Um surto de gripe aviária “altamente patogênica” foi detectado em uma granja de galinhas poedeiras nos arredores de Lisboa, anunciou nesta terça-feira, 7, a Direção Geral de Saúde (DGS) de Portugal.
A organização foi informada de um surto de gripe aviária “altamente patogênica do subtipo H5N1 em uma granja de galinhas poedeiras do município de Sintra”, a oeste da capital portuguesa, informou a DGS em um comunicado.
Não foi notificado nenhum caso de infecção humana até o momento, disse a DGS, acrescentando que as autoridades sanitárias e veterinárias estão fazendo tudo que é possível para erradicar o surto.
As medidas incluem a limpeza do local onde a doença foi detectada, o abate das galinhas infectadas e o monitoramento das aves em um raio de até 10 quilômetros ao redor do foco, detalhou a Direção Geral de Alimentação e Assuntos Veterinários (DGAV).
Veja também
A gripe aviária A (H5N1) apareceu pela primeira vez em 1996, mas desde 2020 os surtos em aves dispararam e espécies de mamíferos também estão sendo afetadas.