Turismo de luxo, hotelaria e novas tendências do mercado de viagens e turismo

ILTM Latin America reforça protagonismo brasileiro


Por Mari Campos

"O Brasil está mesmo 'bombando' neste momento". Simon Mayle usou esta fase diversas vezes esta semana, durante a ILTM Latin America, o maior e mais importante evento sobre turismo de luxo na América Latina - que aconteceu mais uma vez no Pavilhão da Bienal em São Paulo, SP, e para o qual tive novamente o prazer de ser convidada.

ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM

Durante o evento, não apenas Simon - diretor geral do evento - mas diversos outros hoteleiros e representes de destinos nacionais e internacionais engrossaram esse coro. Ao longo da semana, foram 23.600 reuniões entre hoteleiros e representantes de destinos do mundo inteiro com agentes e consultores de viagem latino americanos (majoritariamente brasileiros, é claro).Foram mais de 1400 pessoas presentes nas rodadas de negócios realizadas entre quarta e sexta-feira.

continua após a publicidade
ILTM Latin America 2024. Foto: Mari Campos

Essa foi a maior edição da história da ILTM Latin America, com um aumento em capacidade de quase 23% em relação a edições passadas. Cerca de 30% das agências e consultores presentes esse ano eram novos no evento, selecionados após cuidadosa curadoria da ILTM ao longo do último ano.

O evento teve como tema esse ano "the rich tapestry of people that make Latin America". Afinal, como defendeu Mayle durante breve conferência de imprensa, "o lado humano é sempre o mais importante para mim e para o turismo". 

continua após a publicidade

LEIA TAMBÉM: Majestic Barcelona completa 106 anos com novidades

.

Entrada da ILTM Latin America 2024. Foto: Mari Campos
continua após a publicidade

.

Armadoras de cruzeiros em franca expansão

Durante as apresentações feitas com exclusividade para a imprensa convidada, a Explora Journeys, o braço de cruzeiros de luxo do grupo MSC confirmou seu protagonismo em transformar a cara desta indústria, focando em viajantes mais jovens e menos afeitos a viagens marítimas, e propondo itinerários inovadores.

continua após a publicidade

ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM

A A&K, que agora também inclui a volta da luxuosa Crystal Cruises (com US2.5 bi em investimentos) em seu portfólio de negócios, anunciou a chegada de três novos iates próprios - cada um para apenas 20 passageiros - destinados a viagens de imersão em Galápagos.

reference
continua após a publicidade

Já a Oceania Cruises aproveitou para anunciar seu cruzeiro de volta ao mundo no Oceania Vista, que passará por 43 países diferentes e oferecerá distintos pontos de embarque, o que proporcionará uma viagem de até 180 dias para os interessados. As viagens de volta ao mundo da armadora sempre contam com brasileiros embarcados.

A luxuosa Regent Seven Seas, que se define como campeã em inclusões no mercado (excursões ilimitadas e até serviço de lavanderia estão agora incluídos para todos os hóspedes), anunciou o novo itinerário de volta ao mundo em 2027, que será a bordo do RSS Splendour, para atender à demanda crescente de passageiros por essa viagem.  

LEIA TAMBÉM: The Lana Dubai inaugura o primeiro Dior Spa do Oriente Médio

continua após a publicidade

.

Simon Mayle durante conferência da imprensa do evento. Foto: Mari Campos

.

Destinos inovando para atender alta da demanda

O turismo da Suíça anunciou a mudança de sua marca depois de 30 anos. Para a nova fase, foi criada uma nova fonte exclusiva, a ST Allegra, que passa a ser a fonte oficial do Switzerland Tourism, para valorizar a nova marca que representa uma pequena (e muito inteligente) inovação - mas a fonte já está disponível também para uso por qualquer pessoa no Word, por exemplo.

ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM

O cônsul da Suíça no Brasil, Fabien Clerc, destacou como tendências importantes nas viagens pelo país o apelo das experiências interativas com a ciência (Cern, Novartis, Space Eye etc), a farta oferta de atividades sustentáveis (fontes, trekkings, bike safári, agro turismo, novas rotas de ciclismo em Berna etc), os grandes e numerosos eventos sediados pelo país, e as chamadas "hidden gems", pequenos destinos suíços ainda pouco visitados pelos brasileiros (como Bleniotal, Valle del Sole, Ticino etc).

reference

Clerc também afirmou que o país, que vem batendo recordes de visitantes brasileiros desde a pandemia, espera conseguir receber mais brasileiros durante o verão. 

Já o turismo do Japão anunciou na feira que o país está "mais barato do que nunca" e que em 2023 bateu recorde de visitantes brasileiros e sul-americanos. E quer agora promover destinos menores e desconhecidos. 

A cidade de Tóquio é o grande porto de entrada no país, com a maior quantidade de restaurantes três estrelas Michelin no mundo. E novos hotéis não param de abrir as portas por lá, como os novos Aman Toquio e Six Senses Kyoto. 

LEIA TAMBÉM: Hotelaria sustentável norteia a BLTA

.

reference

.

Novidades excitantes na hotelaria internacional

As novidades da hotelaria na ILTM Latin America também foram bastante excitantes. O grupo Hyatt contou como resolveu focar agora no mercado de luxo, dobrando seus negócios e propriedades neste segmento nos últimos anos., com um crescimento importante dos negócios oriundos do Brasil e da América Latina em geral.

ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM

O Mandarin Oriental Hyde Park London abordou o novo The Aubrey e as novas experiências de cozinha familiar chilena do Lucho - assim como o maior envolvimento do grupo com a sustentabilidade. O novo Mandarin Oriental Mayfair tem abertura confirmada para junho, com apenas cinquenta luxuosas acomodações. 

A Kerzner anunciou a nova marca Rare Finds, o novo One&Only Kea Island na Grécia e sua primeira propriedade nos EUA, que abrirá em Montana no ano que vem. A SH Hotels está promovendo diversas inaugurações de sua marca 1Hotels e em breve abrirá esperados hotéis Baccarat em Roma e Ryad. 

As marcas de luxo da Hilton Hotels também estão em evidência para o grupo. Só a Waldorf Astoria chegou agora a 36 hotéis em 17 países e está inaugurando e reinaugurando diversas propriedades - de uma ilha privativa em Seychelles a esperadas unidades em Miami e Lake Tahoe em 2026 (além da reabertura em Nova York no final deste ano).

reference

A Minor Hotels ultrapassou a impressionante marca de 550 hoteis no grupo - o dobro do que tinham há quatro anos; mas estão comprometidos em duplicar esse número nos próximos cinco anos (com um aumento esperado de 40% já para os próximos dois anos).

LEIA TAMBÉM: O quiet luxury invade o turismo

Os destaques atualmente são os novas propriedades na Europa (Viena, Amalfi, Nice e Amsterdã), mas também o novo Anantara Santorini em Abu Dhabi e novo Explorer by Elewana na Tanzania. O Brasil segue na mira do grupo com duas aberturas importantes em 2026 - Anantara Mamucaba Resort (Bahia) e Anantara Preá (Ceará).

Já a Belmond, grande pioneira do movimento do slow travel e agora parte do grupo LVMH, celebra esse ano 25 anos de presença no Peru com roteiros especiais focados em vinhos e alta gastronomia no país em parceria com a Veuve Clicquot.

E para ficar de olho: a Eleven Experience, que tem lodges exclusivíssimos em sistema tudo incluído em destinos como Alpes franceses e Patagônia chilena com um máximo de 13 suítes cada, agora colocou os viajantes brasileiros na mira. Aparentemente, o Brasil está mesmo bombando no cenário internacional do turismo de luxo. 

LEIA TAMBÉM: Walt Disney World também investe no turismo de luxo

ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM

.

.

 

 

 

 

"O Brasil está mesmo 'bombando' neste momento". Simon Mayle usou esta fase diversas vezes esta semana, durante a ILTM Latin America, o maior e mais importante evento sobre turismo de luxo na América Latina - que aconteceu mais uma vez no Pavilhão da Bienal em São Paulo, SP, e para o qual tive novamente o prazer de ser convidada.

ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM

Durante o evento, não apenas Simon - diretor geral do evento - mas diversos outros hoteleiros e representes de destinos nacionais e internacionais engrossaram esse coro. Ao longo da semana, foram 23.600 reuniões entre hoteleiros e representantes de destinos do mundo inteiro com agentes e consultores de viagem latino americanos (majoritariamente brasileiros, é claro).Foram mais de 1400 pessoas presentes nas rodadas de negócios realizadas entre quarta e sexta-feira.

ILTM Latin America 2024. Foto: Mari Campos

Essa foi a maior edição da história da ILTM Latin America, com um aumento em capacidade de quase 23% em relação a edições passadas. Cerca de 30% das agências e consultores presentes esse ano eram novos no evento, selecionados após cuidadosa curadoria da ILTM ao longo do último ano.

O evento teve como tema esse ano "the rich tapestry of people that make Latin America". Afinal, como defendeu Mayle durante breve conferência de imprensa, "o lado humano é sempre o mais importante para mim e para o turismo". 

LEIA TAMBÉM: Majestic Barcelona completa 106 anos com novidades

.

Entrada da ILTM Latin America 2024. Foto: Mari Campos

.

Armadoras de cruzeiros em franca expansão

Durante as apresentações feitas com exclusividade para a imprensa convidada, a Explora Journeys, o braço de cruzeiros de luxo do grupo MSC confirmou seu protagonismo em transformar a cara desta indústria, focando em viajantes mais jovens e menos afeitos a viagens marítimas, e propondo itinerários inovadores.

ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM

A A&K, que agora também inclui a volta da luxuosa Crystal Cruises (com US2.5 bi em investimentos) em seu portfólio de negócios, anunciou a chegada de três novos iates próprios - cada um para apenas 20 passageiros - destinados a viagens de imersão em Galápagos.

reference

Já a Oceania Cruises aproveitou para anunciar seu cruzeiro de volta ao mundo no Oceania Vista, que passará por 43 países diferentes e oferecerá distintos pontos de embarque, o que proporcionará uma viagem de até 180 dias para os interessados. As viagens de volta ao mundo da armadora sempre contam com brasileiros embarcados.

A luxuosa Regent Seven Seas, que se define como campeã em inclusões no mercado (excursões ilimitadas e até serviço de lavanderia estão agora incluídos para todos os hóspedes), anunciou o novo itinerário de volta ao mundo em 2027, que será a bordo do RSS Splendour, para atender à demanda crescente de passageiros por essa viagem.  

LEIA TAMBÉM: The Lana Dubai inaugura o primeiro Dior Spa do Oriente Médio

.

Simon Mayle durante conferência da imprensa do evento. Foto: Mari Campos

.

Destinos inovando para atender alta da demanda

O turismo da Suíça anunciou a mudança de sua marca depois de 30 anos. Para a nova fase, foi criada uma nova fonte exclusiva, a ST Allegra, que passa a ser a fonte oficial do Switzerland Tourism, para valorizar a nova marca que representa uma pequena (e muito inteligente) inovação - mas a fonte já está disponível também para uso por qualquer pessoa no Word, por exemplo.

ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM

O cônsul da Suíça no Brasil, Fabien Clerc, destacou como tendências importantes nas viagens pelo país o apelo das experiências interativas com a ciência (Cern, Novartis, Space Eye etc), a farta oferta de atividades sustentáveis (fontes, trekkings, bike safári, agro turismo, novas rotas de ciclismo em Berna etc), os grandes e numerosos eventos sediados pelo país, e as chamadas "hidden gems", pequenos destinos suíços ainda pouco visitados pelos brasileiros (como Bleniotal, Valle del Sole, Ticino etc).

reference

Clerc também afirmou que o país, que vem batendo recordes de visitantes brasileiros desde a pandemia, espera conseguir receber mais brasileiros durante o verão. 

Já o turismo do Japão anunciou na feira que o país está "mais barato do que nunca" e que em 2023 bateu recorde de visitantes brasileiros e sul-americanos. E quer agora promover destinos menores e desconhecidos. 

A cidade de Tóquio é o grande porto de entrada no país, com a maior quantidade de restaurantes três estrelas Michelin no mundo. E novos hotéis não param de abrir as portas por lá, como os novos Aman Toquio e Six Senses Kyoto. 

LEIA TAMBÉM: Hotelaria sustentável norteia a BLTA

.

reference

.

Novidades excitantes na hotelaria internacional

As novidades da hotelaria na ILTM Latin America também foram bastante excitantes. O grupo Hyatt contou como resolveu focar agora no mercado de luxo, dobrando seus negócios e propriedades neste segmento nos últimos anos., com um crescimento importante dos negócios oriundos do Brasil e da América Latina em geral.

ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM

O Mandarin Oriental Hyde Park London abordou o novo The Aubrey e as novas experiências de cozinha familiar chilena do Lucho - assim como o maior envolvimento do grupo com a sustentabilidade. O novo Mandarin Oriental Mayfair tem abertura confirmada para junho, com apenas cinquenta luxuosas acomodações. 

A Kerzner anunciou a nova marca Rare Finds, o novo One&Only Kea Island na Grécia e sua primeira propriedade nos EUA, que abrirá em Montana no ano que vem. A SH Hotels está promovendo diversas inaugurações de sua marca 1Hotels e em breve abrirá esperados hotéis Baccarat em Roma e Ryad. 

As marcas de luxo da Hilton Hotels também estão em evidência para o grupo. Só a Waldorf Astoria chegou agora a 36 hotéis em 17 países e está inaugurando e reinaugurando diversas propriedades - de uma ilha privativa em Seychelles a esperadas unidades em Miami e Lake Tahoe em 2026 (além da reabertura em Nova York no final deste ano).

reference

A Minor Hotels ultrapassou a impressionante marca de 550 hoteis no grupo - o dobro do que tinham há quatro anos; mas estão comprometidos em duplicar esse número nos próximos cinco anos (com um aumento esperado de 40% já para os próximos dois anos).

LEIA TAMBÉM: O quiet luxury invade o turismo

Os destaques atualmente são os novas propriedades na Europa (Viena, Amalfi, Nice e Amsterdã), mas também o novo Anantara Santorini em Abu Dhabi e novo Explorer by Elewana na Tanzania. O Brasil segue na mira do grupo com duas aberturas importantes em 2026 - Anantara Mamucaba Resort (Bahia) e Anantara Preá (Ceará).

Já a Belmond, grande pioneira do movimento do slow travel e agora parte do grupo LVMH, celebra esse ano 25 anos de presença no Peru com roteiros especiais focados em vinhos e alta gastronomia no país em parceria com a Veuve Clicquot.

E para ficar de olho: a Eleven Experience, que tem lodges exclusivíssimos em sistema tudo incluído em destinos como Alpes franceses e Patagônia chilena com um máximo de 13 suítes cada, agora colocou os viajantes brasileiros na mira. Aparentemente, o Brasil está mesmo bombando no cenário internacional do turismo de luxo. 

LEIA TAMBÉM: Walt Disney World também investe no turismo de luxo

ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM

.

.

 

 

 

 

"O Brasil está mesmo 'bombando' neste momento". Simon Mayle usou esta fase diversas vezes esta semana, durante a ILTM Latin America, o maior e mais importante evento sobre turismo de luxo na América Latina - que aconteceu mais uma vez no Pavilhão da Bienal em São Paulo, SP, e para o qual tive novamente o prazer de ser convidada.

ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM

Durante o evento, não apenas Simon - diretor geral do evento - mas diversos outros hoteleiros e representes de destinos nacionais e internacionais engrossaram esse coro. Ao longo da semana, foram 23.600 reuniões entre hoteleiros e representantes de destinos do mundo inteiro com agentes e consultores de viagem latino americanos (majoritariamente brasileiros, é claro).Foram mais de 1400 pessoas presentes nas rodadas de negócios realizadas entre quarta e sexta-feira.

ILTM Latin America 2024. Foto: Mari Campos

Essa foi a maior edição da história da ILTM Latin America, com um aumento em capacidade de quase 23% em relação a edições passadas. Cerca de 30% das agências e consultores presentes esse ano eram novos no evento, selecionados após cuidadosa curadoria da ILTM ao longo do último ano.

O evento teve como tema esse ano "the rich tapestry of people that make Latin America". Afinal, como defendeu Mayle durante breve conferência de imprensa, "o lado humano é sempre o mais importante para mim e para o turismo". 

LEIA TAMBÉM: Majestic Barcelona completa 106 anos com novidades

.

Entrada da ILTM Latin America 2024. Foto: Mari Campos

.

Armadoras de cruzeiros em franca expansão

Durante as apresentações feitas com exclusividade para a imprensa convidada, a Explora Journeys, o braço de cruzeiros de luxo do grupo MSC confirmou seu protagonismo em transformar a cara desta indústria, focando em viajantes mais jovens e menos afeitos a viagens marítimas, e propondo itinerários inovadores.

ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM

A A&K, que agora também inclui a volta da luxuosa Crystal Cruises (com US2.5 bi em investimentos) em seu portfólio de negócios, anunciou a chegada de três novos iates próprios - cada um para apenas 20 passageiros - destinados a viagens de imersão em Galápagos.

reference

Já a Oceania Cruises aproveitou para anunciar seu cruzeiro de volta ao mundo no Oceania Vista, que passará por 43 países diferentes e oferecerá distintos pontos de embarque, o que proporcionará uma viagem de até 180 dias para os interessados. As viagens de volta ao mundo da armadora sempre contam com brasileiros embarcados.

A luxuosa Regent Seven Seas, que se define como campeã em inclusões no mercado (excursões ilimitadas e até serviço de lavanderia estão agora incluídos para todos os hóspedes), anunciou o novo itinerário de volta ao mundo em 2027, que será a bordo do RSS Splendour, para atender à demanda crescente de passageiros por essa viagem.  

LEIA TAMBÉM: The Lana Dubai inaugura o primeiro Dior Spa do Oriente Médio

.

Simon Mayle durante conferência da imprensa do evento. Foto: Mari Campos

.

Destinos inovando para atender alta da demanda

O turismo da Suíça anunciou a mudança de sua marca depois de 30 anos. Para a nova fase, foi criada uma nova fonte exclusiva, a ST Allegra, que passa a ser a fonte oficial do Switzerland Tourism, para valorizar a nova marca que representa uma pequena (e muito inteligente) inovação - mas a fonte já está disponível também para uso por qualquer pessoa no Word, por exemplo.

ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM

O cônsul da Suíça no Brasil, Fabien Clerc, destacou como tendências importantes nas viagens pelo país o apelo das experiências interativas com a ciência (Cern, Novartis, Space Eye etc), a farta oferta de atividades sustentáveis (fontes, trekkings, bike safári, agro turismo, novas rotas de ciclismo em Berna etc), os grandes e numerosos eventos sediados pelo país, e as chamadas "hidden gems", pequenos destinos suíços ainda pouco visitados pelos brasileiros (como Bleniotal, Valle del Sole, Ticino etc).

reference

Clerc também afirmou que o país, que vem batendo recordes de visitantes brasileiros desde a pandemia, espera conseguir receber mais brasileiros durante o verão. 

Já o turismo do Japão anunciou na feira que o país está "mais barato do que nunca" e que em 2023 bateu recorde de visitantes brasileiros e sul-americanos. E quer agora promover destinos menores e desconhecidos. 

A cidade de Tóquio é o grande porto de entrada no país, com a maior quantidade de restaurantes três estrelas Michelin no mundo. E novos hotéis não param de abrir as portas por lá, como os novos Aman Toquio e Six Senses Kyoto. 

LEIA TAMBÉM: Hotelaria sustentável norteia a BLTA

.

reference

.

Novidades excitantes na hotelaria internacional

As novidades da hotelaria na ILTM Latin America também foram bastante excitantes. O grupo Hyatt contou como resolveu focar agora no mercado de luxo, dobrando seus negócios e propriedades neste segmento nos últimos anos., com um crescimento importante dos negócios oriundos do Brasil e da América Latina em geral.

ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM

O Mandarin Oriental Hyde Park London abordou o novo The Aubrey e as novas experiências de cozinha familiar chilena do Lucho - assim como o maior envolvimento do grupo com a sustentabilidade. O novo Mandarin Oriental Mayfair tem abertura confirmada para junho, com apenas cinquenta luxuosas acomodações. 

A Kerzner anunciou a nova marca Rare Finds, o novo One&Only Kea Island na Grécia e sua primeira propriedade nos EUA, que abrirá em Montana no ano que vem. A SH Hotels está promovendo diversas inaugurações de sua marca 1Hotels e em breve abrirá esperados hotéis Baccarat em Roma e Ryad. 

As marcas de luxo da Hilton Hotels também estão em evidência para o grupo. Só a Waldorf Astoria chegou agora a 36 hotéis em 17 países e está inaugurando e reinaugurando diversas propriedades - de uma ilha privativa em Seychelles a esperadas unidades em Miami e Lake Tahoe em 2026 (além da reabertura em Nova York no final deste ano).

reference

A Minor Hotels ultrapassou a impressionante marca de 550 hoteis no grupo - o dobro do que tinham há quatro anos; mas estão comprometidos em duplicar esse número nos próximos cinco anos (com um aumento esperado de 40% já para os próximos dois anos).

LEIA TAMBÉM: O quiet luxury invade o turismo

Os destaques atualmente são os novas propriedades na Europa (Viena, Amalfi, Nice e Amsterdã), mas também o novo Anantara Santorini em Abu Dhabi e novo Explorer by Elewana na Tanzania. O Brasil segue na mira do grupo com duas aberturas importantes em 2026 - Anantara Mamucaba Resort (Bahia) e Anantara Preá (Ceará).

Já a Belmond, grande pioneira do movimento do slow travel e agora parte do grupo LVMH, celebra esse ano 25 anos de presença no Peru com roteiros especiais focados em vinhos e alta gastronomia no país em parceria com a Veuve Clicquot.

E para ficar de olho: a Eleven Experience, que tem lodges exclusivíssimos em sistema tudo incluído em destinos como Alpes franceses e Patagônia chilena com um máximo de 13 suítes cada, agora colocou os viajantes brasileiros na mira. Aparentemente, o Brasil está mesmo bombando no cenário internacional do turismo de luxo. 

LEIA TAMBÉM: Walt Disney World também investe no turismo de luxo

ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM

.

.

 

 

 

 

Atualizamos nossa política de cookies

Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.