Marcado para esta quinta-feira, 16 de junho, o feriado facultativo de Corpus Christi vai provocar mudanças no funcionamento de alguns serviços públicos e privados em São Paulo nesta semana. O feriado deste ano foi antecipado para 2021 como estratégia da Prefeitura para conter o avanço de casos da pandemia da covid-19 no ano passado. Com isso, algumas atividades de competência da administração pública terão ponto facultativo no dia 16 e 17.
Anteriormente, a Prefeitura havia informado que a sexta-feira, 17, seria "de expediente normal" por causa da antecipação no ano passado. Porém, na quarta-feira, 15, foi publicado decreto que tornou o dia de turno facultativo. Haverá "plantão, nos casos julgados necessários, a critério dos titulares dos órgãos".
A data que marca celebração religiosa não é considerada como feriado nacional, mas a previsão local pode variar conforme a região. Desta forma, cabe aos municípios decidir se vão aderir ou não.
Confira a seguir como fica o funcionamento de serviços em São Paulo:
Poupatempo
Todos os 147 postos do Poupatempo do Estado estarão fechados na quinta-feira, 16, mas voltarão a funcionar para atendimento presencial tanto na sexta-feira, 17, quanto no sábado, 18. No final de semana, inclusive, será realizado um mutirão nos postos para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Apesar das portas das unidades estarem fechadas na quinta-feira, o Poupatempo continuará oferecendo serviços gratuitos por meio de seus canais online, como o site e o aplicativo, o Poupatempo Digital.
Bancos
As agências bancárias não vão funcionar e atender ao público no dia 16, informou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). A decisão de não ter expediente vale também para as cidades como São Paulo que anteciparam o feriado. Por isso, a quinta-feira não será considerada dia útil para fins de transações bancárias.
As áreas de autoatendimento nos caixas eletrônicos, diz a federação, vão continuar disponíveis. Canais digitais e remotos de atendimento, como site, aplicativo e call centers, também vão operar no dia 16. Segundo a Febraban, os atendimentos voltam a ser feitos normalmente no dia seguinte, sexta-feira, 17.
SPTrans
A SPTrans informa que a circulação dos ônibus na quinta-feira será semelhante à de um sábado, mas na sexta, 17, a frota volta a ser de dia útil.
Na quinta e na sexta, os pontos de vendas em terminais de ônibus e Expresso Tiradentes vão funcionar normalmente, entre às 6h e 22h. Porém, o Posto Central e as lojas Jabaquara e Santana estarão fechadas no dia 16, com o retorno do expediente normal no dia 17.
Já o Posto de Apoio à Mulher, no mezanino do Terminal Sacomã, será fechado pelos dois dias, e as atividades só voltam após o fim de semana, na segunda-feira, 20, a partir das 8h.
Ainda de acordo com SPTrans, algumas mudanças no itinerário de linhas de ônibus do transporte público municipal vão sofrer alterações na quinta-feira em razão do feriado. Uma delas será a linha 3735-10, que sai do metrô Artur Alvim e vai até o Jardim São João. Por conta da Missa Campal que será celebrada no dia 16, a Rua São Vitório será interditada no trecho que se estende entre as ruas Alto do Araguaia e Professor Thiré.
Também em função de um evento de Corpus Christi, a linha 9011-10, que vai da estação de trem do Jaraguá até o Terminal Cachoeirinha também sofrerá desvio de itinerário entre 7h e 19h por conta da interdição da Avenida Pinheirinho D’Água, entre a Rua Jacinto Pereira e a Rua Bojuru. A interdição vai ser feita por conta do evento Tapete Corpus Christi.
Saúde
Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital não vão funcionar na quinta e na sexta, de acordo com a prefeitura de São Paulo. Além dos postos, os Centros de Convivência e Cooperativa (Ceccos) e outros equipamentos de atendimento especializado, como os Centros Especializados em Reabilitação (CERs) que vão ter as atividades interrompidas nos dois dias.
A aplicação das vacinas, porém, não param. Nos dois dias, os imunizantes para a proteção contra covid-19, gripe e multivacinação serão fornecidos nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Integradas, que vão funcionar das 7h às 19h.
Hospitais e prontos-socorros; AMAs 24h; Unidades de Pronto Atendimento (UPAs); Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); e o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas IV Redenção (Caps AD IV) também não serão fechados e vão estar abertos durante todo o dia.
Rodízio
De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), o rodízio de veículos ficará suspenso tanto na quinta-feira, 16, como na sexta, 17, por conta do ponto facultativo. Porém, as faixas exclusivas de ônibus, o rodízio de veículos pesados, e demais restrições, como Zonade Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC),e Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF) serão mantidas ao longo de todo o feriado.
Escolas
Na capital paulista, as escolas da rede municipal de ensino não devem funcionar no dia 16 e 17 de junho. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, os Centros Educacionais Unificados (CEUs) vão ter funcionamento normal tanto na quinta, como na sexta-feira. A secretaria de educação do estado também foi questionada pela reportagem, mas não deu um retorno até o fechamento deste texto.
Correios
A abertura das agências dos Correios no Corpus Christi vai variar de acordo com o município. Mas a empresa informou que, no dia 16, a rede de atendimento e o serviço de entrega vão funcionar normalmente na capital, e nas cidades da Grande São Paulo, Baixada Santista e Vale do Ribeira. O expediente das unidades voltam a operar no horário convencional na sexta-feira.
Cate - Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo
A prefeitura de São Paulo também informou que os atendimentos nos Centros de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cates) não vão funcionar na quinta-feira (16), assim como a rede de coworkings Teia e postos da Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa). Os serviços da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho voltam ao normal na sexta-feira.
Assistência Social
O feriado de Corpus Christi também vai paralisar alguns serviços da secretaria de Assistência Social de São Paulo na quinta-feira. No dia 16, não vão abrir os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS); Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS); Centros POP, Centros Dia, Centros de Referência e Cidadania do Idoso (Crecis), entre outros serviços da secretaria de assistência que também serão suspensos e só voltam a funcionar regularmente no dia 17.
Parques
Os parques urbanos e os parques naturais vão estar abertos na quinta-feira, 16, e também na sexta, 17. O Planetário do Ibirapuera também vai funcionar nos dois dias, e as exposições “Lua e suas histórias” e “Nebula” e a sessão de cúpula “Hoje no céu” poderão ser acompanhadas de forma gratuita entre 14h e 18h. Também no planetário, a sessão “Show da Luna” está marcada para às 13h.