O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo de perigo potencial para chuvas intensas em 13 Estados do Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do País. A previsão é válida até este domingo, 1º, podendo ser atualizada.
Neste período, a expectativa é de chuva de até 50 mm/dia, com ventos intensos que podem chegar a 60 quilômetros por hora.
Veja Estados afetados:
- Amazonas
- Rondônia
- Pará
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- Goiás
- Tocantins
- São Paulo
- Minas Gerais
- Rio de Janeiro
- Espírito Santo
Previsão de nova frente fria para SP
Neste domingo, 30, a cidade de São Paulo amanheceu com sol ente nuvens e sensação de calor. De acordo com o Centro de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo (CGE), entre a tarde e o início da noite ocorrem pancadas isoladas de chuvas rápidas com baixo potencial para a formação de alagamentos.
A previsão indica a possibilidade de ocorrência de chuva forte e generalizada na capital paulista e na região metropolitana de São Paulo na terça-feira, 3, e na quarta-feira, 4. A aproximação de uma frente fria já na segunda-feira, 2, associada a fortes instabilidades a partir do interior paulista, vai intensificar as precipitações na primeira metade da próxima semana.
“São esperadas chuvas fortes, acompanhadas de raios e rajadas de vento que podem superar os 60km/h durante os temporais”, afirma o órgão municipal.
Essa condição meteorológica aumenta o risco para quedas de árvores, formação de alagamentos intransitáveis, assim como deslizamentos de terra, desabamentos e transbordamentos de rios e córregos da região.
Segundo a Meteoblue, entre terça-feira, 3, e quinta-feira, 5, as temperaturas também devem ficar mais amenas na capital paulista.
- Domingo: entre 20ºC e 29ºC;
- Segunda-feira: entre 22ºC e 30ºC;
- Terça-feira: entre 18ºC e 23ºC;
- Quarta-feira: entre 17ºC e 19ºC.
Recomendações:
- Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas;
- Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).