Amei Bangkok desde a primeira visita, numa época em que a Tailândia nem era popular entre brasileiros, não se falava na odiosa expressão "nômades digitais" e o Instagram sequer existia. Acompanhei as profundas mudanças da cidade ao longo dos anos em visitas posteriores. E, durante minha viagem de volta ao mundo no final de 2024, fiz questão de retornar à sempre sedutora Bangkok e me hospedar ali por onze incríveis dias.
ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM
Cada vez que retorno à capital tailandesa, mesmo se mostrando cada vez mais diferente e distante daquela cidade que conheci no começo do novo milênio, reafirmo meu amor por Bangkok. Pelos sons, pelos cheiros, templos, mercados, sabores, gente.
Amo ver a cidade do alto, mas também tomar o BTS e caminhar nas suas tresloucadas ruas (embora isso nem sempre seja tarefa agradável dado o calor que costuma assolar a cidade). Gosto de tanta coisa ali que acho genuinamente curioso quando algum viajante me diz que não gostou de Bangkok.
Até porque ali o conceito do sanuk, de que a vida deve ser encarada de forma leve e divertida, é sempre levado muito a sério. É sempre quente, caótica, poluída - mas jamais entediante.
E o melhor: ainda que não seja mais nem de longe a pechincha que foi em outros tempos, Bangkok continua sendo uma cidade profundamente acessível ao turista.
LEIA TAMBÉM: Como o mercado de luxo viajará em 2025
.
.
Para quando você for a Bangkok
Essa cidade inebriante de imensos e caóticos mercados de rua (o Chatuchak é um case!) e mega shopping centers super contemporâneos (o gigante Icon Siam é imperdível, principalmente seu subsolo gastronômico) ao lado de templos repletos de história, é um dos principais hubs do Sudeste Asiático.
ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM
A chegada no belo Aeroporto Suvarnabhumi pode parecer um pouco estressante, dado o assédio de motoristas; então recomendo já deixar agendado um transfer com a sempre ótima e confiável Blacklane, garantindo uma chegada tranquila, estilosa e totalmente livre de estresses - principalmente se seu voo chegar à noite ou nos horários de rush.
Locomover-se na cidade é tranquilo, apesar do trânsito ser sempre caótico. Se você se munir de paciência extra, há ampla oferta de táxis em todo canto, uma ou outra boa possibilidade no transporte público (inclusive aquático, para atravessar o rio!) e variedade de carros através do ótimo aplicativo Grab.
Além das corridas baratas ponto a ponto em bons veículos dia e noite (usei todos os dias!), o Grab também tem um interessante serviço de contratação de carro com motorista por período de 4 ou 8 horas para quem quer explorar diferentes atrações no mesmo dia com conforto e comodidade (recomendo pegar logo 8h, já que muito tempo é sempre gasto no trânsito).
ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM
Em áreas turísticas como Siam, o BTS Skytrain é ótima saída. Apesar de cobrir pouco da cidade, esse sistema de trem rápido elevado é bastante conveniente, limpo, relativamente barato e tem ar condicionado.
Centro político, espiritual e cultural do país, Bangkok é tomada por incontáveis templos, de discretos pagodes a grandes complexos com torres douradas, que definitivamente merecem a visita. Muitos são gratuitos, embora, é claro, os mais concorridos entre turistas, como o delicioso Wat Pho, sejam pagos.Lembre-se sempre de cobrir ombros e joelhos ao visitá-los.
Importante lembrar: Bangkok é quente o ano todo, mas a época mais fresca e agradável para visitar a cidade é entre novembro e fevereiro. Convém evitar as monções, sobretudo entre maio e julho (mas aproveito para ressaltar que mesmo em outubro peguei bastante chuva desta última vez)
LEIA TAMBÉM: Aeroporto de Guarulhos inaugura o primeiro terminal de luxo da América Latina
.
.
Comer e beber
Bangkok é considerada por muitos o melhor destino gastronômico do mundo. E, da comida de rua à alta gastronomia, a cidade é sempre um imenso prazer gustativo. Grande parte da fama culinária da cidade, aliás, vem de sua espetacular e variada comida de rua.
ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM
Ir a Bangkok e não comer um belo pad thai (o delicioso macarrão de arroz frito com ovo, tofu, camarão, tamarindo e outras gostosuras) é quase considerado atividade criminal. Até porque ele está fartamente disponível em qualquer canto. É boa ideia experimentar um das inúmeras variações do prato no Thip Samai Pad Thai, em Phra Nakhon, que serve apenas isso - e sempre frito no carvão da maneira tradicional.
Apostar na alta gastronomia também é excelente recomendação - até porque ela não custa tanto em Bangkok como em outros cantos. Os hotéis de luxo na cidade geralmente têm excelentes restaurantes de cozinha tailandesa - como o delicioso Thiptara Restaurant, com impecável serviço e tradicionalíssimo menu, ao ar livre, dentro do The Peninsula Bangkok.
Aliás, a hotelaria da cidade é ótima fonte gastronômica, seja para culinária local ou internacional. Talvez o melhor exemplo nesse sentido seja o impressionante Lebua Bangkok.
O hotel que ficou internacionalmente famoso ao servir de cenário para o filme Hangover 2 tem uma verdadeira coleção de bares e restaurantes, todos com ótimos menus, serviço caprichado, melhor ainda, vistas arrebatadoras da cidade. São nada menos que 11 propostas gastronômicas diferentes, do badalado Sirocco ao Mezzaluna, duas estrelas Michelin.
ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM
E a gente nem precisa se restringir à hotelaria de luxo para comer muito bem nos hotéis da cidade: o Avani+ Riverside Bangkok Hotel, quase à beira do rio Chao Praya, tem uma deliciosa filial do SEEN Restaurant & Bar nos dois últimos andares.
Com um menu bastante eclético, de sabores sul-americanos com influências japonesas e a típica "picância" da comida tailandesa, o SEEN tem ainda por cima vistas surreais para cidade (recomendo muito pegar um dos lugares do belíssimo balcão do bar ou uma das mesas ao ar livre).
Aliás, no final do ano passado, o local inaugurou mais um bar, este batizado de SIN, no rooftop ao ar livre do último andar, com coquetéis de autor mais elaborados e DJ.
LEIA TAMBÉM: O sonho da volta ao mundo - em executiva e com milhas!
.
.
Onde ficar
Conrad Bangkok
Localizado no coração do distrito comercial de Bangkok, o Conrad Bangkok é uma excelente base para explorar a capital tailandesa. A última grande renovação aconteceu no final de 2018 e seus quartos Premium são ótimas pedidas, com design mezzo contemporâneo, mezzo tailandês, totalmente equipados com as tecnologias necessárias para o turista. Há bom espaço, grandes janelas para a cidade e alguns têm belas vistas inclusive das banheiras.
O Conrad Bangkok fica anexo a um pequeno mall, tem um ótimo spa, boa academia, quadras, pista de corrida, jardins e uma deliciosa piscina com vista, ao ar livre. Os processos de check in e check out são descomplicados e o hotel tem ainda transporte cortesia para o BTS e alguns malls.
Abriga ainda três restaurantes, com destaque para o discreto e delicioso Liu. Mas um de seus melhores atributos é o excelente executive lounge, acessível a membros elite do Hilton Honors e a hóspedes das acomodações "executive" (altamente recomendáveis). O melhor lounge que já vi numa propriedade do grupo! Aberto o dia inteiro para refreshments e petiscos, tem ótimo serviço de café da manhã e happy hour/jantar, ambos com excelentes opções em buffet e à la carte - além de ótimos concierges.
CLIQUE AQUI para espiar disponibilidade e valores do Conrad Bangkok
.
Siam Kempinski Bangkok
Primeira propriedade da Kempinski Hotels na cidade, o belo Siam Kempinski Hotel Bangkok é acertadamente considerado um dos melhores resorts de Bangkok. Localizado bem ao lado dos enormes Siam Center e Siam Discovery e com acesso direto e exclusivo ao luxuoso Siam Paragon, o hotel tem também um divertido transporte cortesia para malls e estações de metrô e BTS, realizado em tuk-tuks.
Apesar do seu impressionante tamanho (inclusive do belíssimo lobby, sempre repleto de adoráveis arranjos de flores), o serviço ali é sempre acolhedor e personalizado como cabe a uma propriedade Kempinski. O próprio lobby, aliás, já conta com duas das diversas propostas gastronômicas do hotel. Em uma delas, o disputado serviço diário de chá da tarde conta com uma artista local tocando harpa.
No Siam Kempinski Bangkok Hotel existem ainda outros quatro restaurantes, incluindo distintas opções para o café da manhã. Há também spa, academia e um impressionante complexo de piscinas lindamente arborizados.
Nas acomodações, há diversas categorias diferentes, sempre com excelente minibar incluído (com petiscos, refrigerantes, sucos e cervejas), luxuosas amenidades Natura Bissé e toques adoráveis, como sandálias de praia cortesia e necessaires completas para a viagem de volta do hóspede. O destaque maior fica por conta das espetaculares suítes duplex com acesso direto às piscinas.
Importante mencionar também aqui seu impecável executive lounge. De fato, o melhor lounge executivo que já vi na hotelaria internacional. Aberto dia e noite, tem deliciosos e completíssimos serviços de café da manhã, chá da tarde e happy hour/jantar, com buffet, pratos à la carte feitos na hora e coquetéis e mocktails perfeitos - tudo com atendimento de uma equipe adorável e vistas panorâmicas para a cidade.
CLIQUE AQUI para espiar disponibilidade e valores do Siam Kempinski Hotel Bangkok
.
Sindhorn Kempinski Bangkok
Um dos mais novos hotéis de Bangkok, o Sindhorn Kempinski Bangkok é também uma das mais luxuosas propriedades da capital tailandesa. Discreto e incrivelmente silencioso, o segundo hotel da Kempinski Hotels na cidade é considerado ainda o dono do "mais bonito lobby de hotel de Bangkok". Seu design ultra contemporâneo é incrivelmente sustentável, repleto de amplas áreas verdes, luz natural e perfeita ventilação - além de uma estonteante piscina suspensa no meio do edifício com borda infinita e vista para o skyline da cidade.
Localizado no belo bairro de Langsuan, e dividindo espaço com um elegante e pequeno mall ao lado do belo Parque Lumphini, o Sindhorn Kempinski Bangkok é garantia de sossego absoluto em uma das mais movimentadas regiões de uma das mais agitadas cidades do mundo.
O hotel tem também um andar inteirinho dedicado ao bem-estar, com o espetacular Sindhorn Wellness by Resense, que conta com imperdível circuito de áreas quentes e frias, duchas, saunas e hammans.
O premiado (e realmente lindo!) lobby serve drinks e cafés deliciosos o dia todo, além de um disputado serviço de chá da tarde. Há outras delícias gastronômicas para provar ali, é claro, como o restaurante tailandês Flourish, a badalada Berthold Delicatessen ou o francês Bistrot de la Mer. Mas imperdível mesmo é seu elegante e animado Firefly Bar, que tem o menu mais lindo e alguns dos melhores coquetéis de Bangkok.
As acomodações são divididas em distintas categorias, mas são todas muito amplas, com grandes janelas, varanda, imensos banheiros e sempre com um simpático minibar com bebidas não alcoólicas e alguns petiscos incluído nas diárias.
Para viajantes de longa permanência, importante saber que alguns dos quartos são equipados com providenciais lavadoras de roupas (embora o excelente app da rede de lavanderias washdrop trabalhe maravilhosamente bem com a maioria dos bons hotéis da cidade, com serviço de retirada e entrega incluído - aliás, recomendo muito o serviço deles).
CLIQUE AQUI para conferir valores e disponibilidade para o Sindhorn Kempinski Bangkok
.
Peninsula Bangkok
Idilicamente instalado à beira do rio Chao Praya, o belo The Peninsula Bangkok fica quase ao lado do mais novo e badalado mall da cidade, o gigantesco Icon Siam. Decorado com tons pastéis e caramelos e rodeado por muito verde em seus impecáveis jardins, suas acomodações têm todas vistas magníficas da cidade e o serviço é absolutamente impecável, em todas as instâncias.
Quartos e suítes têm sempre muito espaço, enormes janelas e deliciosas amenidades, como os diferentes roupões e robes para diferentes ocasiões, do banho ao relax.
Além disso, hóspedes do hotel contam com todas as amenidades clássicas comuns a todos os Peninsula Hotels, como concierge disponível 24h por dia no PenChat, house car gratuito (que, neste caso, são adoráveis tuk-tuks e barcos personalizados nos levando de lá pra cá) ou o incomparável Peninsula Time, que genialmente ajusta os horários de check-in e check out aos horários do próprio hóspede.
A piscina do The Peninsula Bangkok é acertadamente considerada uma das melhores da cidade (com serviço irretocável e vistas lindas para o rio), e seu spa, localizado em um edifício separado, é realmente imperdível. O hotel conta com diferentes bares e restaurantes, mas recomendo especificamente reservar um lauto jantar ao ar livre, à luz de velas e luminárias típicas, no romântico Thiptara Restaurant, com impecável serviço e tradicionalíssimo menu tailandês.
CLIQUE AQUI para espiar disponibilidade e valores do The Peninsula Bangkok.
.
.
________
Recomendo muito que você já chegue à Tailândia com um chip de celular ativado para garantir que sempre tenha acesso à internet. Usei, como sempre faço, o chip para viagens internacionais da O Meu Chip (que, aliás, funcionou maravilhosamente bem em todos os sete países da minha volta ao mundo) - e fiquei conectada 100% do tempo, sem estresse. Há sempre pelo menos 15% de desconto na compra de qualquer chip físico ou eSIM NESSE LINK com o cupom MARICAMPOS.
ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM