Um trem da Linha 8-Diamante descarrilou na manhã desta quinta-feira, 30, na região da estação Júlio Prestes. De acordo com a ViaMobilidade, que administra a via, a ocorrência foi registrada por volta das 7 horas, em decorrência de uma falha em um equipamento chamado Assistente de Mudança de Via (AMV). Não houve feridos, mas a circulação dos trens foi interrompida em algumas estações. Por volta de meio-dia, o trem, que descarrilou, foi retirado da via. A operação foi retomada por volta das 13 horas, seis horas após o incidente. A concessionária afirma que a causa ainda está sendo apurada.
“Após trabalho dos técnicos da ViaMobilidade, a circulação na Linha 8-Diamante foi normalizada às 12h58, e os trens já chegam à estação Júlio Prestes. Desde as 7h, a linha operava entre Palmeiras-Barra Funda e Itapevi, devido ao descarrilamento na região de Júlio Prestes”, disse.
Ainda de acordo com a concessionária, os passageiros foram orientados para descerem do trem. Cerca de 50 pessoas estavam na composição no momento do descarrilamento.
“Todos os passageiros que estavam no trem desembarcaram em segurança com o auxílio dos Agentes de Atendimento e Segurança (AAS) da ViaMobilidade”, disse.
A última ocorrência de descarrilamento na Linha 8-Diamante havia sido registrada na tarde de 18 de março, em decorrência de falha em equipamento de via, de acordo com a ViaMobilidade. Na ocasião, os transtornos permaneceram por quase nove horas.
Além da Linha 8-Diamante, a Linha 9-Esmeralda também passou a ser gerenciada pela ViaMobilidade em janeiro de 2022. Desde então, reclamações de usuários sobre falhas nas linhas têm sido registradas. Antes, elas eram administradas pela própria CPTM.
Ainda em dezembro do ano passado, um trem da Linha 8-Diamante descarrilhou carregado de passageiros próximo à plataforma da estação Domingo de Moraes, na zona oeste da capital paulista, no sentido Itapevi. Na ocasião, segundo a ViaMobilidade, não houve feridos, mas a plataforma sentido Itapevi ficou inoperante por causa do acidente.