Aeroportos de Congonhas, em SP, e Santos Dumont, no Rio, têm voos cancelados; veja vídeo

Restrições operacionais e chuvas impactam nos serviços de companhias aéreas; capital paulista amanheceu nesta sexta-feira, 8, com dia chuvoso e a expectativa é de piora no decorrer das horas

PUBLICIDADE

Foto do author Renata Okumura
Atualização:

Passageiros enfrentam transtornos nesta sexta-feira, 8, nos aeroportos de Congonhas, zona sul de de São Paulo, e Santos Dumont, no Rio de Janeiro, em razão de voos cancelados em ambos os locais. Há relatos de problemas para embarcar desde a noite de quinta-feira, 7.

PUBLICIDADE

Segundo relatos de passageiros ao Estadão, Congonhas registrou uma madrugada caótica. Em algumas situações, as pessoas chegaram a embarcar e tiveram de sair das aeronaves. Há queixas de falta de fila para atendimento prioritário e dificuldade para localizar hotéis com vagas disponíveis, embora as companhias estivessem entregando vouchers. Também havia duas viaturas da Polícia Militar na porta do aeroporto.

Nas redes sociais, internautas também falam de aglomerações no check-in das companhias aéreas e nas áreas de embarque. “Dezenas de voos cancelados em Congonhas e no Santos Dumont. Milhares de passageiros pernoitando nas áreas de embarque sem receber nenhuma informação das companhias aéreas”, escreveu Júlio Macondo em publicação no X.

Passageiros relatam atrasos em voos nos aeroportos de Congonhas e santos Dumont. Foto: Reprodução/X (antigo Twitter)/@JulioMacondo

A Aena, concessionária que administra Congonhas, disse, em nota, que foram cancelados 32 voos na quinta-feira (7), sendo 16 chegadas e 16 partidas.

Até o meio-dia desta sexta-feira (8), foram 26 cancelamentos. Sendo 17 chegadas e nove partidas. Ainda de acordo com a empresa, o mau tempo foi responsável pela maior parte dos impactos, mas os dados referentes às causas ainda estão sendo totalizados em conjunto com as companhias aéreas.

Publicidade

Por situação meteorológica adversa, cinco voos foram alternados e pousaram em outros aeroportos até o meio-dia desta sexta-feira. “A Aena recomenda que os passageiros entrem em contato com as companhias aéreas para verificar a situação de seus voos.”

Passageiros relatam transtornos no Aeroporto de Congonhas. Foto: Arquivo pessoal

A Gol afirma que, por restrições operacionais ocorridas entre quinta e sexta-feira, a companhia registrou atrasos e cancelamentos de voos que partiriam de Congonhas para ajuste de malha aérea.

“Todos os clientes impactados estão recebendo as facilidades previstas pela resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) conforme as necessidades, com possibilidade de reacomodação nos próximos voos da Gol e de congêneres”, disse. A companhia reforça que as ações em relação aos voos foram tomadas com foco na segurança.

Já a Latam informa que alguns de seus voos de/para São Paulo/Congonhas na noite de quinta foram cancelados ou desviados para outros aeroportos, devido às fortes chuvas na capital paulista, fato totalmente alheio ao seu controle.

“A companhia esclarece que está oferecendo toda a assistência necessária aos passageiros e recomenda que, antes de se dirigirem aos aeroportos, os clientes com viagens programadas nesta sexta-feira de/para São Paulo/Congonhas consultem o status de seus voos na página Minhas Viagens”, disse a empresa.

Publicidade

No painel de Congonhas, entre os voos cancelados estão destinos como Rio de Janeiro e Curitiba. Já no do Santos Dumont, há registros de cancelamentos de saídas que estavam previstas para a capital paulista.

Cancelamentos de voos em Congonhas no fim de outubro

No dia 25 de outubro, um dia após fortes chuvas na cidade de São Paulo, o Aeroporto de Congonhas teve 25 voos cancelados na ocasião, segundo registrava às 17h15 o site da concessionária Aena, que administra o aeroporto.

Outros aeroportos de SP

O Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, opera normalmente neste momento, sem registro de atrasos ou cancelamentos, de acordo com a Gru Airport.

Até o momento, o Aeroporto de Viracopos, em Campinas, também opera normalmente.

Chuva de um mês em sete dias

A capital registrou na primeira semana de novembro 163 mm de chuva, volume maior do que o esperado para todo o mês —145 mm, segundo informações divulgadas na quinta-feira pela Defesa Civil do Estado, dia também marcado por temporais. A expectativa é que a situação seja semelhante na tarde desta sexta-feira.

Publicidade

Em razão das chuvas também há registro de falta de energia, de acordo com a Enel. Ao menos 30 mil endereços estão sem luz nesta sexta-feira na região metropolitana de São Paulo, conforme a última atualização da empresa. Do total, 21 mil endereços são da capital paulista.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.