Para relembrar os destaques da década que se encerra, colunistas do Estado foram convidados a escrever sobre o que consideram ser o acontecimento mais importante dos últimos dez anos. Os protestos no Brasil no ano de 2013, o uso frequente de smartphones, a ascensão de Trump e a chegada do Brexit são alguns dos marcos da década.
“A década de 10 vai chegando ao fim, mas os ecos daquele 2013 em que tudo virou do avesso ainda vão ser sentidos ao longo dos anos 20”, avalia a jornalista Vera Magalhães.
Ainda no campo político, William Waak avalia o ano de 2018 como o cenário para uma onda disruptiva, que mudou os rumos da política. “A natureza da onda é disruptiva, pois afetou a credibilidade de instituições centrais para o funcionamento da política nacional, e não foram só lideranças ou partidos estabelecidos.”
Para o filósofo Leandro Karnal, o uso recorrente de celulares marcou o costume de uma sociedade que está cada vez conectada. “O aparelhinho inovador tornou cada cidadão conectado e apto a ter determinada voz.”