Diferentemente do feriado de Tiradentes, no dia 21 de abril, quando uma forte frente fria derrubou temperaturas em várias partes do Brasil, o feriado do Dia do Trabalho na próxima segunda-feira, 1º, será marcado pelo predomínio do calor, mas com previsão de pancadas fortes de chuvas. Segundo a Climatempo, o sol deve aparecer em grande parte do País. No entanto, o fim de semana prolongado irá terminar com a chegada de uma nova frente fria no Sul do Brasil.
“Infelizmente, algumas áreas podem sofrer novamente com a chuva forte, entre elas estão o sul da Bahia, o Espírito Santo e a região do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Algumas áreas do Maranhão e do Piauí também voltam a ter fortes pancadas de chuva”, aponta a empresa brasileira de meteorologia.
Região Sudeste
O sol e o calor são esperados para o fim de semana prolongado no Estado de São Paulo, no Triângulo Mineiro e no sul de Minas. Algumas pancadas de chuva, de curta duração, poderão ocorrer especialmente no domingo nas últimas duas localidades citadas anteriormente, de acordo com a Climatempo.
A Grande São Paulo e o litoral paulista terão predomínio de sol, apenas com muitas nuvens durante o sábado. Para a região da Grande Belo Horizonte, zona da Mata Mineira e para o Estado do Rio de Janeiro, há previsão de pancadas de chuva no fim de semana, mas o sol vai aparecer e a chuva não deve causar transtornos. No feriado, o sol deve predominar nestas regiões e a chance de chover é pequena.
Já no noroeste e leste de Minas e para o Espírito Santo, a previsão é de muita nebulosidade e pancadas de chuva frequentes durante este sábado e o domingo, 30.
Previsão do tempo em São Paulo, de acordo com a Climatempo:
- Sábado: temperatura varia entre 15º e 24º
- Domingo: temperatura varia entre 16º e 26º
- Segunda: temperatura varia entre 17º e 27º
Apesar de períodos do dia com céu nublado, não há previsão de chuva em nenhum dos dias.
Região Sul
O sol forte e o tempo seco vão predominar sobre o Sul do Brasil durante quase todo o fim de semana prolongado. No entanto, por causa da chegada de uma nova frente fria no domingo à noite, pancadas de chuva devem acontecer na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai.
Na segunda-feira, as nuvens carregadas vão se espalhando sobre o Rio Grande do Sul. O sul e o sudoeste gaúcho devem ter chuva forte. Nas demais áreas do Estado, estão previstas pancadas de chuva com raios à tarde e à noite.
Algumas pancadas de chuva também devem ocorrer na parte da tarde no oeste e na serra de Santa Catarina, no oeste e no sul do Paraná. Já em Curitiba e em Florianópolis, o feriado será com tempo firme.
Região Centro-Oeste
O fim de semana prolongado será marcado por sol e calor no Centro-Oeste do País. As temperaturas devem superar os 30°C em praticamente todas as áreas.
“O ar seco predomina sobre o Mato Grosso do Sul e praticamente não deve chover. Algumas pancadas de chuva podem ocorrer no norte do Estado durante a tarde de domingo. No feriado, pode chover em vários locais da fronteira com o Paraguai”, disse a Climatempo.
Em Mato Grosso, Goiás e no Distrito Federal, a previsão é de que ocorram pancadas de chuva à tarde e em parte da noite nos três dias do fim de semana prolongado.
Região Nordeste
O tempo vai ficar mais instável na região Nordeste durante o fim de semana prolongado. Conforme a empresa brasileira de meteorologia, a passagem de uma frente fria pelo litoral sul da Bahia vai reativar áreas de instabilidade aumentando novamente a chuva nesta região, onde algumas cidades já estão em situação de emergência por causa da chuva muito volumosa que ocorreu no último fim de semana prolongado.
“Tanto no sábado quanto no domingo, pancadas de chuva estão previstas para o interior e o litoral de todos os Estados. Nos dois dias, há possibilidade de fortes pancadas de chuva no sul da Bahia. Pode voltar a chover forte inclusive na região de Porto Seguro, de Santa Cruz Cabrália e na região de Ilhéus”, afirmou a Climatempo. Fortes pancadas de chuva também podem atingir áreas do Maranhão, do Piauí e do Ceará.
Região Norte
Segundo a Climatempo, nuvens carregadas vão continuar se formando sobre toda a região Norte durante o fim de semana prolongado. Ainda há muita disponibilidade de umidade e de calor sobre a região, o que, segundo a empresa brasileira de meteorologia, facilita a formação das áreas de estabilidade.
Durante o fim de semana prolongado, todos os Estados terão períodos com o sol, mas as pancadas de chuva com raios vão continuar com frequência à tarde e à noite. O maior risco de chuva forte é para o Amapá e para o norte do Pará, do Amazonas e do Tocantins, conforme projeção da empresa brasileira de meteorologia.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.