O Estado de Mato Grosso, de Goiás, de Minas Gerais e partes de Rondônia, Tocantins, Bahia, Rio de janeiro e Espírito Santo devem enfrentar tempestades com ventos intensos, de 60 a 100 quilômetros por hora, entre sábado, 9, e domingo, 10, de acordo com atualização do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O órgão emitiu alerta laranja, de “perigo”, para essas regiões. A ventania virá acompanhada de chuvas fortes, entre 30 e 60 milímetros por hora, segundo o instituto.
Em outras localidades, incluindo o Estado de São Paulo, o alerta agora é amarelo, de perigo potencial de chuvas intensas. Nesses casos, os ventos podem atingir até 60 quilômetros por hora. O aviso que é válido até a manhã de sábado, também envolve os Estados do Acre, Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Pará, Tocantins, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Espírito Santos, Minas Gerais, e partes da Bahia, Piauí e Maranhão.
Em algumas localidades há os dois alertas, laranja e amarelo. Para o Rio de Janeiro, há ainda alerta vermelho - de grande perigo para acumulado de chuva até a manhã de sábado. Os avisos podem ser atualizados a qualquer momento, conforme acompanhamento climatológico.
Segundo o Inmet, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Por isso, recomenda que a população “não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia”.
Cidade de São Paulo
Na quarta-feira, 6, a forte chuva na capital paulista já provocou alagamentos e deixou 50 mil imóveis sem luz. A cidade registrou, nos primeiros sete dias de novembro, volume de chuva superior ao esperado para todo o mês. A quinta-feira, 7, também foi marcada por pancadas de chuva.
Nesta sexta-feira, 8, o dia também amanheceu chuvoso, com impactos no Aeroporto de Congonhas, que registrou cancelamento de voos. Para o fim de semana, a propagação de uma frente fria pelo litoral paulista causa chuvas mais generalizadas. Conforme a Meteoblue, no fim de semana, as temperaturas permanecem mais baixas, com máxima na casa dos 20ºC.
Leia também
A Defesa Civil do Estado de São Paulo também emitiu alerta para quinta e sexta-feira. “Há risco de deslizamentos, alagamentos, desabamentos e ocorrências com raios, ventos fortes e granizos em áreas vulneráveis”, diz a pasta. A previsão é de chuvas com volume “muito alto” no centro-sul do Estado, incluindo a capital, e “alto” em Marília, Presidente Prudente, Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca e Ribeirão Preto.
- Em casos de emergência, a população deve acionar ajuda pelo telefone 199, da Defesa Civil, ou pelo 193, do Corpo de Bombeiros.
Segundo a Defesa Civil estadual, ventos a partir de 40 quilômetros por hora, quando ocorrem após chuvas volumosas, já são capazes de provocar quedas de galhos de árvores, podendo impactar a rede elétrica.
A partir de 70 quilômetros por hora, os ventos já podem provocar danos a residências, como arrancamento de telhas mal fixadas. E, a partir de 80 quilômetros, podem ocorrer danos mais significativos, como destelhamento completo e arrancamento de árvores pela raiz.