Os destroços do avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que havia desaparecido na sexta-feira, 4, em Santa Catarina, foram encontrados no final da manhã deste sábado, 5, em Canelinha, na Grande Florianópolis. Próximos à aeronave, estavam dois corpos carbonizados, conforme informou a prefeitura da cidade. A FAB disse que vai investigar as causas do acidente.
Segundo as prefeituras de Japeri, no Rio de Janeiro, e Ribeirão Preto, São Paulo, as vítimas são um cadete e um capitão. A identidade e o nome das vítimas não foram confirmados pela FAB.
Uma das vítimas é o capitão Rodrigo Alves da Silva, segundo publicação da prefeita de Japeri, município da região metropolitana da capital fluminense. “Capitão Rodrigo era filho de nossa cidade, foi aluno da E.M. Ary Schiavo e grande orgulho para sua família e amigos de Japeri”, publicou Fernanda Ontiveros.
Já o prefeito de Ribeiro Preto, Duarte Nogueira, afirmou que a segunda vítima é o cadete Sérgio Branquinho Junior, filho de um engenheiro que trabalha há quase 30 anos no município do interior paulista. “Ele se orgulhava do filho, que cursava o 4º ano na Acad. Força Aérea Brasileira”, postou.
Santa Catarina
De acordo com a Prefeitura de Capelinha, os destroços do avião e os corpos foram encontrados pelo secretário de Obras e Serviços Urbanos do município, Silvio Reis, e por voluntários, em uma área de mata no bairro Rolador, por volta das 12h.
Em nota, a FAB disse lamentar a morte dos dois militares que estavam a bordo da aeronave, mas não divulgou os nomes das vítimas. “O Comando da Aeronáutica expressa suas condolências e ressalta que está prestando todo o apoio aos familiares neste momento de pesar. Também informa que investigará o acidente.”
O comandante da Força Aérea Brasileira, Brigadeiro Baptista Jr., também prestou condolências em rede social.
A aeronave T-25 Universal, da Academia da Força Aérea (AFA), desapareceu na região de Tijucas, também na Grande Florianópolis, por volta das 16h40 da sexta.
O Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico de Curitiba, com uma aeronave e um helicóptero, iniciou as buscas no mesmo dia.
O modelo T-25 é utilizado para voos de instrução e estava em uma sessão de treinamento, com o dois militares a bordo, no momento em que desapareceu. Segundo o prefeito de Canelinha, Diogo Maciel, um sinal de fumaça e luz foi visto por moradores, que acionaram o socorro.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.