A cidade de São Paulo deve permanecer com sensação de frio nesta quarta-feira, 14, de acordo com a empresa Climatempo. No domingo, 11, a capital registrou 7ºC, menor temperatura em agosto desde 2011. Conforme a Meteoblue, a previsão indica temperatura mínima de 7ºC para esta quarta-feira. A máxima prevista, no entanto, é maior que a registrada no dia anterior, com expectativa de chegar a 22ºC.
Dados do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo indicam ainda que a tarde de terça-feira, 13, foi a mais fria do ano. “Os termômetros registraram 13,4°C de média na cidade, sendo que a menor máxima média anterior havia ocorrido no sábado, 10, com 13,7°C na cidade”, explicou o órgão. A menor mínima média do ano na cidade permanece a registrada no domingo.
A Defesa Civil Municipal decretou estado de alerta para baixas temperaturas desde quinta-feira passada, 8.
Segundo a Climatempo, um ciclone extratropical em alto mar deu origem a uma nova frente fria, que trouxe uma massa de ar polar sobre o centro-sul do País. Esse sistema, por se deslocar bem distante sobre o oceano, não deve levar condições para chuva sobre o continente. Com isso, ainda há maior circulação de ar frio no Estado de São Paulo.
Na capital, o dia amanheceu bastante nublado. O sol começou a surgir tímido entre as nuvens no decorrer da manhã. A expectativa ainda é de frio e tempo seco para esta quarta-feira, mas com a temperatura máxima começando a subir um pouco. A previsão é de chegar aos 22ºC.
Volta dos dias quentes
Já a partir de quinta-feira, 15, o ar frio perde força e se afasta para o oceano. Com isso, as temperaturas voltam a ficar acima da média para a época do ano. “A expectativa é de um fim de semana com predomínio de sol e temperaturas acima da média para agosto”, projeta o CGE.
A Meteoblue acrescenta que não há expectativa de chuva para a capital paulista pelo menos até a próxima semana.
Veja a previsão para os próximos dias na cidade de São Paulo:
- Quarta-feira: entre 7ºC e 22ºC;
- Quinta-feira: entre 10ºC e 27ºC;
- Sexta-feira: entre 14ºC e 29ºC;
- Sábado: entre 15ºC e 30ºC;
- Domingo: entre 17ºC e 31ºC.
‘Gangorra’ climática com sobe e desce nas temperaturas
Depois de um período de frio intenso, o Brasil já se prepara para um retorno significativo do calor em diversas áreas do País. “Uma nova e forte massa de ar quente está se estabilizando na região central, favorecendo a elevação das temperaturas e criando um cenário de verdadeira “gangorra” térmica em algumas regiões”, afirma a Climatempo.
O ar quente e seco vai ganhar mais força a partir de sábado, 17, já com temperaturas mais altas. A onda de calor vai começar oficialmente no domingo, 18, e deve durar pelo menos até quinta-feira que vem, 22, segundo a empresa brasileira de meteorologia.
“O tempo seco, associado à baixa umidade relativa do ar, pode dificultar a respiração e exigir maior cuidado com a hidratação”, alerta a Climatempo.