Por Dorene Internicola
NOVA YORK (Reuters Life!) - Como se pode consertar um coração partido? Tente um exercício de agachamento.
Empenhadas em conquistar novos sócios em 2011, as academia e outros centros de cuidados com o corpo nos Estados Unidos estão oferecendo de tudo, desde malabarismos circenses até orientações para pessoas que terminaram um relacionamento.
"Janeiro é nosso período mais forte. Nesta época do ano damos às pessoas várias possibilidades", diz Donna Cyrus, vice-presidente sênior de programação da academia Crunch. "Queremos manter as pessoas se exercitando e tentando novas coisas".
Estimuladas por resoluções de Ano Novo e sonhos de um novo começo, as novas matrículas chegam a aumentar mais de 12 por cento em janeiro, segundo a IHRSA, entidade que engloba academias e outras associações do mundo todo ligadas ao setor do condicionamento físico.
Cyrus disse que sua clientela, na faixa dos 20 aos 40 anos de idade, prefere exercícios curtos e intensos, frequentemente com um viés sexy ou atividades com performances
Por isso, na Crunch você pode se mexer no estilo Cirque-du-Soleil, em atividades circenses como andar em cordas, ou então obter um certificado de pole-dancing.
"É apenas um posicionamento das melhores práticas, de cárdio, força, treinamento de resistência, mas em um menu diferente", disse Cyrus.
Se a Crunch pode se parecer com uma festa de solteiros, a Gold'a Gym se volta para aqueles para os quais a festa acabou.
Essa rede mundial montou um programa de oito semanas de exercícios, dicas e orientações para aqueles que se recuperam de um abalo emocional.
Seu programa parte da premissa de que se você não consegue tirar aquele homem da cabeça, você pode eliminá-lo pelo suor na sala de ginástica, e ainda ganhar um corpo melhor ao fazer isso.
"As celebridades parecem romper romances justo antes do Natal, mas as pessoas que têm famílias tentam esperar os feriados passarem", comentou a psicóloga Beliza Vranich, da Gold's Gym, que dá dicas em seu site e conselhos para os que ficaram solteiros de repente.
Vranich diz que enquanto as rupturas de relacionamentos geralmente resultam em sorvetes, isolamento e ganho de peso, o programa da academia busca o oposto.
Além de sugestões de compra de uma nova roupa de ginástica ou tentar uma classe nova, há um exercício que Vranich descreve como "bastante sucinto", com ênfase em agachamentos e exercícios para as coxas e os glúteos.
"As pessoas estão mais obcecadas por bundas e glúteos do que jamais estiveram", explica. "Agachamentos e exercícios para os glúteos são tremendamente eficazes. E como atrativo sexual, bundas e glúteos são de fato importantes."
Vranich acha que 2011 será o ano dos glúteos.
"Pelos relatos que ouvi, meus amigos que são cirurgiões plásticos estão fazendo mais bundas do que nunca", disse. "No passado, prestávamos mais atenção à metade de cima e à parte da frente do corpo".
Na YogaWorks, rede nacional de centros de yoga, a filosofia é outra. A empresa está incluindo em sua yoga exercícios de Pilates, resistência e "circuit training".
"Queríamos ofercer coisas novas", disse o diretor Phil Swain.
Por isso, uma nova aula, a YogaWorks Slim, tem um ritmo rápido e é organizada para manter os batimentos cardíacos acelerados.
Swain, bem como outros especialistas, diz que as aulas estão ficando mais curtas, para atender à demanda estudantil, mas insiste que a qualidade se mantém.
"Nós somos bastante defensores da yoga", afirmou. "Tudo tem de ser feito descalço".
(Reportagem de Dorene Internicola)
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.