônica e os outros 541 com tecnologia para leitura automática das placas. O investimento previsto é de R$ 202,6 milhões.

Atualmente a cobertura por radares é mais efetiva nas rodovias concedidas à iniciativa privada. Os novos equipamentos serão instalados em estradas onde o controle da velocidade é feito exclusivamente pelos radares operados pelo policiamento rodoviário.

Além de ampliar a área de cobertura, os novos equipamentos serão capazes de fiscalizar a velocidade e fazer a leitura automática das placas, transmitindo em tempo real para uma central do DER, caso sejam veículos furtados ou com pendências de pagamento de impostos, por exemplo.

A instalação dos radares será feita em pontos críticos já definidos pelo DER em rodovias das 14 regionais do órgão no Estado.

  • O maior número será destinado à região metropolitana de São Paulo, que terá 124 equipamentos, seguida pela regional de Campinas, com 85.
  • Entre as rodovias, a SP-055, entre Ubatuba, no litoral norte, e Peruíbe, no litoral sul, terá 41 novos pontos de fiscalização da velocidade.
  • Já o trecho inicial da Raposo Tavares terá sete radares na capital e oito em Cotia.
  • A SP-131, única rodovia de Ilhabela, cortando a ilha de norte a sul, também terá um ponto de fiscalização da velocidade.
  • Acesso alternativo para o litoral norte, a rodovia Oswaldo Cruz vai ganhar 10 pontos de radares entre Taubaté e Ubatuba.

As demais regiões com novos radares são as de Taubaté (66 pontos), Rio Claro (61), Itapetininga (49), Presidente Prudente (43), Cubatão (43), Assis (34), São José do Rio Preto (34), Ribeirão Preto (30), Bauru (29), Barretos (22), Araraquara (15), e Araçatuba (14).

A operação de 649 novos radares em rodovias do Estado de São Paulo vai ficar para o segundo semestre de 2024. A previsão inicial do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) era de que os radares começassem a funcionar até o fim de junho deste ano. A previsão agora, segundo o DER, é de que os equipamentos estejam em operação até o final do ano.

O DER informou que os prazos para instalação dos radares precisaram ser recalculados porque o edital de licitação passou por ajustes técnicos e teve de ser republicado. Posteriormente, uma medida judicial paralisou novamente a tramitação, mas foi derrubada.

“Cabe ressaltar que as mudanças realizadas não alteram o objetivo do edital. O processo segue os trâmites legais e prazos regimentais previstos, dentro dos quais as interrupções para a prestação de esclarecimentos são comuns”, disse.

O controle de velocidade vai atingir cerca de 13 mil quilômetros de rodovias administradas pelo departamento estadual. Atualmente, a fiscalização é feita apenas com radares usados nas viaturas pela Polícia Militar Rodoviária.

A licitação foi aberta em novembro e a primeira fase terminou em 26 de fevereiro último, com a abertura dos envelopes contendo as propostas das empresas interessadas em fornecer e operar os equipamentos.

O maior número será destinado à região metropolitana de São Paulo, que terá 124 equipamentos, seguida pela regional de Campinas, com 85 Foto: Clayton de Souza/Estadão

O processo está em fase de análise de preços. Serão instalados 108 radares do tipo lombada eletrônica e os outros 541 com tecnologia para leitura automática das placas. O investimento previsto é de R$ 202,6 milhões.

Atualmente a cobertura por radares é mais efetiva nas rodovias concedidas à iniciativa privada. Os novos equipamentos serão instalados em estradas onde o controle da velocidade é feito exclusivamente pelos radares operados pelo policiamento rodoviário.

Além de ampliar a área de cobertura, os novos equipamentos serão capazes de fiscalizar a velocidade e fazer a leitura automática das placas, transmitindo em tempo real para uma central do DER, caso sejam veículos furtados ou com pendências de pagamento de impostos, por exemplo.

A instalação dos radares será feita em pontos críticos já definidos pelo DER em rodovias das 14 regionais do órgão no Estado.

  • O maior número será destinado à região metropolitana de São Paulo, que terá 124 equipamentos, seguida pela regional de Campinas, com 85.
  • Entre as rodovias, a SP-055, entre Ubatuba, no litoral norte, e Peruíbe, no litoral sul, terá 41 novos pontos de fiscalização da velocidade.
  • Já o trecho inicial da Raposo Tavares terá sete radares na capital e oito em Cotia.
  • A SP-131, única rodovia de Ilhabela, cortando a ilha de norte a sul, também terá um ponto de fiscalização da velocidade.
  • Acesso alternativo para o litoral norte, a rodovia Oswaldo Cruz vai ganhar 10 pontos de radares entre Taubaté e Ubatuba.

As demais regiões com novos radares são as de Taubaté (66 pontos), Rio Claro (61), Itapetininga (49), Presidente Prudente (43), Cubatão (43), Assis (34), São José do Rio Preto (34), Ribeirão Preto (30), Bauru (29), Barretos (22), Araraquara (15), e Araçatuba (14).

A operação de 649 novos radares em rodovias do Estado de São Paulo vai ficar para o segundo semestre de 2024. A previsão inicial do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) era de que os radares começassem a funcionar até o fim de junho deste ano. A previsão agora, segundo o DER, é de que os equipamentos estejam em operação até o final do ano.

O DER informou que os prazos para instalação dos radares precisaram ser recalculados porque o edital de licitação passou por ajustes técnicos e teve de ser republicado. Posteriormente, uma medida judicial paralisou novamente a tramitação, mas foi derrubada.

“Cabe ressaltar que as mudanças realizadas não alteram o objetivo do edital. O processo segue os trâmites legais e prazos regimentais previstos, dentro dos quais as interrupções para a prestação de esclarecimentos são comuns”, disse.

O controle de velocidade vai atingir cerca de 13 mil quilômetros de rodovias administradas pelo departamento estadual. Atualmente, a fiscalização é feita apenas com radares usados nas viaturas pela Polícia Militar Rodoviária.

A licitação foi aberta em novembro e a primeira fase terminou em 26 de fevereiro último, com a abertura dos envelopes contendo as propostas das empresas interessadas em fornecer e operar os equipamentos.

O maior número será destinado à região metropolitana de São Paulo, que terá 124 equipamentos, seguida pela regional de Campinas, com 85 Foto: Clayton de Souza/Estadão

O processo está em fase de análise de preços. Serão instalados 108 radares do tipo lombada eletrônica e os outros 541 com tecnologia para leitura automática das placas. O investimento previsto é de R$ 202,6 milhões.

Atualmente a cobertura por radares é mais efetiva nas rodovias concedidas à iniciativa privada. Os novos equipamentos serão instalados em estradas onde o controle da velocidade é feito exclusivamente pelos radares operados pelo policiamento rodoviário.

Além de ampliar a área de cobertura, os novos equipamentos serão capazes de fiscalizar a velocidade e fazer a leitura automática das placas, transmitindo em tempo real para uma central do DER, caso sejam veículos furtados ou com pendências de pagamento de impostos, por exemplo.

A instalação dos radares será feita em pontos críticos já definidos pelo DER em rodovias das 14 regionais do órgão no Estado.

  • O maior número será destinado à região metropolitana de São Paulo, que terá 124 equipamentos, seguida pela regional de Campinas, com 85.
  • Entre as rodovias, a SP-055, entre Ubatuba, no litoral norte, e Peruíbe, no litoral sul, terá 41 novos pontos de fiscalização da velocidade.
  • Já o trecho inicial da Raposo Tavares terá sete radares na capital e oito em Cotia.
  • A SP-131, única rodovia de Ilhabela, cortando a ilha de norte a sul, também terá um ponto de fiscalização da velocidade.
  • Acesso alternativo para o litoral norte, a rodovia Oswaldo Cruz vai ganhar 10 pontos de radares entre Taubaté e Ubatuba.

As demais regiões com novos radares são as de Taubaté (66 pontos), Rio Claro (61), Itapetininga (49), Presidente Prudente (43), Cubatão (43), Assis (34), São José do Rio Preto (34), Ribeirão Preto (30), Bauru (29), Barretos (22), Araraquara (15), e Araçatuba (14).

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