A Defesa Civil de São Paulo emitiu alerta para ventos fortes de até 75km/h no litoral paulista entre este domingo, 1º de setembro, e a segunda-feira, 2. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também disparou alerta amarelo, de “potencial perigo” para a região, assim como para o litoral do Rio de Janeiro até Vitória, no Espírito Santo; o Rio Grande do Sul e parte do litoral nordestino, de Sergipe ao Ceará.
O Inmet diz que pode haver “intensificação dos ventos nas regiões litorâneas, movimentando dunas de areia sobre construções na orla”. Para a região central do País, o aviso é de alerta do tempo seco, com maior perigo no centro de Goiás, no Distrito Federal, no noroeste de Minas Gerais, no sudeste de Mato Grosso e no nordeste de São Paulo. O Inmet emitiu alerta vermelho, de grande perigo, para essas áreas.
Efeito de ciclone extratropical no Sul
Conforme a empresa de meteorologia MetSul, um ciclone extratropical passa neste momento entre a Argentina e o Uruguai. É ele que deve trazer ventanias de até 80 km/h para a porção leste do Rio Grande do Sul. O aviso do Inmet para a região abrange não só a faixa litorânea do Estado, como as cidades de Porto Alegre, Novo Hamburgo, Caxias do Sul, Bagé, Pelotas, entre outras.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul também emitiu alerta para chuvas pontualmente fortes, descargas elétricas e eventuais quedas de granizo na porção nordeste do Estado, passando por Porto Alegre, Novo Hamburgo, Caxias do Sul, Região dos Vales e litoral norte. O período de maior risco, no entanto, era a madrugada e manhã deste domingo.
Não há informações sobre a possível relação do evento de ventos no Sudeste com este ciclone extratropical que vem do Sul.
Tempo seco
O alerta vermelho do Inmet para a região de Ribeirão Preto, em São Paulo, onde na semana houve fortes queimadas, fala em umidade relativa do ar abaixo de 12%” e “grande risco de incêndios florestais e à saúde (doenças pulmonares, dores de cabeça e etc)”.
Na capital paulista e demais regiões do Estado, o alerta para tempo seco é amarelo, de “perigo potencial”, com “umidade relativa do ar variando entre 30% e 20% e baixo risco de incêndios florestais e à saúde”. Segundo a Defesa Civil Estadual, a situação em relação aos focos de fogo está sob controle.
A Amazônia e o Pantanal têm enfrentado recorde de queimadas, intensificadas neste inverno pelo tempo seco. Nas últimas semanas, São Paulo também entrou em estado de alerta.
Confira recomendações do Inmet neste período seco:
- Beba bastante líquido;
- Atividades físicas são nocivas neste tempo seco;
- Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia;
- Use hidratante para pele e umidifique o ambiente;
- Evite bebidas diuréticas (café e álcool);
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).