A AirFryer é conhecida por possibilitar o preparo de alimentos com menos gordura, já que não demanda o uso de óleo. Assim, recorrer ao aparelho é considerado especialmente vantajoso quando a ideia é consumir itens que originalmente seriam fritos. O que nem todo mundo sabe é que as vantagens para a saúde podem ir além. Muitos vegetais que costumam ser cozidos em água ficam mais nutritivos (além de crocantes) quando passam por esse equipamento.
É que diversos alimentos desse grupo são ricos em vitaminas hidrossolúveis, que, como o nome indica, são aquelas solúveis em água – as vitaminas C e do complexo B são exemplos. Ou seja, quando descartamos a água do cozimento, essas substâncias valiosas vão embora.
Por isso, para aproveitar ao máximo os benefícios nutricionais de alguns vegetais, considere assá-los. “Se a intenção é preservar mais as vitaminas hidrossolúveis, é melhor fazer na AirFryer”, afirma Beatriz Tenuta, nutricionista e professora do curso de Nutrição do Centro Universitário São Camilo, em São Paulo. Cabe destacar que o forno convencional também serve para esse propósito.
A seguir, confira alguns exemplos de alimentos que ficam mais vantajosos nesse formato.
Cenoura
Além de ser uma excelente fonte de vitamina A, também conta com vitaminas do complexo B, vitamina C, fósforo, cálcio, potássio e sódio.
Os nutrientes presentes na cenoura contribuem para o bom funcionamento da visão, além de beneficiar a pele, as mucosas e os cabelos. Como se não bastasse, ela ajuda na formação de ossos e dentes e auxilia na regulação do sistema nervoso e do aparelho digestivo.
Na AirFryer, a cenoura pode compor um mix de vegetais crocantes ou ser preparada em forma de palitinhos.
Abóbora
Outro alimento que é reduto de vitamina A, a grande aliada da saúde ocular. A abóbora também concentra carboidratos, fibras, ferro, cálcio e fósforo. As vitaminas do complexo B, hidrossolúveis, aparecem nesse vegetal, daí porque vale muito a pena assá-la.
Segundo Beatriz, tanto abóbora como a cenoura possuem betacaroteno, um pigmento natural presente em alimentos amarelados e alaranjados, que se converte em vitamina A no corpo. Quando os vegetais são assados, esse composto também tende a ficar mais preservado. Inclusive, é por esse motivo que os dois alimentos apresentam uma cor mais intensa e bonita quando preparados na AirFryer.
Couve-flor
Ela é fonte de fibras e potássio, além de contar com outros minerais, proteínas e antioxidantes indispensáveis para o bom funcionamento do organismo como um todo. Ainda é abundante em vitamina B6, que beneficia as atividades cerebrais, como as de aprendizado e memória.
Esse vegetal apresenta vitamina C, uma daquelas vitaminas que são solúveis em água. Segundo o Ministério da Saúde, a couve ajuda a normalizar o trânsito intestinal, beneficiando tanto quem sofre de prisão de ventre quanto quem encara episódios frequentes de diarreia.
Beterraba
Concentra as vitaminas C, A e do complexo B, além de cálcio e fósforo. É conhecida também por ser fonte de potássio, mineral importante na contração muscular e no controle da pressão arterial.
Além de o preparo desse alimento na AirFryer proteger as vitaminas hidrossolúveis no alimento, Beatriz explica que há outra grande vantagem: a maior preservação da substância responsável por sua cor tão característica: a antocianina. Esse composto de ação antioxidante costuma ser associado à proteção cardiovascular.
Quem já cozinhou a beterraba em água sabe que parte de seu tom arroxeado sempre se dilui. Assim, a fritadeira elétrica é uma ótima opção para ter um alimento mais colorido, nutritivo e saboroso.
Chuchu
O chuchu recebe a má fama de ser “sem graça”, mas tudo pode mudar ao assar esse vegetal na forma de palitinhos, em sua AirFryer. Aliás, essa é uma das receitas mais recomendadas na internet.
Goste ou não, o fato é que ele é muito interessante do ponto vista da saúde: contém vitaminas do complexo B, vitamina C e muitos minerais, como potássio, cálcio, fósforo e ferro.
Segundo o Ministério da Saúde, o vegetal contribui para a saúde da pele e promove o crescimento. Ele pode ajudar também na formação dos ossos e dentes. É considerado ainda um bom estimulante para o apetite.
Brócolis
O brócolis é fonte das vitaminas A, C, E e K, além de ter ferro, potássio, cálcio e fósforo na sua composição. A união de vitamina K, ácido fólico e magnésio é considerada especialmente vantajosa para as funções cerebrais, como raciocínio e concentração.
Esse vegetal é celebrado por carregar boas doses de sulforafano, uma substância com reconhecido potencial de auxiliar na prevenção do câncer. Mas cozinhar o vegetal em água pode reduzir um pouco a oferta desse aliado. Por isso, a melhor pedida é assá-lo.
Outros vegetais
A nutricionista Beatriz explica que devemos nos lembrar de que o consumo de vegetais sempre vai oferecer vitaminas, minerais e fibras. Por isso, seja qual for o método de preparo escolhido, esse grupo deve fazer parte da rotina alimentar. O ideal é pensar em um rodízio, para ter acesso a diferentes cores, sabores e composições nutricionais.
Mas ela observa que se a ideia é proteger ao máximo as substâncias benéficas desses alimentos, sobretudo pensando nas vitaminas, o ideal é realmente assá-los (na AirFryer ou no forno). E esse é um recado que vale para todos os vegetais, não só os destacados nessa lista.
Outro aviso: ainda que a vitamina C seja hidrossolúvel, ela também é mais sensível ao calor. Então, quando se trata de potencializar ainda mais o aproveitamento desse nutriente especificamente, aí o ideal seria até consumir suas fontes na versão crua.