PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Memória, preservação e acervos

A corrida pela conquista do Pólo Sul

As expedições em busca do Pólo Sul foram destaque na edição de 09 de junho de 1911, do Estado.

PUBLICIDADE

Foto do author Liz Batista
Atualização:

A página central do jornal trazia uma gravura com um  mapa da região gelada e  fotos dos chefes de diferentes expedições: Capitão R.F. Scoot, inglês; Capitão Amundsen , norueguês ; Capitão Sghirase, japonês; Dr. Douglas Mawson, australiano. O desbravamento do continente  Antártico, até a chegda ao pólo constituía “um dos assumptos mais notáveis que preoccupam o mundo scientifico”.

Sexta-feira, 09 de junho de 1911

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

Entre as corridas mais disputadas do século XX, a chegada aos pólos mobilizou nações e instigou exploradores e cientistas do mundo todo.

O concorrido feito de fincar uma bandeira no Pólo Norte foi realizado pelos americanos Robert Peary e Frederick Cook, em 1909. O título de primeiros exploradores a chegarem ao extremo Norte,  é mantido sob controvérsias.

Depois da chegada ao pólo Norte, a próxima grande conquista passou a ser alcançar o pólo Sul.

Publicidade

As expedições mais próximas de primeiro realizar o feito  foram conduzidas pelo Capitão Amundsen e pelo Capitão Scoot.

Condecorado pela Royal Geographical Society, o capitão Robert Falcon Scott realizou sua primeira viagem à Antártida em 1901. O objetivo era chegar o mais próximo possível do pólo Sul, mas a expedição se desviou da rota, e não obteve êxito.

Dez anos depois, Scoot seguiu corretamente a rota traçada pelo, também britânico, Capitão Shackleton, em 1908. Chegou ao almejado local, a tempo de ver a bandeira norueguesa fincada no gelo.

O Capitão Roald Amundsen chegou ao Pólo Sul 35 dias antes de expedição rival. O explorador norueguês, numa decisão audaz, aportou na baía das Baleias e optou por tomar uma rota inexplorada e hostil.

Partiu do seu acampamento, em 19 de outubro,com quatro homens, quatro trenós e 52 cães em direção à latitude de 90°Sul. Passaram pela Barreira de Ross, percorreram o difícil caminho do Plato Antártico conhecido como Glaciar Heiberg. Atravessaram a cadeia montanhosa e finalmente atingiram o planalto do Pólo, em 14 de dezembro.

Publicidade

Pesquisa e Texto: Lizbeth Batista Siga o Arquivo Estadão: twitter@estadaoarquivo e facebook/arquivoestadao

Veja também:

# Abaixo de zero

#Pesquisa no continente gelado

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.