Com US$114 mi, Obama supera arrecadação de Romney em agosto

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Por JEFF MASON E SAM YOUNGMAN

A campanha à reeleição do presidente dos EUA, Barack Obama, e o Partido Democrata arrecadaram mais de 114 milhões de dólares em agosto, superando por uma pequena margem seu rival republicano Mitt Romney pela primeira vez em meses, à medida que a disputa pela Casa Branca se aproxima da reta final. O ex-governador de Massachusetts Romney e o Partido Republicano levantaram mais de 111 milhões de dólares, dando continuidade a uma sequência de doações de altos valores que os deixam bem equipados para disputar a eleição de 6 de novembro. Enquanto Obama quebrou todos os recordes de captação de recursos em 2008, Romney tem superado o adversário democrata significativamente em arrecadação de recursos desde abril. Isso contribuiu para uma vantagem de caixa para o lado republicano, que é ajudado pelo sucesso de grupos externos de arrecadação, os Super PACs , que gastaram fortunas em apoio ao candidato republicano com fundos ilimitados de doadores milionários. Em julho, a campanha de Obama arrecadou 75 milhões de dólares enquanto Romney angariou 101 milhões de dólares. Essa discrepância mudou em agosto. O candidato democrata ampliou sua base de doadores no mês passado com mais de 317.000 doadores que nunca tinha dado dinheiro antes, afirmou o gerente da campanha de Obama, Jim Messina, em um comunicado. Mais de 1,1 milhão de doadores no total doaram dinheiro em apoio a Obama. "A chave para reagir contra os interesses especiais dos cheques ilimitados de apoio a Mitt Romney é fazer crescer nossa base de doadores, e nós fizemos isso substancialmente no mês de agosto", disse Messina. A campanha de Obama orgulha-se de ter uma ampla base de doadores de quantias baixas, a qual se espera que continue doando mais nos próximos meses. Em agosto, a doação média coletada foi de 58 dólares, e 98 por cento das doações foram de 250 dólares ou menos. "Não vamos comemorar, porque eles vão ter um setembro ainda maior", disse a campanha de Obama através do Twitter. "Mas agora sabemos que podemos alcançá-los, fazendo isso do nosso jeito."

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