Com o ano terminando, levantamentos importantes da indústria turística começam a ser divulgados, traçando as tendências do turismo de luxo para 2023. Durante a ILTM, o mais importante evento do turismo de luxo internacional, que aconteceu neste começo de dezembro em Cannes, na França, foi divulgada a segunda edição do relatório "BUZZ vs. REALITY", uma parceria da ILTM com American Express e Altiant.
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As tendências reveladas para o turismo de luxo costumam ser esperadas e acompanhadas atentamente por toda a indústria turística; afinal, tendências comportamentais iniciadas neste seleto nicho geralmente se estendem em seguida para outros nichos do turismo, e são muito frequentemente adaptadas inclusive no comportamento dos viajantes mais econômicos.
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Relatório Buzz vs. Reality da ILTM
Desde o começo da pandemia, em 2020, o turismo - nacional e internacionalmente - sofreu uma série de transformações. Operacionais, motivadas pelas óbvias circunstâncias sem precedentes trazidas pela Covid-19, mas que resultaram também em mudanças profundas no comportamento de parte significativa dos turistas.E mais transformações devem vir no ano que chega (enquanto obviamente outras estabilizarão ou mesmo retrocederão).
Embora a pandemia ainda esteja aí, 2022 trouxe um sopro de otimismo importante para o setor, com muita gente retomando suas viagens - principalmente no mercado de luxo. Neste nicho, algumas pousadas e hotéis bateram seus recordes históricos de ocupação no ano que termina - inclusive no Brasil, mesmo com todos os contínuos problemas sociais e econômicos que andamos atravessando no país nestes anos.
Eis as principais tendências do turismo de luxo para 2023 apontadas pelo relatório:
1/ Muitos turistas de luxo economizaram com as restrições de 2020 e 2021 e agora procuram viagens mais exclusivas e memoráveis (lá fora, a expressão "revenge travel", ou "viagem da desforra", continua super em alta).
2/ A ideia de "recuperar o tempo perdido" também impulsionará o aumento contínuo das viagens multigeracionais. Visitar familiares e amigos continua guiando a escolha de destinos de viagem para muita gente.
3/ O "slow travel" segue em alta. A procura por viagens mais longas e mais tranquilas, ou pelo menos com menos "obrigações" e mais tempo para relaxar e recarregar as energias, deve seguir em alta.
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4/ Agentes e consultores de viagem especializados ganharam ainda mais importância nesse nicho: 59% dos entrevistados pelo estudo planejam usar os serviços desses profissionais para pelo menos metade de suas viagens de 2023.
5/ O last minute está em baixa: a maioria dos entrevistados agora prefere planejar suas férias com bastante antecedência
6/ As viagens com foco em bem-estar físico e mental ("wellness travel") continuam a subir na lista de prioridades dos viajantes de luxo
7/ Cruzeiros de luxo, em embarcações de pequeno porte, sejam marítimos ou fluviais, de expedição ou não, devem ter aumento ainda maior em popularidade
8/ Saúde e segurança continuarão entre os principais fatores a moldar/definir reservas de férias no ano que vem
9/ A sustentabilidade das viagens passa a ser prioridade para parte importante desse nicho, da compensação de carbono à busca por serviços turísticos mais engajados e responsáveis.
10/ Especificamente no mercado brasileiro, os viajantes entrevistados se mostram "altamente entusiasmados" e com a maior probabilidade (dentre os destinos avaliados) de fazer vários tipos de viagens no próximo ano, inclusive para trabalho remoto - o já famoso "anywhere office".
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Anuário Viagens de Luxo ILTM e Panrotas
A ILTM também liberou recentemente seu "Anuário Viagens de Luxo" produzido em parceria com o Panrotas e focado sobretudo no mercado brasileiro e latino-americano. O ILTM & PANROTAS Annual Luxury Travel Report 2022/2023 Brazil and Latin America - 2nd Edition foi lançado oficialmente na ILTM Cannes.
A publicação relaciona duas pesquisas exclusivas sobre hábitos e consumo de viagens conduzidas pelo TRVL LAB entre brasileiros com renda mensal maior que 20 salários mínimos.
Segundo o estudo, 60% dos viajantes de luxo brasileiros estão na região Sudeste, seguidos por Nordeste (19%) e Sul (12%). Em geral, tais viajantes afirmam estarem priorizando viagens com facilidade, praticidade e qualidade dos serviços e atrações disponíveis. E preferindo fazer viagens apenas para relaxar, divertir-se e celebrar a vida.
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As viagens domésticas devem seguir em alta em 2023: a maioria faz de 2 a 5 viagens nacionais por ano e deve manter essa média (embora 7,11% deles cheguem a fazer mais de 20 viagens dentro do Brasil por ano).
No cenário das viagens internacionais, ainda há muito mercado a recuperar: a maioria afirmou ter feito uma única viagem ao exterior nos últimos 12 meses. Por outro lado, assim como os estudos globais mostram, 50% dos entrevistados afirmam estarem dispostos a gastar mais com viagens do que no pré-pandemia.
Dos entrevistados, 43,1% afirmaram ter, sim, bons planos de viagens nacionais e internacionais para 2023. Os países mais procurados para as viagens internacionais pelos brasileiros, por enquanto, têm sido Estados Unidos, Portugal, Itália,Argentina e Inglaterra.
Para ficar de olho.
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