A pergunta do título tem resposta objetiva: ontem, o dólar estava a R$ 3,23, enquanto o euro valia R$ 3,42. No entanto, com as duas moedas em cotações tão próximas nas duas últimas semanas, considerar os custos turísticos do destino de viagem ajuda a planejar as férias e escolher o lugar que cabe no orçamento. Em outras palavras, a pergunta é: Estados Unidos ou Europa?
Para ajudar na decisão, escolhemos quatro grandes cidades americanas e as comparamos com suas “equivalentes” na Europa. Sem desconsiderar as enormes diferenças arquitetônicas, históricas, culturais e de estilo de vida, se você está em busca de um lugar moderno e descolado, pense em Chicago ou Berlim. Metrópole que seja um sonho de consumo turístico, vale olhar para Nova York ou Paris. Metrópole com praia, Miami ou Barcelona. E um lugar descolado, para curtir ao ar livre e pedalar, São Francisco ou Amsterdã.
Mostramos a seguir quanto se gasta por dia em cada uma com transporte, alimentação, lazer e hospedagem (um hotel econômico e um intermediário). As conversões para real foram feitas com os valores de 16 de março. Ajuste expectativas e boa viagem.