Apesar da previsão indicar possibilidade de chuva para o último dia do ano, a cidade de São Paulo deve registrar pancadas rápidas e isoladas no período da tarde desta terça-feira, 31. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, no decorrer da noite as condições de chuva diminuem, restando apenas variação de nuvens para o momento da virada do ano.
Na quarta-feira, 1º, o dia segue com sol entre nuvens e temperaturas em elevação. No fim da tarde, retornam as chuvas rápidas e isoladas. “A tendência é que os próximos dias permaneçam com sol entre nuvens, temperaturas em gradativa elevação e chuvas isoladas no fim das tardes na capital paulista”, afirma o órgão municipal.
Para quinta-feira, 2, de acordo com a Meteoblue, a possibilidade de chuva é baixa. Já entre sexta-feira, 3, e domingo, 5, as precipitações devem aumentar na cidade de São Paulo, sendo mais intensas no sábado, 4. Com isso, as temperaturas também seguem mais amenas, com máxima de 24ºC no domingo.
Nesse domingo, 29, as chuvas fortes voltaram a causar transtornos em cidades da região metropolitana e do interior do Estado de São Paulo. Além de rajadas de vento que chegaram até 39,2 km/h, precipitações com raios e queda de granizo atingiram diversas localidades. Quedas de árvores e alagamentos pontuais também foram registrados.
Veja a previsão para a semana na cidade de SP:
Segunda-feira: entre 19ºC e 27ºC;
Terça-feira: entre 18ºC e 28ºC;
Quarta-feira: entre 19ºC e 28ºC;
Quinta-feira: entre 19ºC e 30ºC;
Sexta-feira: entre 20ºC e 29ºC;
Sábado: entre 21ºC e 27ºC;
Domingo: entre 19ºC e 24ºC.
Virada do ano na Baixada Santista
Entre terça-feira e quarta-feira, os dias serão marcados pela presença de sol entre nuvens, o que ajudará a aumentar as temperaturas e elevará a sensação de calor e abafamento em todo o Estado paulista, incluindo a região da Baixada Santista. No entanto, no decorrer das horas, a soma do calor com a umidade proveniente do oceano e da região amazônica cria condições para pancadas de chuva, seguidas por raios e vento.
“Até o momento, os modelos meteorológicos indicam chuva para todo o Estado de São Paulo. Os maiores acumulados serão na região noroeste do Estado, região essa de Ribeirão Preto e Franca, porém, como haverá momentos de tempestade, recomenda-se atenção redobrada em áreas mais vulneráveis, pois há risco para transtornos”, acrescenta a Defesa Civil do Estado de São Paulo.
Qual a previsão para a virada do ano em algumas cidades brasileiras?
- São Paulo (SP): sol com muitas nuvens e pancadas de chuva à tarde no último dia do ano. Não deve chover durante a noite;
- Guarujá (SP): sol com muitas nuvens, mas sem chuva. A mínima é de 20ºC e a máxima de 27ºC;
- Ubatuba (SP): sol com muitas nuvens e pancadas de chuva à tarde e à noite. Mínima de 16ºC e máxima de 25ºC;
- Rio de Janeiro (RJ): sol com algumas nuvens e chuva passageira. Noite com muitas nuvens, mas sem chuva. Mínima de 20ºC e máxima de 26ºC;
- Belo Horizonte (MG): sol com nuvens e chuvas rápidas durante o dia e à noite. Mínima de 16ºC e máxima de 25ºC;
- Vitória (ES): chuva forte de manhã, sol no período da tarde e pancadas de chuva à noite. Mínima de 21ºC e máxima de 29ºC;
- Brasília (DF): sol com muitas nuvens e chuva o dia inteiro e à noite. Mínima de 19ºC e máxima de 25ºC;
- Cuiabá (MT): sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite. Mínima de 24ºC e máxima de 31ºC;
- Manaus (AM): chuvoso durante o dia e à noite. Mínima de 25ºC e máxima de 29ºC.
Neste fim de ano, segundo a Climatempo, o centro-sul de Minas Gerais, o norte de São Paulo e o Rio de Janeiro devem concentrar os maiores volumes na região Sudeste, com possibilidade de acumulados acima de 150 mm em alguns pontos, sinalizando atenção para riscos de alagamentos e deslizamentos;