Mais de 1,6 mil municípios de partes de Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás estão em alerta de perigo para onda de calor do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A classificação de risco passou a valer no sábado, 16, e dura até o final da tarde da segunda-feira, 18.
Segundo o Inmet, isso significa que há risco à saúde por causa de temperaturas 5ºC acima da média. A maior parte aparece no estrato de perigo potencial – com um risco leve à saúde –, enquanto partes de Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul estão em alerta de perigo máximo.
Leia Também:
Entre as diferentes classificações, todo Estado de São Paulo está em alerta. Todo Rio de Janeiro está pintado de amarelo no mapa do Inmet, de perigo potencial.
O alerta máximo do Inmet vale para 556 municípios que estão no norte do Paraná; sul, leste e centro-norte mato-grossense; e as regiões paulistas de Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Piracicaba, Ribeirão Preto, Araçatuba, Marília, Araraquara e Bauru. A Região Metropolitana, Vale do Paraíba e o litoral sul de SP estão em alerta de perigo potencial.
Leia Também:
Uma nova onda de calor que atinge parte do Brasil fez a temperatura começar a subir na quarta-feira, 13. Uma onda de calor é caracterizada quando as temperaturas permanecem entre 3°C e 5°C acima da média ao longo do período.
Como fica o tempo na capital paulista
No sábado, a capital paulista registrou temperaturas acima dos 34°C, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura. Na madrugada deste domingo, 17, o tempo ficou abafado, com 25°C e sem chuva. Veja aqui dicas para amenizar o calor dentro do quarto.
O dia segue com abafamento e rápida elevação de temperatura, que pode superar os 35°C. A mínima prevista é de 24°C. Os próximos dias, segundo o GGE, ainda terão sol e muito calor, “mas as chuvas retornam gradativamente na forma de pancadas isoladas no final das tardes”. O outono começa na quarta-feira, 20.
Onda de calor pelo Brasil
Rio tem recorde de sensação térmica
A cidade do Rio de Janeiro registrou o recorde de sensação térmica neste sábado, 16, quando a estação Guaratiba marcou 60,1º C às 10h20. O dado é o maior já registrado pelo sistema Alerta Rio, da prefeitura, que agrega dados dessa natureza desde 2014. O recorde anterior tinha sido registrado na onde de calor de novembro de 2023, quando a sensação chegou a 59,7ºC na mesma estação da zona oeste.
O termômetro na cidade deve chegar aos 40°C neste domingo.