ENVIADA ESPECIAL A ARROIO DO MEIO - Frágeis perante a água, livros das bibliotecas do Vale do Taquari foram destruídos pela enchente. Para minimizar o problema, um morador de Arroio do Meio e dono de uma pequena livraria na cidade iniciou uma campanha para arrecadar exemplares para as bibliotecas de 37 escolas da região, que atendem a cerca de 8 mil alunos. A campanha “Biblioteca Solidária” tem como meta a compra de 32 mil livros para abastecer as estantes que hoje estão cheias de lama.
“Nosso depósito foi invadido pela água até o teto, a parede de trás foi arrancada. Somos a livraria que faz as feiras do livro em todos municípios, organizando junto com a Secretaria de Educação, com as escolas, e tivemos todos esses eventos cancelados”, contou Carlos Jacó Holmann, dono da livraria.
O morador de Arroio do Meio organizou uma comissão com representantes das escolas para gerir o dinheiro e os livros arrecadados na campanha. De acordo com ele, a distribuição dos livros será proporcional à quantidade de alunos em cada escola.
“São 37 escolas que tiveram a biblioteca destruída. Se você tem um livro em casa e quer doar para uma escola, você manda para o nosso endereço e nós, junto com professores da Univates, que é nossa universidade, e com integrantes de cada um das escolas, vamos selecionar esses livros para que recebam material adequado”, explica.
Doações via Pix devem ser feitas pela chave CNPJ 02.787.112.0001-60 em nome da Livraria Kadernu’s. Também é possível enviar livros para o endereço Rua Dr. João Carlos Machado, nº 541, Centro, CEP: 95940-000, Arroio do Meio - RS.
A cidade de Arroio do Meio foi uma das mais atingidas pelas cheias que destruíram o Rio Grande do Sul. Bairros inteiros da cidade ficaram destruídos. A livraria Kadernu’s foi um dos poucos estabelecimentos que ficou a salvo das águas por ficar na parte mais alta da cidade.
Em todo o Estado, segundo dados da Secretaria de Educação, pelo menos 1.056 escolas foram atingidas de alguma forma. Isso inclui escolas danificadas, com problema de acesso e transporte, ou servido de abrigo para receber desalojados.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.