Um acidente envolvendo três veículos deixou nove mortos e dois feridos na noite de domingo, 20, na BR 376, em Guaratuba, no Paraná. A colisão, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal do Paraná, foi registrada por volta das 21h40, no sentido sul, no km 665. As vítimas tinham entre 15 e 52 anos. Entre elas estão adolescentes do Projeto Remar para o Futuro, assim como o treinador da equipe e o motorista da van.
Veja também
Conforme a PRF, a carreta, dirigida por um homem de 30 anos, que se feriu levemente, teria perdido os freios, colidindo na traseira da van. O veículo foi projetado à frente, batendo na traseira do automóvel conduzido por um homem, que estava sozinho e não se feriu.
Em seguida, no entanto, a van rodou e a carreta a arrastou para fora da pista, tombando sobre a van.
O veículo de passeio estava com um ocupante, que não se feriu. Na van, eram dez pessoas (somente um adolescente de 17 anos sobreviveu). Na carreta, estava apenas o motorista, que teve ferimentos leves.
“Inicialmente, foi possível localizar seis corpos. As equipes aguardaram a chegada de um guindaste para içar a carreta com o contêiner para a retirada dos outros corpos.
“Após trabalho de içamento de retirada do contêiner, foram localizados os corpos dos demais ocupantes da van, em óbito”, disse a PRF. Os corpos estão sendo encaminhados para o IML em Curitiba, no Paraná. A identidade das vítimas não foi divulgada.
Informações sobre as vítimas conforme a PRF:
Ocupantes da van - 9 óbitos - treinador, motorista da van e atletas:
- 15 anos (2)
- 16 anos (1)
- 17 anos (3)
- 19 anos (1)
- 43 anos (1)
- 52 anos (1)
Entre os feridos:
1 vítima com lesões leves (adolescente de 17 anos, que estava na van);
1 vítima com ferimentos leves - condutor da carreta.
O veículo saiu de São Paulo com destino a Pelotas, no Rio Grande do Sul, em viagem fretada com equipe de atletas adolescentes de remo. Um adolescente, de 17 anos, foi resgatado com vida e ferimentos leves. Ele e o motorista da carreta foram encaminhados para o Hospital São José, em Joinville, cidade de Santa Catarina.
Na manhã desta segunda-feira, 21, a pista permanecia interditada no sentido de Santa Catarina para trabalho de içamento do caminhão, verificação do número total de vítimas e perícia.
Familiares e amigos estão desolados
Davi Perleberg Rubira, de 20 anos, ex-remador competitivo, é participante do projeto há quatro anos e membro da equipe técnica do Projeto Remar para o Futuro.
Ele esteve em São Paulo para outro evento. “Havia a possibilidade de voltar com eles de van, pois eu estava em São Paulo para um evento acadêmico”, contou ao Estadão o jovem, ainda abalado pela notícia.
“Estamos todos no clube de remo onde realizávamos nossos treinos. Familiares e amigos estão desolados. A prefeitura está tomando as providências necessárias para que a parte prática seja feita toda sob custo deles”, disse o jovem.
O projeto Remar Para o Futuro é uma parceria entre prefeitura de Pelotas, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e o Clube Centro Português 1º de Dezembro.
Ainda no domingo, a equipe fez uma publicação, por meio da acadeia de remo Tissot, falando sobre a participação no Campeonato Brasileiro Unificado, disputado na raia olímpica da Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo.
“Mais de 30 clubes de todos Brasil participaram da competição mais importante da temporada, e mesmo com uma das menores equipes, oito atletas, conquistamos o 6° lugar na classificação geral. A gratidão é imensa a todos que fazem parte da nossa família e contribuem nesse processo duro, que não medem esforços para vencer as adversidades para fazer esporte de base no nosso projeto.”
Por meio das redes sociais, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), lamentou a tragédia. “Estavam no auge de suas carreiras, conquistando medalhas e levando o nome do nosso Rio Grande do Sul ao topo em uma competição de grande relevância nacional, o Campeonato Brasileiro Unificado, disputado em São Paulo”, disse Leite.
O governador afirmou que entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública para que se mobilize junto às autoridades do Paraná, oferecendo todo o apoio necessário às famílias das vítimas.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também se pronunciou por meio das redes sociais. “Com tristeza e pesar, soube da morte de nove pessoas, sendo sete adolescentes, de uma equipe de remo de Pelotas, em um trágico acidente na BR-376, em Guaratuba, Paraná”, publicou ele.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.