O papa Francisco, hospitalizado desde sexta-feira passada, 14, com pneumonia bilateral, passou uma noite tranquila, segundo anunciou o Vaticano nesta quarta-feira, 19, um dia após divulgar o diagnóstico de infecção respiratória do pontífice.
“O papa passou uma noite tranquila, acordou e tomou café da manhã”, disse em comunicado.
Francisco, que está hospitalizado desde sexta-feira no Hospital Policlínico Universitário Agostino Gemelli, em Roma, onde uma tomografia de tórax na terça-feira, 18, apontou uma pneumonia bilateral. Ele continua apresentando um “quadro clínico complexo” que requer tratamento médico adicional, segundo o boletim médico publicado na noite de terça-feira.

O jesuíta argentino, que sofre de problemas respiratórios e teve o lobo pulmonar direito removido quando era jovem, contraiu a “infecção polimicrobiana, em um contexto de bronquiectasia e bronquite asmática” e seu tratamento terapêutico é considerado “complexo”.
As últimas notícias reacenderam as preocupações sobre a saúde do chefe da Igreja Católica, cujo status está sendo posto à prova por uma agenda sobrecarregada e um ritmo de trabalho pesado que ele se recusa a diminuir.
Leia também
Após a internação na sexta-feira, a Santa Sé inicialmente cancelou sua agenda até quarta-feira, mas na terça-feira anunciou o cancelamento da audiência jubilar no sábado, 23, e especificou que o papa também não presidiria a missa no domingo, 23. /AFP